CAP.
18/23 - leitura dezembro de 2020
O então governo de Deng Xiaoping
promoveu a abertura econômica da China inclusive criando as Zonas Econômicas
Especiais com incentivos ao capital de risco interno e externo.
A cidade de Shenzhen, a primeira a ter
Zona Econ. Especial, teve o seu PIB aumentando em velocidade alucinante. Entre 1980 e 2010, o ritmo de aumento do PIB
foi de 22% ao ano. A Bolsa de Valores de
Shenzhen é a segunda maior da China, só perdendo para a de Xangai, cidade de
maior PIB da China e a mais populosa.
“Empresas de Shenzhen possuem mais
patentes internacionais do que as empresas de toda a França ou Reino
Unido. A cidade fica longe da capital
e bem perto de Hong Kong, até para a China mostrar força e dinamismo frente a
Hong Kong perante o mundo.
O país tem sistema de controle para evitar avalanche de
imigrantes internos de regiões pobres para lugares como Shenzhen e a capital Pequim... Ao contrário do Vale do Silício que cresceu
à sombra de grandes universidades, em Shenzhen não houve este fator como
preponderante. Apenas em 2016 só em
Shenzhen foram feitos mais de 1 bilhão de aparelhos celulares/smartfones. A cidade tem 6.000 empresas dedicadas à
fabricação de celulares e componentes dos mesmos.
Muitas fábricas fazem a “remixagem” de
produtos de marca famosa, só que muito mais baratos. Não só cópias, tem alterações para inclusive
baratear. “Shenzhen é a personificação
do capitalismo sem regulamentos, é um ecossistema despreocupado com as regras e
muito focado na demanda, em construir qualquer coisa que vende rapidamente.
São práticos. Pragmáticos.
Preocupados em levar dinheiro
para casa. ...ӎ sobre melhorar o
produto e fazer mais barato”.
Até fazem celulares com bússola que
aponta para Meca. Pode ter celular com
luz que detecta notas falsas. “Você
imagina, eles fazem, você paga”. A
popularização do celular deu um impulso enorme à cidade.
“Em Shenzhen, a norma é hardware de
código aberto”.
Página 220 – A China moderna não tem
cultura de se prender a contratos. A
sociedade local não é tão litigiosa.
Metas do 13º Plano Quinquenal do governo chinês:
- tornar-se inovadora até 2020;
- ser líder internacional em inovação
até 2030;
- ser potência mundial de inovação
científica e tecnológica até 2050.
Na cidade de Shenzhen: (12 milhões de habitantes)
Todos os ônibus urbanos e taxis já são
elétricos;
Maior densidade demográfica e aluguel
mais caro;
Maior renda per capita da China
80% dos eletrônicos destinados ao
consumidor final fabricado na China tem ao menos um componente fabricado em
Shenzhen.
221-
A Guerra do café na China. País
que culturalmente há milênios é focada no consumo de chá.
De 2010 para cá o café se popularizou
bem na China. A gigante Starbucks
chegou à China em 1999. Fez parcerias
com empresas locais. Houve tempo que
chegou a ter 80% do mercado de café na China.
Chegou a ter 3.600 lojas (cafeterias) no país espalhadas por mais de 150
cidades.
A cidade do mundo com o maior número de
lojas da Starbucks é Xangai com mais de 800 lojas. (cidade com mais de 20
milhões de habitantes)
222 -
A cafeteria da Starbucks mais sofisticada de Xangai tem 30.000 m2 e tem
fila quase direto desde a inauguração há mais de ano. Inaugurada em 2017.
CLASSE MÉDIA - Em breve a China terá entre 400 e 600 milhões de pessoas na
classe média. Dados do Banco Mundial.
Históricamente a classe média da China
era de 2% da população e em 2013 chegou a 39%, o que equivale a 531 milhões de
pessoas.
Na loja top da Starbucks de Xangai
citada, um copo de café custa o equivalente a 21 reais de 2019.
No país o consumo de café tem crescido em média 20% ao ano. (O autor cita o link de cada fonte de dados
no livro)
Consumo por copos de café. (2019) –
USA e Europa – consumo médio de 500
copos/pessoa/ano
Finlândia e Suécia – 1.000 copos
Japão e Coreia - 200 copos
China atual - 20 copos.
A China tem espaço para crescer
bastante no consumo de café.
LUCKIN COFFEE – Café + tecnologia. As lojas da empresa só atendem através de
App mesmo na loja. Pelo
celular/smartfone o cliente faz o pedido e após o consumo paga a conta tudo
pelo aplicativo e evita inclusive fila no caixa. (foco da empresa: que o produto seja personalizado ao gosto do
cliente e não um café padrão para todos)
Café On Line. A LUCKIN com 2.370 lojas virtuais em 15
meses. Entrega o café pronto para
consumo em casa dos clientes. Feito o
pedido pela internet, chega ao destino em média dali 18 minutos, com limite de
30 minutos. Esta empresa foi por
caminho diferente comparado à Starbucks que abriu lojas caríssimas em pontos
comerciais e vende o café mais caro.
O Império Contra-Ataca. A Starbucks faz parceria com uma coligada do
Alibaba e esta entrega o café ao cliente em até 30 minutos.
As empresas parceiras integram suas
plataformas de dados e o Alipay cuida da intermediação do pagamento das compras
via web.
Hoje em dia o cliente chinês quer tudo
bem feito e entregue rápido em casa e paga via internet.
“A Starbucks foca em ser um luxo
acessível. A Luckin foca em conveniência
e preço, dois fatores essenciais para o consumidor do país.”
Nos países orientais, segundo a
executiva da Luckin, o café é caríssimo.
1 copo de café na China equivale a 1 centésimo do salário do mês do povo
local. No ocidente, custa em média 1
milésimo do salário médio.
A Luckin estima que o consumo na China
atingirá mais de 15,5 bilhões de copos de café por ano até 2023, quase 80% a
mais do que em 2018.
O fundador da Starbocks é o bilionário
Howard Schultz.
231 – Empresa Pinduoduo. Significa – juntos, mais descontos, mais
diversão. Empresa de e-comerce fundada
em Xangai em 2015 e já é a terceira em e-comerce da China. Através da Alibaba e JD.Com vende e entrega
produtos de valor baixo e pega muita gente da zona rural do país. Um sistema de compras em grupo e quanto mais
aderem ao grupo na compra de certo item, sai mais barato. E tem joguinhos em que as pessoas interagem
e também compram.
234 – A mão de obra na China já foi
mais barata e agora está mais cara. Há
fábricas com capacidade ociosa hoje em dia. Eles concentraram um pouco mais o
tanto de itens fabricados e aumentam a escala de produção dos itens mais
demandados.
O Pinduoduo ou PDD conecta fábricas com
os consumidores, cortando muitos dos intermediários. Na PDD há programa de descontos a quem
indica novos clientes.
Custo médio para conquistar um novo
cliente:
Taobao -
41 dolares/cliente conquistado
JD.Com -
39 dolares
Vip.com -
18 dolares
PDD - 2 dolares.
(mas vende itens de baixo valor)
A gigante Tencent é a maior sócia da
PDD.
............................ continua
no capítulo 19/20