Total de visualizações de página

domingo, 23 de agosto de 2020

O BRASIL, O MEIO AMBIENTE, A GRETA, A MERKEL E O AD HOMINEM

 

14 min
 
Compartilhado com Público
Público
Eng,Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida
(Creinsdeuspai!!!) Calma, que vou por partes!
Sobre o Brasil, além da pandemia, estamos sofrendo com a falta de cuidado da área ambiental onde de um lado não estão sendo aplicados os recursos disponíveis no orçamento federal e de outro lado a Natureza está sendo maltratada como nunca. Incêndios, desmatamentos crescentes, garimpos ilegais, indios sem o tratamento adequado da pandemia. Um Caos. Nossa imagem lá fora está muito ruim e tendem os paises compradores dos nossos produtos passarem a mudar de fornecedores, o que seria muito lamentável. Torço muito para que isso não aconteça.
A Greta Thunberg. Essa jovem sueca começou há poucos anos, ainda menina, um protesto solitário na cidade dela, pedindo que as autoridades do mundo cuidassem mais do meio ambiente. Pela relevância da causa, ela foi ganhando justa projeção e hoje é uma personalidade mundial. Uma verdadeira bandeira pró Meio Ambiente saudável.
Angela Merkel. Para mim ela é nestas décadas, a maior personalidade mundial pelo carisma, coerência e liderança. Governa por vários mandados a progressista Alemanha.
E o raio do Ad Hominem ou Argumentum Ad Hominem (argumento contra a pessoa). É um truque milenar. Quando a pessoa não concorda com um fato relatado, ao invés de analisar o fato e dizer as razões para não concordar, de forma objetiva, para sair pela tangente, usa o tal Argumentum Ad Hominem. Tenta desqualificar quem disse sem entrar no mérito da questão do que foi dito. É como você dar uma surra no carteiro por ele ter trazido uma notícia ruim.
Então agora, vamos misturar os ingredientes para tentar dar um recado. Muita gente hoje em dia nas redes sociais está cobrando das autoridades uma ação mais efetiva para combater os problemas ambientais e ficamos sabendo recente que o governo gastou 15% só do dinheiro que tinha para o Ministério atuar e foi omisso, nada fez e estamos vendo tudo queimando, garimpos ilegais, florestas derrubadas e indios ao léu na pandemia. Os que defendem o governo entendem a reclamação como algo contra o governo, como falta de colaboração e tudo o mais. Ao contrário, se cobra ação, até porque o governo tem o Dever de agir pelo bem da Nação. E como a Natureza está ao Deus dará, a Greta reclama com justa razão e tem eco no mundo todo mas aqui ela é vista pelos conservadores como uma intrusa e criticam até o fato dela ser portadora de uma síndrome, num típico uso do Argumentum Ad Hominem contra ela. Fala mal dela sem ouvir o que ela diz e se ela tem razão. E tem tanto que é ouvida pelo mundo e dias atrás ela teve uma audiência com nada menos que a Angela Merkel justamente para tratar de cobrar ações em defesa do Planeta.
Finalizando. Ver que temos sérios problemas ambientais, que a Greta e quem alerta para o problema quer ajudar nosso país a ficar melhor para nós e para o mundo e usarmos menos o tal Argumentum e enfrentemos mais o mérito da questão. Fraterno abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário