Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

USA - ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA FICA NA POEIRA NA CORRIDA DA TECNOLOGIA G5 DE TELEFONIA E CORRELATOS

USA FICA NA POEIRA NA CORRIDA 5 G (telefonia móvel etc) 10-02-2021
Saiu hoje na Folha de SP (10-2-21), página A17 um artigo de opinião de ninguém menos que Eric Schmidt, Ex-presidente executivo do Google e um dos fundadores da Schmidt Futures.
O nome do artigo: Leilão 5G nos USA é modelo de fracasso.
Trocando em miudos, foi feito um leilão para concessão ao setor privado pelo sistema do melhor preço e o Estado arrecadou 81 bi de dolares, mas praticamente não se exigiu contrapartida da concessionária que ficará descapitalizada e não tem maiores compromissos de investimentos na infraestrutura. Sem uma sólida rede de torres e demais aparatos, não atenderá de forma adequada a demanda cada vez maior do setor e o futuro passa por aí, cada vez mais. O Estado leiloou no caso 280 MHz de frequência e o articulista defende que isso é uma merreca, exemplificando que o Canadá, Japão, China e Reino Unido vão destinar 660 MHz para o setor de 5G.
E tem o lado seguinte: Ou o Estado aplica a quantia arrecadada que em termos de orçamento o autor considera uma merreca (81 bi de dolares) em torres e infraestrutura para garantir cobertura maior dentro do país, ou o serviço não atingirá muitos lugares e será carente e caro.
O articulista termina seu artigo com uma frase de efeito que dá o tom da relevância da matéria na corrida pela 5G e para o futuro: "O leilão número 107 colocou o que pode ser o penúltimo prego no caixão da liderança mundial dos USA. As autoridades precisam procurar todos os meios de reforçar a infraestrutura digital, em lugar de se concentrarem em encher os cofres do governo"

OBS: O Brasil também está por questão de meses de fazer seu leilão de 5G. O caso acima pode ajudar numa reflexão: Ver que se receba um preço razoável pela concessão, mas que se exija metas bem definidas de infraestrutura da concessionária ao longo da concessão com cronograma de metas e acompanhamento da qualidade do serviço e preço. Vamos ver e ficar de olho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário