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domingo, 26 de março de 2023

VISITA GUIADA AO PALÁCIO IGUAÇU - CURITIBA - PR. SEDE DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL

    Primeira parte de duas partes             março de 2023

EM HOMENAGEM À CIDADE DE CURITIBA QUE FAZ 330 ANOS NESTA SEMANA

 

         Antes da pandemia de covid 19 eu integrava o grupo de alunos do curso de Patrimônio Histórico do Paraná que é oferecido pelo Solar do Rosário aqui em Curitiba.

         É uma das formas de integração com a comunidade e de conhecer um pouco mais a história da cidade e do estado.

         A visita foi agendada pelo Solar do Rosário e fomos num grupo de alunos no dia marcado.   Fomos recepcionados pela guia Cibeli que integra o corpo funcional do Palácio Iguaçu, sede do governo estadual do Paraná.

         A visita foi no dia 17 de abril de 2019.       Agora, nos dias que a cidade de Curitiba está comemorando seus 330 anos, resolvi passar para o Word e postar aqui como uma singela homenagem à cidade que nos acolheu e acolhe há dez anos onde viemos para ficar mais pertinho das filhas e netinhos.

         Começamos no térreo do palácio onde no canto direito tem uma pequena capela.   Esta foi feita por pedido da dona Flora, esposa do governador de então, Bento Munhoz da Rocha.   

         O Palácio Iguaçu foi construído para ser inaugurado no ano do centenário da emancipação política do Paraná, esta que ocorreu no dia 19-12-1853.     O Palácio seria inaugurado em 1953 no centenário.    A capela é de aproximadamente 1954.   Tem no altar uma pequena imagem de Nossa Senhora do Rocio que também é a santa Padroeira do Estado do Paraná.

         A porta da capela foi doada por Portugal como uma homenagem ao povo paranaense.

         O prédio do palácio é moderno, amplo e bastante revestido de vidro, com ampla visão para o entorno, no qual fica a Assembleia Legislativa, a Prefeitura da cidade e vários outros prédios de instituições Públicas no chamado Centro Cívico.

         Nas paredes, quadros grandes de vários autores.    Um dos quadros é de autoria de Euro  Brandão e data de 1982.  O tema da tela é a visita do Papa João Paulo II ao Paraná.     Vale relembrar que neste estado é grande a colônia de poloneses e descendentes, sendo que João Paulo II também era polonês.

         À direita do quadro, roupas típicas polonesas, estas que foram usadas pelos integrantes desta etnia quando o Papa nos visitou.

         A cadeira na qual o Papa sentou está mostrada no palácio por foto, já que foi incorporada como relíquia histórica e fica na Catedral de Curitiba, esta dedicada a Nossa Senhora da Luz.

         Voltando ao caso da capela dentro do Palácio, a guia informa que toda quarta feira as 12 horas tem novena no local, aberto ao público.    Os padres que rezam a novena  (confirmar depois da pandemia se essa rotina continua) são do Santuário da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

         No pátio do fundo do Palácio há uma obra em concreto de autoria do artista Miguel Rosa.    No piso, feito em concreto, um mapa do Paraná com seu relevo e os principais rios e cidades demarcados no mapa.   Os rios teriam água corrente mas por questão de falta de manutenção, estavam sem água corrente.    Mas o leito deles é em cor azul e fica demarcado no mapa.

         Painel talhado na parede.   Autor: Humberto Cozzo e este seria o nome artístico do autor.

         Escada em espiral ampla do palácio.   Era o local clássico das fotos nos bailes anuais de debutantes da alta sociedade regional nos aos 60-80.   Realmente o ambiente é amplo e o teto é alto e fica bem aconchegante.

         Painel de madeira de tons marrons.  Contém figuras de araucárias (o pinheiro nativo paranaense) e a obra é do consagrado Poty Lazzarotto, curitibano que foi renomado nas artes plásticas.

         Tela com a imagem das Cataratas do Iguaçu.  Obra do artista plástico Antonio Diogo da Silva Parreira.   Obra de 1920 executada por ele em Paris e teria pintado as Cataratas como forma de matar a saudade da região.

         Quadro do cavaleiro e o público – representa a chegada a Curitiba de Zacarias Gois de Vasconcellos, este que veio como emissário de Dom Pedro II com a missão de escolher o local e instalar a sede do governo da nova província do Paraná.      Até 1853 o Paraná era a chamada Quinta Comarca ligada à Província de São Paulo.

         Zacarias Gois veio da capital Federal, Rio de Janeiro em viagem de navio pois nesse tempo era o meio mais adequado ao transporte entre esses dois pontos.     Desembarcou em Paranaguá e foi recebido com muita festa pois achavam que ele escolheria aquela cidade para ser a capital do Paraná.

         Zacarias Gois acabou escolhendo Curitiba, numa visão mais estratégica, buscando interiorizar a capital para facilitar o desenvolvimento da província como um todo.

 

         Zacarias Gois era um jovem advogado baiano, negro, do alto escalão e de confiança de Dom Pedro II e já tinha determinado o local da capital do Piauí para a qual usou também a visão estratégica, colocando a capital na margem do Rio Parnaiba, por assim dizer, no centro do estado.

         O quadro que simboliza a chegada de Zacarias Gois e sua comitiva para implantar aqui em Curitiba a sede da província estaria inacabado.   Teria sido dado prazo de dois anos para o artista concluir a obra e o prazo venceu e o quadro ainda estava na fase perto do final, mas não acabada.     O governo requisitou a obra mesmo inacabada e na disputa com o autor, este entregou a obra sem a assinatura de praxe e assim ficou.    O artista era Arthur Nísio (1906-1974).    O quadro foi pintado entre 1950 e 1953.

         Curitiba fica distante ao redor de 115 km de Paranaguá e no trecho tem a íngreme Serra do Mar.    Na época, antes de 1850, ele e comitiva demoraram quinze dias para percorrer de Paranaguá a Curitiba.

 

         Parte final será publicada amanhã, segunda feira, 27-03-2023

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