Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

CAP. 06/20 - fichamento do livro - MANUAL DO INFINITO - Relatos de um Autista Adulto - HENRIQUE VITORINO - agosto/23

capítulo 6/20

 

CAP 06/20 - fichamento do livro Manual do Infinito - Relatos de um Autista adulto - HENRIQUE VITORINO

"Ao mesmo tempo em que a comunidade autista é diversa, sofremos com o estigma da solidão."

"Eu defino a amizade-suporte como aquela que transmite confiança à pessoa autista..." "São ilhas de segurança... É comum que pessoas autistas tenham amizades-suporte em pessoas mais velhas".

O TEA Transtorno do Espectro Autista não aceita resumos: ele é plural como o espectro infinito das cores".

"Tenho a graça de simplesmente não gaguejar quando estou me dirigindo a autistas".

Amigos autistas conhecidos por Henrique na web. Fábio Sousa, Fernando Murilo Bonato, Carol Souza (pedagoga) e autista nível 2.

"Todos nós temos o nosso lugar na comunidade". É preciso que os autistas falem por si mesmos". "Que todas as narrativas autistas sejam ouvidas e valorizadas".

"Precisamos ouvir as mães e os pais autistas que criam filhos autistas".

Naturalmente exímio: um cérebro que não cansa de ser atípico. O autor diz que com frequencia recebe elogios por atitudes e habilidades dele. Ouvido aguçado, realizações, estudos, artes. "Esse é um recorte positivo sobre o autismo - o que é bom, mas não há nada de incrível em mim".

"O autismo não é um impedimento para uma vida feliz..."

"Essas ditas habilidades autistas me causam muito sofrimento, mas também foram diferenciais que me fizeram evoluir na vida profissional".

..."me concentro demais (e cobro de mim ser o melhor naquilo que coloco em foco). Chega a ser penoso..."

"É ótimo ser disciplinado no trabalho, mas o preço que pago é alto: não consigo relaxar quando vou me distrair".

Construção do livro. ..."depois leio tudo em voz alta para revisar a sonoridade do texto, ou peço que o computador leia por mim". Para isso uso o aplicativo TTS text to speech.

As sessões de psicanálise me ajudam... "Meu analista me incentivou a escrever muito." "O trabalho artístico me ajuda a manter o equilíbrio emocional: teatro, música, poesia e literatura".

"A psicanálise me fez perceber que a fama de menino prodígio me educou para a exaustão: ao cobrar muito de mim."

Meu livro com mais de cinquenta sonetos...

"É difícil explicar o arrepio da vitória que sinto ao terminar mais um texto, lê-lo em voz alta e ver que ele realmente traduz o que quero dizer."

Tomo II - Os bastidores do espectro - Capítulo - Meu jeito é meu mundo: organização e disfunção executiva.

"A crença generalizada de que toda pessoa autista é extremamente organizada não passa de um mito". Há os mais organizados, os mais focados em organizar certas coisas e há os desorganizados.

Me reconheço entre os organizados em certos setores e desorganizado em outros. Tenho boa habilidade em comunicação, mas me falta habilidade emocional.

..."eu me descuido em não conseguir manter uma relação de amizade de maneira constante e tranquila." ..."aprendi a ler e escrever com um ano e oito meses de idade..." ..."ministrei uma oficina de poesia aos quinze anos de idade... estudava hebraico aos dezessete.

"O que são todas essas habilidades fantásticas comparadas a não suportar o barulho de uma panela de pressão? "

"Eu sou um autista regulado e incentivado pelo prazer laboral." Nas festas de fim de ano geralmente os contatos autistas das redes sociais alertam: "cuidado com a estafa".

 

Segue no capítulo 07/20 

Nenhum comentário:

Postar um comentário