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sábado, 2 de janeiro de 2021

CAP. 18/23 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - Autor: RICARDO GEROMEL - brasileiro empreendedor - Edição 2019

 

CAP. 18/23      - leitura dezembro de 2020

         O então governo de Deng Xiaoping promoveu a abertura econômica da China inclusive criando as Zonas Econômicas Especiais com incentivos ao capital de risco interno e externo.

         A cidade de Shenzhen, a primeira a ter Zona Econ. Especial, teve o seu PIB aumentando em velocidade alucinante.  Entre 1980 e 2010, o ritmo de aumento do PIB foi de 22% ao ano.   A Bolsa de Valores de Shenzhen é a segunda maior da China, só perdendo para a de Xangai, cidade de maior PIB da China e a mais populosa.

         “Empresas de Shenzhen possuem mais patentes internacionais do que as empresas de toda a França ou Reino Unido.    A cidade fica longe da capital e bem perto de Hong Kong, até para a China mostrar força e dinamismo frente a Hong Kong perante o mundo.

         O país tem  sistema de controle para evitar avalanche de imigrantes internos de regiões pobres para lugares como Shenzhen e  a capital Pequim...   Ao contrário do Vale do Silício que cresceu à sombra de grandes universidades, em Shenzhen não houve este fator como preponderante.    Apenas em 2016 só em Shenzhen foram feitos mais de 1 bilhão de aparelhos celulares/smartfones.    A cidade tem 6.000 empresas dedicadas à fabricação de celulares e componentes dos mesmos.

         Muitas fábricas fazem a “remixagem” de produtos de marca famosa, só que muito mais baratos.  Não só cópias, tem alterações para inclusive baratear.    “Shenzhen é a personificação do capitalismo sem regulamentos, é um ecossistema despreocupado com as regras e muito focado na demanda, em construir qualquer coisa que vende rapidamente.

         São práticos.  Pragmáticos.  Preocupados em levar  dinheiro para casa.      ...”é sobre melhorar o produto e fazer mais barato”.

         Até fazem celulares com bússola que aponta para Meca.  Pode ter celular com luz que detecta notas falsas.   “Você imagina, eles fazem, você paga”.    A popularização do celular deu um impulso enorme à cidade.

         “Em Shenzhen, a norma é hardware de código aberto”.

         Página 220 – A China moderna não tem cultura de se prender a contratos.   A sociedade local não é tão litigiosa.   Metas do 13º Plano Quinquenal do governo chinês:

         - tornar-se inovadora até 2020;

         - ser líder internacional em inovação até 2030;

         - ser potência mundial de inovação científica e tecnológica até 2050.

         Na cidade de Shenzhen:   (12 milhões de habitantes)

         Todos os ônibus urbanos e taxis já são elétricos;

         Maior densidade demográfica e aluguel mais caro;

         Maior renda per capita da China

         80% dos eletrônicos destinados ao consumidor final fabricado na China tem ao menos um componente fabricado em Shenzhen.

         221-  A Guerra do café na China.    País que culturalmente há milênios é focada no consumo de chá.  

         De 2010 para cá o café se popularizou bem na China.   A gigante Starbucks chegou à China em 1999.   Fez parcerias com empresas locais.  Houve tempo que chegou a ter 80% do mercado de café na China.  Chegou a ter 3.600 lojas (cafeterias) no país espalhadas por mais de 150 cidades.

         A cidade do mundo com o maior número de lojas da Starbucks é Xangai com mais de 800 lojas. (cidade com mais de 20 milhões de habitantes)

         222 -  A cafeteria da Starbucks mais sofisticada de Xangai tem 30.000 m2 e tem fila quase direto desde a inauguração há mais de ano.  Inaugurada em 2017.

         CLASSE MÉDIA -         Em breve a China terá entre 400 e 600 milhões de pessoas na classe média.   Dados do Banco Mundial.

         Históricamente a classe média da China era de 2% da população e em 2013 chegou a 39%, o que equivale a 531 milhões de pessoas.

         Na loja top da Starbucks de Xangai citada, um copo de café custa o equivalente a 21 reais  de 2019.    No país o consumo de café tem crescido em média 20% ao ano.   (O autor cita o link de cada fonte de dados no livro)

         Consumo por copos de café.   (2019) –

         USA e Europa – consumo médio de 500 copos/pessoa/ano

         Finlândia e Suécia – 1.000 copos

         Japão e Coreia      - 200 copos

         China atual           - 20 copos.

         A China tem espaço para crescer bastante no consumo de café.

         LUCKIN COFFEE – Café + tecnologia.   As lojas da empresa só atendem através de App mesmo na loja.   Pelo celular/smartfone o cliente faz o pedido e após o consumo paga a conta tudo pelo aplicativo e evita inclusive fila no caixa.  (foco da empresa:  que o produto seja personalizado ao gosto do cliente e não um café padrão para todos)

         Café On Line.   A LUCKIN com 2.370 lojas virtuais em 15 meses.   Entrega o café pronto para consumo em casa dos clientes.   Feito o pedido pela internet, chega ao destino em média dali 18 minutos, com limite de 30 minutos.      Esta empresa foi por caminho diferente comparado à Starbucks que abriu lojas caríssimas em pontos comerciais e vende o café mais caro.

         O Império Contra-Ataca.   A Starbucks faz parceria com uma coligada do Alibaba e esta entrega o café ao cliente em até 30 minutos.

         As empresas parceiras integram suas plataformas de dados e o Alipay cuida da intermediação do pagamento das compras via web.

         Hoje em dia o cliente chinês quer tudo bem feito e entregue rápido em casa e paga via internet.

         “A Starbucks foca em ser um luxo acessível.  A Luckin foca em conveniência e preço, dois fatores essenciais para o consumidor do país.”

         Nos países orientais, segundo a executiva da Luckin, o café é caríssimo.   1 copo de café na China equivale a 1 centésimo do salário do mês do povo local.   No ocidente, custa em média 1 milésimo do salário médio.

         A Luckin estima que o consumo na China atingirá mais de 15,5 bilhões de copos de café por ano até 2023, quase 80% a mais do que em 2018.  

         O fundador da Starbocks é o bilionário Howard Schultz.

         231 – Empresa Pinduoduo.   Significa – juntos, mais descontos, mais diversão.   Empresa de e-comerce fundada em Xangai em 2015 e já é a terceira em e-comerce da China.   Através da Alibaba e JD.Com vende e entrega produtos de valor baixo e pega muita gente da zona rural do país.  Um sistema de compras em grupo e quanto mais aderem ao grupo na compra de certo item, sai mais barato.   E tem joguinhos em que as pessoas interagem e também compram. 

         234 – A mão de obra na China já foi mais barata e agora está mais cara.  Há fábricas com capacidade ociosa hoje em dia. Eles concentraram um pouco mais o tanto de itens fabricados e aumentam a escala de produção dos itens mais demandados.

         O Pinduoduo ou PDD conecta fábricas com os consumidores, cortando muitos dos intermediários.   Na PDD há programa de descontos a quem indica novos clientes.

         Custo médio para conquistar um novo cliente:

         Taobao        - 41 dolares/cliente conquistado

         JD.Com      - 39 dolares

         Vip.com     - 18 dolares

         PDD           -  2 dolares.     (mas vende itens de baixo valor)

         A gigante Tencent é a maior sócia da PDD.

         ............................ continua no capítulo 19/20

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

CAP.17/23 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - (foco no lado tecnológico e empresarial) - Autor: RICARDO GEROMEL - Ed. 2019

 CAP. 17/23

         Pony Ma, o fundador da Tencent é Ma Huateng e o apelido é Pony Ma, sendo MA, cavalo ou pônei em chinês.     Não é parente de Jack Ma da Alibaba, seu mega concorrente.

         Curiosamente Jack Ma não sabe nada de programação, já Pony Ma é um nerd em programação de computadores.    Jack gosta de holofotes e Pony é reservado.

         A fortuna de Pony Ma em 2019 era de 39 bi de dólares.   Morou em Shenzhen, cidade que em 1989 tinha apenas ao redor de 100.000 habitantes.  Hoje a cidade tem 12 milhões de habitantes.    A economia da cidade é maior que a de Hong Kong.   Ele é filiado ao Partido Comunista da China.

         Fundar a Tencent com alguns amigos no dia 11-11-1998.   Criou o QQ, o mais popular site de bate papo na China.    Atualmente 823 milhões de chineses usam o QQ.

         Página 200 – A Tencent conseguiu registrar mais de 10.000 patentes.  Ela começou copiando o ICQ ocidental que é um site de bate papo e hoje só perde em registro de patentes para o Google no setor da web.

         202 – Faça com os clientes e não para os clientes.

         Dica de Pony Ma – busca opiniões dos seus clientes e demonstra que eles são ouvidos.  Cresce o engajamento dos clientes.    Um exemplo.   O logo do QQ era um pequeno pombo (de pombo correio – de mensagens) mas o povo fazia gozação porque achavam que o pombo parecia um pinguim.   O Pony sabendo disso, fez do limão uma limonada.   Consultou seus milhões de usuários e substituiu após consulta o pombo por um pinguim.  

         Citou mais um caso de empresa de sucesso da China, o grupo Midea da área de ar condicionado que já entrou forte no mercado brasileiro.

         GAMING -  O Grupo Tencent tem o QQ e o Wechat mas a maior fonte de  receitas vem da divisão de jogos pela web.   Dos jogos vem 35% das receitas do grupo Tencent.   Receitas do setor de pagamento e nuvem, rende 24% das receitas e as redes sociais, 23%.    Todas são fontes de dados cadastrais que são fundamentais para novos negócios do grupo.

         A Tencent em jogos eletrônicos pela web foi a que mais faturou no planeta em 2018.   As quatro mais, por ordem decrescente:  Tencent > Sony > Microsoft > Apple.

         Em 2016 o mercado chinês ultrapassou o mercado americano em termos de receitas em jogos pela internet.    A jogada da Tencent para garimpar dados de potenciais clientes:   Jogo sempre grátis para ter o máximo de adesões (que fornecem seus dados) e no decorrer do jogo há meio da pessoa comprar opcionais extras no jogo.   Fornecem dados que vão engordando o banco de dados da Tencent para novos negócios.

         Internet de alta velocidade inclusive no metrô chinês e o povo joga bastante.   O governo até já se preocupa com essa de jogo e em seu jornal já chamou o jogo pela web de ópio moderno.     O Estado criou meio de limitar o tempo de jogo por usuário por faixa de idade.    As restrições tiraram uma fatia do mercado do setor e parte do valor de mercado das empresas que operam no ramo.

         Já a concorrente Alibaba não aceita jogos em seu ecossistema.  Jack Ma diz:   “Eu prefiro morrer de fome a ganhar dinheiro com o setor de jogos”.

         A Tencent tem domínio absoluto no mercado de games pela web.  62% do mercado da China é dela no setor de games pela web.

         “O mundo dos games na web movimenta mais dinheiro que toda a indústria cinematográfica mundial atual”.

         A Copa do Mundo de Fortnite, um tipo de game pela web, é de premiação maior que:  Campeonato de Wimbledon (tênis) ou

         Campeão da Fórmula Indy 500 ou Campeão de Golfe The Masters.

         “A Grande final do torneio League of Legends (jogos pela web) aconteceu no famoso estádio Ninho do Passarinho em Pequim onde tivemos a abertura dos Jogos Olimpicos de 2018.   Público de 100 mil pessoas no estádio e mais de 40 milhões assistindo pela web a decisão”.

         A abertura dessa final teve uma mega apresentação de um dragão feito de realidade virtual em Show da super celebridade Jay Chou.  No livro tem o QRcode de acesso a lance do show quando o dragão sobrevoa o público presente no estádio.   

         Midia e conteúdo digital.   “A Tencent lançou o Kuaibao, um aplicativo que agregava notícias e as distribuía de maneira personalizada de acordo com o gosto de cada um”.  (incentivando as bolhas).   Foi ultrapassado por um concorrente neste setor, o Toutiao da ByteDance que hoje é o top do setor de notícia na internet chinesa.

         A Tencent é sócia majoritária da China Literature, a maior editora de livros on line do país.    Sua WeSing, já na área de karaokê, chegou a líder chinesa nesse ramo.   Tencent e parcerias com a NBA do basquete americano, com a HBO, a Paramount, A Warner Music e a Sony Music.

         Melhor investimento da história do Venture Capital (capital de risco)

         O conglomerado Sul Africano NASPERS que no Brasil comprou o Grupo Editorial Abril, o site de busca Buscapé, investiu na Movile, na OLX, no In Loco é conhecido como o grupo que fez um dos investimentos mais rentáveis de risco da história da humanidade.   Em 2001 a NASPERS investiu 32 milhões de dólares por uma fatia de 33,2% do capital da Tencent de então.   Na época esse aporte foi fundamental para manter a Tencent viva.  Nessa fase a empresa investia em crescimento e não em lucro.   Esses 33,2% de participação já chegaram a valer 160 bi de dólares, um retorno de 5.000% em 18 anos.    A Naspers ainda possui cerca de 31,2% da Tencent e vendeu 2 pontos percentuais por 10 bilhões de dólares.

         Tencent investidora    -   Tencent, fundada em 1998.   Abriu o capital em 2004.   O grupo já investiu em mais de 700 empresas.   O atual presidente da Tencent é Martin Lau.      Ao invés de ficar comprando empresas até de outros ramos, prefere focar no que ela faz de melhor e investe de forma minoritária em empresas que em seus respectivos ramos são competentes.    Martin Lau resume:   Não dá para ser bom em tudo.

         211 – Coca Cola x Pepsi.    No século XXI a disputa de gigantes é Alibaba x Tencent, que é um Ma x Ma.  (e ambos não são parentes)

         212 -  O autor do livro chama as empresas Alibaba e Tencent de empresas públicas e não esclarece isso.

         214 – Futuro:   Foco no B2B  - empresas para empresas.

         216 – Shenzhen.    Maior crescimento de negócios registrados que se tem notícia.   Em 1987 era uma cidade de 30.000 habitantes.  Em 2017 são 12 milhões de habitantes.   Concentra 3.000.000 de unidades de negócios.  1 para cada 4 habitantes da cidade.    Em 1980 a cidade foi transformada na primeira  Zona Economica Especial da China.    Abertura econômica inclusive para capital externo.

                            Continua no capítulo 18/20

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

CAP. 16/20 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - Autor: empreendedor brasileiro - RICARDO GEROMEL (Edição 2019)

CAP. 16/20

         Página 184 – Gerador de QRcode com logotipo do cliente.  Ele sugere que a pessoa faça busca no Google para ver como funciona usando as palavras QRcode Generator.

         Tencent x Wechat  -   O Wechat (um similar ao zap deles) foi lançado em 2011.  O nome era Weixin (significa micro mensagem em mandarim).

         O aplicativo Wechat foi agregando funcionalidades e virou o que há de mais completo como se englobasse um WhatsApp, Facebook, Netflix, Spotfy e muito mais.    Há no aplicativo inclusive meio de pagar contas, colocar crédito no celular/smartfone, chamar um Uber, pagar lanchonete e muito mais.

         “Eu vivo e trabalho no Wechat.   E não sou o único”.   Há mais de 800 milhões de pessoas na China na internet e 1,1 bilhão de contas no Wechat.    Mais de 95% das reuniões do autor são feitas pelo Wechat.   (isso antes da pandemia).     Cartão de visita já era por lá.  Agora uma pessoa mostra seu QRcode na tela do smartfone e o outro escaneia no ato e pronto.  Arquivado o contato.    Usam para relacionamento pessoal e profissional.

         O Wechat é da Tencent, concorrente do Alibaba.    A Tencent chegou a ser a quinta maior empresa de capital aberto do mundo e a primeira da China a ter valor de mercado acima de 500 bi de dólares.

         Em 2014 quase que a Tencent comprou o WhatsApp.   Uma cirurgia inesperada do CEO da Tencent, Pony Ma, permitiu que Mark Zuchenberg do Facebook, em pânico, comprasse o WhatsApp primeiro, por 19 bi de dólares.

         O Wechat é responsável por 34% do tráfego de dados móveis da China.   Em 2018 – pelo Wechat diariamente foram enviadas 45 bilhões de mensagens.   Um usuário típico do aplicativo envia uma média de 74 mensagens por dia pelo Wechat.     55% dos usuários abrem o aplicativo pelo menos dez vezes por dia.

         Valor de mercado da Tencent em julho de 2019:  438 bi de dólares.

         187 – Alibaba e Tencent são tão fortes no mercado que as startap que surgem por lá se ajustam para rodar no sistema de uma delas.   Assim elas acabam coletando mais dados para as gigantes do setor.

         Na China, cardápio em restaurantes e lanchonetes no sistema impresso já não há mais.   É só acessar o QRcode e via smartfone se lê o cardápio, escolhe o que vai consumir e faz o pedido direto pelo sistema.  Ao final, paga também pelo aplicativo.

         Na China é norma do costume, amigos num restaurante ou lanchonete, um da turma soma a conta e paga tudo, em rodízio, em outra ocasião outro da turma paga e assim por diante.   Não tem essa de rachar a conta.

         188 – Lá tem além das redes locais, redes de supermercados de fora como Carrefour, Seven-Eleven, Walmart etc.

         Há a modalidade de compra em supermercado em que a pessoa vai registrando no smartfone o código de cada produto que vai levar e ao final da compra totaliza, paga no aplicativo e vai embora sem enfrentar fila no caixa.

         188 – A Amazon Go nos USA é mais futurista ainda.   Você vai colocando as mercadorias no carrinho e (devidamente cadastrado), ao passar pelo leitor de códigos, o sistema lê todos os itens comprados, totaliza e debita na conta do cliente sem precisar ter um caixa físico.    Câmeras de reconhecimento facial monitoram tudo e evitam roubos, pois estão em todo lugar.

         O WhatsApp está em grande maioria dos países e o normal em cada país quando a turma adota um sistema para bate papo, todo mundo entra no mesmo sistema e fica difícil entrar um segundo.       Já no caso o Wechat só está em três países, se bem que eles sejam bem populosos.   

         O Wechat tende a chegar a outros países não como opção de bate papo mas pela infinidade de outras tarefas que realiza e sempre através de estabelecimento de parceria com empresas da região.

         190 – Sobre o uso do QRcode, empresas no Brasil como o Mercado Livre já usa.   Ele, o Rappi e o iFood.    A COSAN (que adquiriu a rede distribuidora Shell no Brasil) pertencente ao bilionário Rubens Ometto vai lançar um SuperApp.    Será o Payly.   “A gente quer tirar o cartão de crédito da jogada”.  

         O autor do livro já constatou em São Paulo capital, restaurantes que já tem o cardápio por QRcode.

         191 – A China que já teve fama de copiar dos outros países, agora tem sido copiada por outros países.

         “Eu garanto a você que o Wechat e a Tencent impactarão seus negócios direta ou indiretamente”.

         Miniprogramas.    Os Apps ocupam muito espaço de armazenamento no nosso celular.   Os miniaplicativos ao invés de serem instalados em nosso celular, ocupando espaço e tornando-o lento, ficam no chamado “ecossistema” do Wechat e quase não ocupam espaço no armazenamento do celular.

         WIX de Israel e os Websites.   Tanto fez sucesso com a simplicidade de se criar websites na WIX que hoje a empresa cota ações na Nasdaq e vale 30 bilhões de dólares.

         Allen Zhang e palestra sobre miniprogramas.  “Os miniprogramas são um tipo de App que não precisa ser baixado ou instalado para ser usado”.     Os miniprogramas não ocupam espaço na memória do seu celular nem precisam de atualizações, pois eles “residem” fora do celular e lá eles são atualizados.   São 2,3 milhões de miniprogramas no Webchat.

         400 milhões de jogadores brincaram no junp junp, o minijogo mais popular da história, apenas 3 dias após ser lançado.  Acesso via internet.  Miniprogramas, inclusive de joguinhos deles, via Wechat só dá para acessar na China.

         Próximo capítulo   17/20 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

CAP. 15/20 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - autor: brasileiro empreendedor - RICARDO GEROMEL (Edição 2019)

CAP.15/20

         Zhima Crédit ou Sesame Credit     (abra-te Sesamo)

         Calcula seu limite de crédito com dados, segundo dizem, usando informações tipo quem são seus amigos, onde você estudou, o bairro onde você mora, se você tem visto de viagem ao exterior etc.

         E vende dados até para plataforma de namoros, onde o pretendente, pagando pelo serviço, tem acesso ao seu perfil completo, inclusive finanças... (padrão de gastos, coisa e tal)

         Ant Financial e parcerias – Quer ser a empresa inclusive de transferência de dinheiro entre países a custo baixo e rapidez.   Hoje esse tipo de transferência é caro.

         A Ásia tem uma grande concentração humana e nela estão China e Índia inclusive.   Estratégia da Ant – convênio com sistemas de pagamento locais.    O Alibaba patrocina o campeonato Europeu de futebol, o mais rico do mundo.

         Página 166 – A Ant Financial queria comprar a americana Money Gram mas os órgãos reguladores americanos não aprovaram.    Aí ela comprou a inglesa World First, mas antes, para não melar o negócio, esta inglesa encerrou suas atividades nos USA.

         A Ant  (formiguinha – foco em pequenos negócios) já abriu escritórios nas principais praças da Europa sempre com parcerias locais. Casos de Milão, França, Italia, Suiça.    Em 2019 – contratos de oito anos para patrocínios de futebol da UEFA, Eurocopa e UEFA liga das Nações.

         Há no livro link por QECode até do troféu recebido pelo Cristiano Ronaldo como melhor do mundo do ano.    A Ant patrocinou o troféu e desenhou o mesmo.   (vídeo de 3 minutos)

         166 – “Pode ter certeza que a Ant Financial virá com força ao Brasil”.   Usará parcerias locais.    ...”respeitando a harmonia do mercado local e aliando-se aos líderes do mercado que entendem as regras nacionais”.

         167 – A Ant já tem parceria com a brasileira Stone, empresa fundada em 2012 e que tem soluções tecnológicas para comerciantes maximizarem suas vendas on-line e off-line.

         NEW RETAIL – Novo Varejo  - Frase de Jack Má do Alibaba:

         “Nós antecipamos o nascimento de uma indústria do varejo reimaginada e conduzida pela integração do on-line, off-line, ligística e dados por meio de uma única cadeia de valor”.    A Alibaba domina o e-commerce na China.   Mais de 60% de tudo que é vendido on-line na China passa pelo conglomerado (chamam de ecossistema) Alibaba.

         O grande concorrente lá é o JD.com que segue o modelo da Amazon, esta que “tenta ser dona das etapas das cadeias de valor”.   Já o Alibaba quer ser apenas o ecossistema conectando compradores e vendedores.

         Na China atual, 23,6% do varejo é on-line  (2018).   Nos USA, 9,7% e no Brasil, 2 a 4%.   Total do mercado varejista chinês: 5,5 trilhão de dólares.   (O total do mercado varejista dos USA: 5,3 trilhões de dólares)

         170 – Na China há mercados com aquários de peixes para o cliente escolher o que vai levar para consumir.

         Há mercado físico do Alibaba com 60% de compras on line num raio de 3 km e entrega em casa em até meia hora sem custo ao cliente.   Nesse sistema o mercado pode ocupar espaço menor, menos atendentes etc.

         175 – Na atualidade 30% dos carros que são vendidos novos no mundo são vendidos na China.    No livro tem link via QRCode sobre um centro de Test Drive da Ford.   A pessoa faz todo agendamento por App e no horário marcado, com o smartfone confirma a visita, o carro desce por elevador e o cliente sai dirigindo sem ter contato com atendentes.   Paga ao redor de 50 reais, mas pode ficar com o carro por até três dias.   No retorno programado, um atendente recebe o cliente até para tentar fechar negócio e coletar as impressões do mesmo sobre o carro.

         175 -  As concorrentes do Alibaba também tem projetos para o novo varejo.  TENCENT – tem o seu “Varejo Inteligente”.

         A JD.com – tem o seu projeto “Varejo Sem Fronteiras”.

JEFF BEZOS foi o primeiro a ter fortuna de 100 bi de dólares lá no seu país com a Amazon.

         Na sede da Alibaba está expressa a meta de entregas na China em futuro próximo em 24 horas e em qualquer lugar do mundo em 72 horas.  Sempre deixam claro que serão sempre o elo entre os comerciantes e os compradores.  Não deterão produtos próprios.

         11 de Novembro – 11/11.   Dia do Solteiro.   O 1 simboliza a pessoa só inclusive.   Costume de dar presentes.   Em 2009 a Alibaba “abraçou” essa data e potencializou para faturar.    Tendo hoje em dia a China uma enorme classe média com bom poder de compra, também empresas de fora vendem para os chineses.

         QRCode.  Quick Response Code. Código de Resposta Rápida.   Muito versátil.   Inventado no Japão em 1994, é muito usado na China.  Empresas estampam o QRCode nas fachadas até para oferta de empregos.   As pessoas, mesmo de dentro do carro na rua, apontam o celular para o Código e tem os dados completos via internet.

         Hoje em dia nas reuniões de executivos e outras, as pessoas já não usam mais o cartão pessoal.  Mostram o QRcode, o outro escaneia no ato com seu smartfone e pronto.     Anúncios tipo venda ou aluguel de imóveis, tudo com QRcode.

         A modalidade de QRcode multi URL redireciona o usuário para diferentes páginas da web.     Pode por exemplo um Shopping colocar um enorme QRcode na fachada e ir anunciando diferentes lojas, diferentes produtos e diferentes ofertas em tempo real e que podem estar programadas para tempo limitado e tudo o mais.

         Se a pessoa tem o App do QRcode (eu baixei o meu que havia disponível no Play Store do celular) e acessar um QRCode de um comércio, por exemplo, a mensagem vai abrir na língua local.   Se acaso um chinês com seu equipamento escanear o QRcode daqui do Brasil, terá a resposta em chinês para ele entender.

         Continua no capítulo 16/20 

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

CAP. 14/20 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - autor: empreendedor brasileiro - RICARDO GEROMEL (edição 2019)

CAP. 14/20                       (leitura em dezembro de 2020)

         A Flaggy já fez parceria com a concorrente da Airbnb da China e vão partir para o mercado com foco na Rota da Seda.

         Alibaba Cloud    O serviço de nuvem do grupo.    “Os serviços de nuvem do grupo Alibaba já são usados por 40% das 500 maiores empresas da China e por 80% das empresas de tecnologia chinesas.

         Página 154 – ANT FINANCIAL   É uma fintech.   É a maior startup do mundo com valor de mercado de 150 bilhões de dólares.   Tem poucos anos de existência e já bate em valor de mercado os bancos Goldman Sachs, Itau, Bradesco, Santander.    A Ant começou em 2004.   Ant em inglês é formiga e a proposta é atuar no mercado como solução de pagamentos entre pequenos comércios e o cliente on line.

         A Ant Financial nasceu na Alibaba para mostrar confiança nos negócios desta.   Criada para deixar o dinheiro do pagamento da compra casado até o cliente dizer que recebeu a mercadoria e que está tudo OK e autoriza a Ant a pagar o vendedor.    Caso o cliente receba a mercadori e por alguma razão quer devolver, a Ant devolve o que o cliente pagou.

         156 – ALIPAY, WECHATPAY E A GUERRA DOS ENVELOPES

         VERMELHOS.       A Wechatpay é da Tencent e a Alipay é da Alibaba.   Em 2014 a Alipay tinha 83% do mercado de pagamentos de compras on line e a Wechatpay tinha 10%.      A Weibo é o “twitter” da China.

         “É uma tradição na China dar um envelope vermelho com dinheiro para familiar ou amigos chegados durante o Ano Novo chinês”.   Numa dessas a Cwchat digitalizou um envelope vermelho e divulgou que enviaria (e enviou) dinheiro a quem se inscrevesse com cartão de débito para ser potencial usuário do seu sistema de pagamento.  Um sucesso estrondoso.

         A concorrente Alipay deu o troco no mesmo estilo com envelope e dinheiro.   A campanha popularizou muito esse meio de pagamento de compras on line por aplicativos móveis como celular e assemelhados.

         O governo colaborou facilitando acesso da população a internet rápida.   Em 2008 eram 118 milhões que chineses que usavam smartfone.  Em 2014 eram 557 milhões de usuários.    O uso do meio de pagamento via celular e similares criou um mundo sem movimentar dinheiro físico.   Nessa onda, pagamentos via dispositivos móveis na China são 70 vezes em maior número que nos USA.    As principais empresas de meios de pagamentos via internet são Alipay e Wechatpay que juntas tem 90% desse mercado no país.

         O autor do livro conheceu Pequim em 2011 e ainda se usava pagar em dinheiro vivo inclusive era comum a pessoa ir numa agência comprar um carro com uma maleta cheia de dinheiro.    Nem dez anos passados e ele constata que hoje é raro o uso de dinheiro vivo nas transações na China.

         Naquele país os bancos tem foco em grandes clientes, muitos destes empresas estatais.    Não tinham interesse em atender clientes pequenos.   E é raro o uso de cartão de crédito na China.   O Estado, por seus órgãos regulatórios, deu licenças bancárias para as empresas digitais de meios de pagamentos.   Estas cobram taxas bem baixas e abocanharam esse mercado.

         Cobram bem pouco mas formam com isso banco de dados do cliente e faturam em vendas etc.

         Um jargão do setor.   “Se é grátis, você é o produto”.   (seus dados valem ouro).

         Na China há até mendigos que não estendem a mão para pedir.  Mostra o celular com o QRcode na tela.   O interessado em colaborar foca com o próprio celular o código e a transferência é feita no ato e sem contato físico – só na aproximação.

         Alessandro Teixera. Professor de Tsinghua e da Schwarzman Scholars, ex ministro do Turismo do Brasil revelou...   Bancos na China predominam os estatais.   Em 2015 os cinco maiores bancos de lá eram estatais.

         Em 2016 na China, bancos estrangeiros:  1,6% do total de ativos bancários.

         Ant Financial.   Operar tipo formiguinha, com os pequenos.

         No ocidente o pessoal saiu do computador para o notebook; deste para o celular e em seguida para o smartfone e navegar na internet.

         Os chineses queimaram etapa.   Sairam do computador direto para o smartfone navegando na internet.

         A Ant Financial do Grupo Alibaba tem uma gama de serviços:  seguros, pagamentos, crédito, empréstimos, microinvestimento, gestão de fortuna etc.

         Alipay – Tem hoje mais de 1 bilhão de clientes ao redor do planeta.  Tem mais de cem tipos de serviços.   Em 2018 foi o quarto aplicativo mais usado no mundo.   Atrás de Facebook, WhatsApp e Instagram.

         160 – Alipay Ant Forest   - Neutraliza, via parceiros, o carbono plantando árvores.  Em troca você para pelo Alipay e eles tem seus dados.  Conta pontos, você comprar passagem de ônibus, alugar bike etc e pagar pelo Alipay.  Desestimula usar carro que é mais poluente.

         Já plantaram 55 milhões de árvores.   350 milhões de usuários já aderiram.   O apelo ecológico é crescente no mundo.

         Mybank – Microcrédito em massa pelo uso de alta tecnologia.  Sistema 310.  Três minutos para você preencher os dados pelo celular; 1 segundo para receber a resposta informando taxa etc.  e zero envolvimento humano.   Tudo com IA inteligência artificial.                                  

 

 Continua cap. 15/20 

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

CAP. 13/20 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - autor: empreendedor brasileiro - RICARDO GEROMEL (2019)

 CAP. 13/20           (leitura em dezembro de 2020)

         A Alibaba prefere não ser dona dos produtos que comercializa.  Ela prefere ser o elo de ligação entre os que vendem e os compradores.

         No caso da americana Amazon ela tenta ser dona do produto e chegar até o cliente na outra ponta.   Ser a ponta vendedora e a logística de entrega, esmagando os concorrentes menores.

         Num só ano a Alibaba transacionou produtos (como intermediária) no montante de 768 bilhões de dólares.   Meta para 2020:   1 trilhão de dólares.     São 100.000 empregos diretos e estima-se que em 2018 sejam 40 milhões de empregos indiretos dela.   São 10 milhões d clientes vendendo seus produtos por meio da Alibaba.

         Filme bancado pela Alibaba que já ganhou Oscar – O Guia – Green Book.    Ela tem estúdio cinematográfico em Pasadena na Califórnia – USA.

         Alibaba Pictures.   Filmes e entretenimento para manter os usuários mais tempo na plataforma deles.   Mais curte, mais realiza negócios via Alibaba.     O CEO da Alibaba afirmou:   “Quanto mais os usuários estão em nossa plataforma, mais eles gastam”.    ...”os dados serão o petróleo do século XXI”.     O negócio é conectar clientes e coletar dados.

         O Youtube da China é o aplicativo YOUKU da Alibaba, assim como eles tem o AMAP que é similar ao Google Maps.

         O Alibaba tem aplicativo para os pequenos lojistas, ajudando-os a controlar estoques, finanças etc.    O Alibaba repõe o estoque do comerciante parceiro em menos de dois dias.   Atende assim mais de 6 milhões de lojinhas de rua.   O Alibaba tem ao redor de 2.000 funcionários em contato com os pequenos lojistas para ensina-los a usar o aplicativo e incrementar seus negócios por meio deste.     Já conseguiram ao redor de 10% dos lojistas do mercado delimitado como meta.

         TAOBAO -  você vê alguém com uma camisa bonita e se interessa por uma igual.  Você pode fotografá-la, fazer busca no Taobao e este indica onde encontrar o produto, quanto custa e sistema de entrega.

         “Nunca foi tão fácil comprar”.   Comumente o produto chega no mesmo dia ou no dia seguinte ao comprador.

         Como surgiu o Taobao.    Início em 2003.   No tempo do Alibaba pequeno e sua luta contra o eBay que então tinha 85% do mercado na China.     Nessa época o eBay estava investimento pesado para se consolidar naquele país.

         Ma do Alibaba sabia que o comerciante chinês fica na tela da TV e pouco na internet (em 2003).   Então Ma focou suas propagandas na TV enquanto a eBay com seus altos executivos americanos que não conheciam os hábitos chineses, replicavam na China o modo de operar e de fazer propaganda nos USA, lançando propagandas na internet e os potenciais clientes na tela da TV.     Nessa o Alibaba chegou aos clientes pela TV, ultrapassou a eBay e com o tempo esta tirou o time de campo naquele país.

         Taobao  (caçando tesouro).

         151 – Tmall ou Taobao Mall do Grupo Alibaba.   Lançado em 2008.

         Um dos fatores de sucesso do e-commerce na China.   Pequenos empreendedores, enfrentam imóveis pequenos e caros, sem lugar para estoques.   A solução é usar a internet para repor estoque com agilidade e também buscar clientes pela internet, mesmo que seu ponto de localização não seja tão comercial.

         A internet eliminou muitos intermediários que encareciam os produtos e requeriam “pontos comerciais” bem localizados para acesso direto ao público, o que é raro e caro.

         O Alibaba tem o TMall Global, focado no exterior e tem sistema rápido de tramite aduaneiro/alfandegário.

         Dica aos empreendedores brasileiros – A China hoje tem uma enorme classe média com bom potencial de consumo.  Ela já compra do Brasil inclusive produtos como café, salgadinhos, nozes, suco, mel, ração para pet, sapatos, acessórios etc.     É só colocar as mercadorias no porto de embarque e o Alibaba cuida do resto.

         151 – Pasmem:   Já há brasileiros atuando como sacoleiros levando produtos daqui para vender na China.   Lá eles colocam na internet e vendem tudo rapidinho.   Isto para quem sabe o que atrai a clientela de lá.

         Fato:  empresas chilenas já vendem mais no TMall para a China do que os brasileiros.   O autor provoca:   “E você, já pensou em vender para os chineses?”

         151 – ALIEXPRESS    - Já atua no varejo no Brasil com produtos da China.   Promete para breve entregar em menos de 1 mês e no futuro próximo, entregas em menos de 72 h.   Terá enormes centros de distribuição aqui no Brasil e daí tudo flui com extrema rapidez.

         A plataforma já está em 200 países, operando com 18 diferentes moedas e 20 idiomas.    Quatro pilares:

1 – plataforma sem fronteiras;

2 – desembaraço alfandegário acelerado;

3 – empoderamento dos pequenos negócios (parceiros de negócios);

4 – prosperidade para todos.

         Em 2013 fez parceria com o Ebanx de Curitiba  (conheço o local).  Este que foi uma startup de Curitiba.    Hoje o Ebanx além de parceria com o Aliexpress, tem parceria (área de meios de pagamentos) com o Airbnb, Spotfy, Wish e outros.

         Página 152 – FLYGGY   Agência de Viagem on line do grupo Alibaba.   Nos próximos cinco anos (base 2019) mais de 700 milhões de chineses viajarão para o exterior.   Já são os que mais viajam e os que mais gastam fora do país.    Ano 2001 eram 10,5 milhões de chineses que viajaram para o exterior.  Ano 2018 foram 150 milhões.

         153 – De acordo com a Uwto da ONU, em 2018 os chineses gastaram no exterior 277 bilhões de dólares, sendo o segundo colocado, os USA com 144 bilhões de dólares no mesmo período.

         China em mercado crescente para viagens.   Só 9% dos chineses tem passaporte, equivalente a 120 milhões de pessoas.   O potencial de crescer é enorme.

         A Fliggy vendendo passagens, coleta dados e o aumento do banco de dados de pessoas é super útil para articular novos negócios com os mesmos.

         ...........  continua no capítulo 14/20