Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

CAP. 14/18 - fichamento do livro de memórias - A CASA DO RIO VERMELHO - Autora - ZÉLIA GATTAI

 capítulo 14/18

 

         Anarquistas, Graças a Deus

         Zélia aos 6e de idade puxando pela memória para resgatar pessoas e fatos da infância.  Fala logo da mãe Angelina.  “Dona Angelina era uma pessoa formidável e eu não lhe dera o devido valor”.

         O pai Ernesto..  “Era bem como eu o julgara: inteligente, humano, homem bom”.

         Jorge só viu o livro pronto.   Quem lia as partes do livro sendo redigido eram os filhos Paloma e João Jorge.    No tempo de moradia na Pedra do Sal, o casal teve que voltar para Salvador.   Uma equipe italiana gravando cenas do filme Tieta do Agreste com a estrela Sophia Loren.

         Tempos antes, Jorge e Zélia, estando em Paris, foram recebidos no apartamento da estrela internacional Sophia Loren.   Ela depois veio conhecer na Bahia as locações para o filme Tieta do Agreste.    Ao voltar para a Itália, havia uma ordem de prisão para ela por sonegação de impostos e envolvimento com contas no banco Ambrosiano do Vaticano que sofreu desfalque na época.   Em resumo, ela chegou a ser presa por curto período e nesse vai e vem, acabou gorando a filmagem com ela no papel de Tieta.

         O papel de Tieta do Agreste em filme acabou ficando com a brasileira Sonia Braga com direção de Cacá Diegues.

         Adeus, Pedra do Sal!

         O povo foi descobrindo o novo endereço de Jorge Amado na Pedra do Sal.   Logo até uma agência de turismo passou a levar grupos para mostrar o local.   A turma descia do ônibus em frente a casa e o guia de megafone ia falando aquela coisa decorada em alta voz.  Adeus, sossego.

         Turistas chegavam a chamar por Jorge Amado, queriam falar com ele.   Ao ponto de Jorge reclamar para a esposa:   “Não vejo a hora de terminar este livro e sair daqui, voltar para nossa casa de Salvador.   Tenho às vezes a sensação de ser um foragido, um bandido escondido da polícia dia e noite...”

         Hansen na Bahia

         Hansen, o alemão artista plástico que foi morar na Bahia.   Se apaixonou pela região.  Produziu muitas telas e criou a Fundação Hansen Bahia.    A Fundação fica na cidade de Cachoeira, na Bahia.

         Bélgica

         A cidade de Bruges tem bastante canais e prédios antigos e lembra um pouco Veneza.  Lugar bem festivo.   Bruges entre outros atrativos tem artigos em renda feitos a mão, de alta qualidade e beleza.   Compraram vários artigos para o enxoval da filha Paloma.

         Holanda

        

         Visitas aos museus.    Museu Rembrandt, Museu Van Gogh, em Amsterdã.    Passeio de barco pelos canais.   Naquela cidade há muitos barcos onde as pessoas moram neles e ficam ancorados nos canais.

         Zélia e família tiveram a curiosidade de passar pela zona boêmia de Amsterdã onde há vitrines com moças com trajes insinuantes em exposição.  Quando algum cliente entra, baixam a cortina e a vitrine se transforma no leito e quando o programa termina, arruma-se a cama e erguem a cortina e está tudo pronto para o próximo...

         Dinamarca

         Andersen, o escritor maior da Dinamarca.

         Alemanha – No hotel na cidade de Colônia, a família Amado tinha vaga para pouso mas não havia vaga para o carro.   Deixaram o carro na rua em frente, confiando na segurança da cidade.   No outro dia cedo, as malas tinham sido roubadas e entre os pertences, várias compras para o enxoval de Paloma, adquiridas em vários países pelos quais passaram.

         Tendo amigos no trajeto, encomendaram de novo os artigos do enxoval e estes foram remetidos à família no Brasil.

         Nessa Zélia perdeu o gravador e a máquina fotográfica.

        

         Continua no capítulo 15/18

Nenhum comentário:

Postar um comentário