Fichamento
pelo leitor Eng. Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida
No ano
de 1524 Lutero recomendou aos Conselhos de todas as cidades da Alemanha para
que criem e mantenham escolas
cristãs. Ele concebeu: Educação Pública, Universal e Gratuita.
Destacava
que em primeiro plano a educação é tarefa dos pais, e na sequência, a
responsabilidade das autoridades.
Afirmava: “Nenhum pecado mereceria maior castigo do que
deixar de educar uma criança”.
Já
recomendava que para isso demandaria gente especializada, mantida
comunitariamente. É tarefa do Estado
garantir a Educação para todos.
Página
19 - Cidade armada, etc. não tão importante na visão dele. Mais relevante quando tem muitas pessoas
bastante instruídas.
Estas
diretrizes que Lutero colocou há meio milênio estão muito distantes do seu tempo.
Base do
cristianismo que defendia. Biblia e a
ética dos Dez Mandamentos...
convivência fundamentada na forma justa e ordeira.
Ele criticava
a mendicância na Europa. Propos que o
problema da pobreza fosse resolvido pelos Estados e Municípios em consonância
com as comunidades.
Sobre o
trabalho, cita Lc 10.17. Posição de
Jesus. “Digno é o trabalhador, do seu
salário”.
P. 20 –
Critica a usura. (cobrar juros
altos). Também critica o luxo dos
ricos. Lutero já criticou a mais valia
no seu tempo, séculos antes de Marx.
Marx, em sua obra História Crítica da Teoria da Mais Valia, cita Lutero
como precursor. Assim reconhece Lutero
como o primeiro economista a criticar a mais valia.
Lutero
não espiritualizava a realidade.
Ensina
aos cristãos a necessidade de inclusão
social para vencer a pobreza e a mendicância.
21 –
Educação ética. Ética democrática. “embora não concebesse a democracia como
sistema político”. Era tempo dos
reinados e a forma de governo usual era diferente dos atuais.
21 –
Comunidade democrática a partir da sua teologia bíblica. Preconiza a participação dos cidadãos em
todas etapas da vida comunitária, desde gestão, planejamento, etc. (super inovador para sua época).
...
“envolver e ocupar todos os cidadãos”.
Profunda dimensão da cidadania.
22 – Fim
do sistema feudal e a vida começa ser regida por contrato. Lutero estudou Direito também.
Fim do
sistema feudal e início do capitalismo.
Ele se preocupa em amparar os pobres para evitar apoio aos vagabundos e
sujeitos mal intencionados.
Em 1520
– propõe Reformas na Igreja como instituição.
Reforma que não se resume a questões eclesiais. Propõe também uma nova ética social, política
e econômica.
23
- Condena a ganância e o lucro
fácil. Comércio com bases justas,
defende. Propõe inclusive tabelamento de
preços de muitos produtos de consumo.
...”Não
se deve nem se pode governar o mundo segundo o Evangelho e o amor
cristão...”. Usar leis rigorosas
... porque o mundo é mau e não aceita o
Evangelho nem o amor. ...”governar
requer um governo temporal. (laico).
24 –
Lutero via mais o lado município.
Naquele tempo a noção de Estado e Nação eram muito difusos no
tempo. O foco dele era na participação
comunitária. Atender a pobreza por
meio de uma assistência social organizada de forma democrática.
A
teologia dele reivindica a superação do dualismo que permitia uma separação
entre a vida espiritual e as ações concretas do cotidiano.
Culto
cristão. “Este deve traduzir-se para
dentro da vida, do cotidiano das pessoas.”.
25 –
Sacramento da Ceia do Senhor. Comunhão
em Cristo. Viver em comunhão com a
comunidade e a cidade.
Ano de
1522. Aprovou sua Constituição... Conselho da Cidade. Dos 17 artigos, 14 a favor de auxiliar os
pobres e enfrentar a pobreza. Criou uma
Caixa Comum. Amparo ao pobre e
empréstimos a juros baixos para trabalhadores e pequenos artesãos. Também para custear os estudos das crianças
pobres. Um dos artigos permitia cobrar
impostos no sistema complementar para atender às necessidades. Caixa com estatutos.
26 –
Nova ordem do culto das comunidades.
... ajuda-los num negócio ou numa ocupação. Socorrer órfãos, dependentes menores,
inválidos e idosos a fim de prover seu sustento. ...
política de cidadania bem democrática.
Tudo
isso bem antecipando os tempos.
Adiantada vários séculos.
...
assembleias comunitárias... obras de
bondade e humanidade...
Assembleia paroquial.
Caixa Comum. Esta com dez administradores eleitos. Funções da Caixa:
Ø Despesas
com o ministério pastoral
Ø Depesas
com a sacristia
Ø Despesas
com a escola
Ø Despesas
com os necessitados
Ø Despesas
com os sem casas
Ø Despesas
com os migrantes, etc.
Formação de estoques de
cereais para acudir em eventuais problemas de abastecimento.
27 –
Eleitos os administradores com a seguinte composição. 2 indicados pela nobreza, 2 pelo Conselho da
Cidade, 3 por cidadãos comuns e 3 representantes dos camponeses. Prestação de contas a cada 3 anos com
relatórios de atividades e dados de movimentação financeira.
Valores
– comunitarismo, educação, ética e
cidadania.
30 – No
Brasil. A contribuição institucional
do protestantismo para o desenvolvimento econômico. Análise dos autores com base inclusive nos
Censos do IBGE. (e vasta bibliografia
citada no livro)
Censos
de 1980, 1991, 2000 e 2010 principalmente.
IDH
Índice de Desenvolvimento Humano.
Dados
coletados nos Censos e tratados estatisticamente.
Evolução
das religiões no Brasil de 1980 a 2010 captadas pelos Censos.
Protestantes: Aumento de 250% no período 1980 a 2010.
Católicos: Diminuição de 27% no período de 1980 a
2010.
Isto
representa uma enorme mudança em 30 anos.
O estudo nesta obra tenta responder:
Qual a
repercussão do aumento da participação da religião cristã protestante sobre o
desenvolvimento do Brasil?
O homem
religioso é influenciado por uma preocupação com a propriedade da ação e um
interesse com a reputação. .... leva
em conta suas ações diante da presença de Deus. Busca praticar virtudes e se proteger dos
vícios. O cerne da fé. Amar a Deus sobre todas as coisas: amar o
próximo como a si mesmo.
33 – O “amai-vos uns aos outros” é a força mais
revolucionária na história humana.
Solidariedade. Cristianismo. A Igreja Católica (*) ainda é a maior do
mundo entre as denominações cristãs. *
pode estar incluída Ortodoxa.
Hoje ela
teria pouco mais da metade da população cristã do mundo.
Fundamentos
da Igreja Católica. Biblia e a
Tradição.
Protestante
luterano: Apenas a Bílbia.
.............................................segue
nova etapa na sequencia..................