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terça-feira, 1 de outubro de 2024

Capítulo final - Fichamento do livro O AVESSO DA PELE - Autor: JEFERSON TENÓRIO

 

Capítulo final        - setembro de 2024

 

         A Barca

         O professor já cansado de duas décadas dando aulas para alunos de periferia.  Pessoas que não se motivavam com as aulas.  Vários alunos negros em sala.

         O professor para chamar a atenção disse que presenciou dois crimes e que na próxima aula ninguém faltasse, pois ele iria trazer o criminoso para a aula.

         Trouxe o texto do livro Crime e Castigo (do autor Dostoyévski) cujo personagem  principal era o criminoso Raskólnikov.

         Foi lendo e fazendo gestos de ação e os alunos ficaram todos ligados na narrativa.   A prática deu tanto resultado que o professor continuou com a leitura do livro por várias aulas.

         A “barca” é a viatura policial na gíria das pessoas que vivem em Porto Alegre.

         Um  dos alunos se admirou porque o assassino do livro se arrependeu dos crimes.   O aluno diz:  “Lá na vila quando um cara mata para roubar, ninguém se arrepende”.

         Na região, o policial cujo amigo de farda foi abordado por um ladrão de celular, o ladrão após perceber que a vítima era policial, acabou atirando e matando a vítima.

         Os policiais do setor, num esforço enorme, buscam encontrar o assassino do colega.    “Ele, o policial, nunca pensa que vai morrer.   Na verdade ninguém ali pensa que vai morrer.  Eles acreditam que são imortais.  Porque, se eles não pensarem assim, não saem de casa”.  

         Rondas nas vilas dos pobres.

         “A cada hora que passava, a vontade de vingar a morte do colega cresce”.

         Na ronda noturna os policiais abordam o professor negro.    O professor não obedece aos comandos rudes dos policiais e estes dão vários tiros no professor.  Foi uma execução.

         O pai explicando ao filho de doze anos sobre a morte e o velório no caso de um parente.    “Mesmo que um amigo sinta uma dor maior, ninguém tem o direito de chorar mais do que os familiares do falecido”.

         “Minha mãe não quis ir ao seu enterro.   Preferiu ficar em casa.”

         Henrique era o professor que foi executado e Pedro, o filho dele que então era um jovem estudante.

         Pedro, tendo perdido o pai, estava no desalento.     Após almoçar com uma tia num restaurante onde conversaram sobre a vida, ela percebeu que ele estava desmotivado com os estudos.

         Foi então que minha tia pegou na minha mão e disse:   continue, querido, só isso.  Continue”.

         Sobre a memória do pai e o que os parentes narravam em recortes.

         “Prefiro uma realidade inventada, capaz de me por em pé.    Eu sei que essa história pode estar apenas na minha cabeça, mas é ela que me salva.”

         Sobre a trajetória e a morte do pai.   “Esta história é ainda a história de uma ferida aberta”.

         O jovem Pedro, antes da morte do pai, pretendia cursar arquitetura.

         O filho no IML Instituto Médico Legal vendo o corpo do pai.

         “A imagem de um pai falecido também nos mata um pouco”.

         O pai...    “Permaneceu.  Porto Alegre era um lugar que você construiu fora de si.   Você nunca esteve dentro dela”.

 

                   Fim da leitura dia 25-09-2024   em Curitiba PR

                   resenhaorlando@gmail.com       

domingo, 29 de setembro de 2024

Cap. 3/4 - Fichamento do livro - O AVESSO DA PELE - Autor: Jeferson Tenório

  setembro de 2024

...   O protagonista aos doze anos, morando com a mãe e os irmãos na casa da avó em Porto Alegre.  Vida de pobre.  Mãe desempregada, ambiente hostil.

         O tio, polícia civil, traia a esposa e ela um dia descobriu e fez barraco.  Pegou faca para matar ele, que sacou a arma e deu um tiro no chão para assustá-la.    O protagonista ficou paralisado diante da cena.

         No outro dia na escola, dor de estômago e sem fome, ficou sabendo que daqui a “zilhões” de anos o sol iria se apagar.   Ele ficou em pânico.

         Quando o pai foi embora de casa.    “Era uma noite muito triste.   Pois estava indo embora e não ia mais voltar”.   “A partir dali, tudo que aconteceu na vida de vocês resultou num repertório de mágoas”.

         Numa separação ninguém vence, mas vocês não sabiam disso.   Briga judicial após a separação.

         “Vocês estavam ressentidos um com o outro porque fracassaram”.

         Pais separados, o pai vendo o filho...  “E por vezes eu sentia inveja daqueles livros todos, que você lia com toda atenção”.

         “Com a minha mãe as coisas eram diferentes, porque, enquanto eu tinha de lutar para me aproximar de você, eu tinha de lutar para me afastar dela.”

         3ª Parte – A volta de São Petersburgo

         O protagonista, adulto, relembrando quando era professor.   As reuniões com pais de alunos.    “A reunião de pais é quando você abre a porta de um manicômio, você dizia”.     .... o professor se torna um psiquiatra dos pais de alunos...

         ...  Em Porto Alegre, oferta de emprego para pessoas de “boa aparência”.   O jovem negro já sabia que não era para ele...

         O jovem consegue emprego numa Pizzaria como serviços gerais, um faz tudo, de limpeza até serviços de cozinha.

         Com o tempo, passou para o período da madrugada nesse emprego para ganhar mais.     ...”trabalhar na madrugada rendia mais e na época você só queria ter dinheiro para comprar um bom tênis, um bom boné importado, comprar a última fita dos Racionais, sair uns fins de semana para dançar passinhos, e ajudar a sua mãe com as contas”.

         As agruras da vida de professor.   Vinte anos enfrentando os desafios.   “Todos acham que, se você está ali, tendo de aturar os desaforos das crianças e adolescentes é porque você não deu certo na vida”.

         “Dar aulas foi o que sobrou para os perdedores”.   “Mas no fim das contas você sabe que não é bem assim”.

         O professor, muito depois de se separar, teve um caso com uma colega professora casada.  O caso não prosperou para ele que voltou a ficar só e sofrer por anos.  Beber por amor.

         “Mas a vida seguia porque, mesmo que se ama errado, ainda temos de viver”.    “O amor não impede a vida”.

         Sobre a vida de professor:   “Você apenas travou durante anos uma guerra particular, mas cumpriu uma tarefa.  Não abandonou o barco.   E achou que isso já te redimia das aulas ruins que deu”.

         Capítulo final        - continua na próxima publicação.

 

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Cap 1-2/4 - fichamento do livro - AVESSO DA PELE - autor: JEFERSON TENÓRIO

 


         Anotações pelo leitor Eng. Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida

         Autor do livro – Jeferson Tenório – Editora Cia das Letras – 2ª reimpressão – ano 2020 – 190 páginas 

 

         O autor é nascido no RJ e radicado em Porto Alegre.   Tem doutorado em Teoria Literária.

         Na introdução tem uma apresentação de Paulo Scott na orelha do livro.

         “Jeferson Tenório se coloca como autor que nos ajuda a compreender nossa identidade brasileira, humana”.

         A Pele    - sobre o pai     “Eu queria um tipo de presença, ainda que dolorida e triste.  E apesar de tudo, nesta casa, neste apartamento, você será sempre um corpo que não vai parar de morrer”.

         “Até o fim você acreditou que os livros poderiam fazer algo pelas pessoas”.       ...”Em silêncio, esses objetos me completam sobre você”.

         O autor se refere a objetos da Umbanda que a família pratica.   Alguidar  (vaso de barro que pode ser de uso doméstico ou de ritual da Umbanda).   O pai era filho de Ogum.

         Fala da tia Luara.   

        ... O pai era professor e o narrador, após o pai falecer, está entrando em contato com objetos do cotidiano do pai.   Provas de alunos, canetas, redações, cadernos...”

“Teu caos me comove.  Olho para tudo isso e percebo que serão esses objetos que vão me ajudar a narrar o que você era antes de partir.   Os mesmos utensílios que te derrotaram e que agora me contam sobre você”.

         Capítulo 2

         O pai professor e um dia um aluno pediu para sair porque estava passando mal.   Acabou vomitando sobre o professor.

         O pai quando criança já sentia ansiedade.  Aos 12 anos a ansiedade já era forte  ...  “sofreu antecipado por todos que viessem a viver na Terra.

         No caso do vômito, o pai dele, professor em escola pública de Porto Alegre, tinha trinta anos de idade.

         O pai aos 18 anos, tinha úlcera no estômago e não foi aceito no Exército.    Assim, com essa idade, já com úlcera, sem plano de saúde nem dinheiro para se tratar.

         O pai, virgem aos 18, magricela, jurando bandeira.   O militar grita para todos erguerem mais o braço, “porra!”.   “Senão vai pra cela por um dia”.

         O pai se lembra que um dia, ainda aos quatorze anos, já foi abordado pela polícia sem ter cometido nada errado.   Abordado por ser preto.

         O pai dele tinha padrasto quando tinha quatorze anos, idade na qual foi algemado no Rio de Janeiro, quando ia indo visitar o pai.

         Ao descer do ônibus, foi confundido por um grande número  de moleques que acharam que ele tinha roubado o boné de um deles.

         Agrediram ele ao máximo e depois ele foi algemado.   Nessa situação, descobriram que ele não era o ladrão.

         ...”E ser confundido com bandido vai fazer parte de sua trajetória”.

         ... “Você precisa ser honesto consigo mesmo:  você não sabe como se formou professor”.

         Vestibular aos 19 e emprego num escritório de advocacia em Porto Alegre.

         Bruno, o advogado que o contratou: “Bruno disse com todas as letras que não gostava de negros”.

         Foi para o protagonista a primeira impressão racista direta.

         Bruno alegou que dando o emprego iria salvar o rapaz das drogas, das armas e da violência”.

         Os pais dele se conheceram como colegas de trabalho num supermercado no RJ.    O pai dizia que na juventude ele com bigode se parecia com o bigode do jogador Rivelino.

         “Ele era um homem de poucas palavras e sua mãe gostava de homens de poucas palavras”.     Antes de casar, o pai vai à casa de Mãe Tereza de Iemanjá se aconselhar e receber a benção.

         Continua no capítulo 2     

          

         O livro em geral trata da trajetória de um professor negro nascido no RJ e que viveu a juventude em Porto Alegre.   O fio da meada mostra as agruras de viver desde sempre enfrentando desde criança o preconceito racial.

         O livro tem sido objeto de frequentes discussões nas redes sociais.

             Quando o narrador era criança, o pai saiu de casa e abandonou a família.    Um dia o terapeuta falou para o pai da criança:  É cruel abandonar alguém.

         Falando do pai....   “Você se sentia um fracassado por não conseguir mais amar minha mãe”.     ...”minha mãe também estava arrependida por ter depositado sonhos e planos em você”.  “Ela também se sentia culpada.”

         A mãe estudou letras mas não quis dar aulas.

         O pai do narrador morreu no Rio de Janeiro aos 75 anos e então já tinha uma segunda família.

         “Você tinha um ano de idade quando seu pai sumiu no mundo”.   “Anos a fio, suportou a pobreza, o racismo e a ausência paterna foi uma espécie de sinônimo da vida”.

         Tempo de criança.    ...”evitar chorar.  Vai chorar para dentro”.

         O casal jovem com dificuldades de relacionamento e a mãe dele recomenda terapia de casal para eles.   Indicou a Jane que era a terapeuta da mãe.

         O jovem casal andando pela cidade e entra num bar.   Encontram no bar a terapeuta de casais, Jane, bêbada e arrumando treta.   Frustração do casal.

         O protagonista quando garoto, com problemas na escola.   Acharam que ele era magro, passava fome.

         “Pessoas brancas nunca pensam que um menino negro e pobre possa ter  outros problemas além da fome e das drogas”.

         Terapeutas brancos tentando orienta-los.   ...  o casal percebe que parte dos problemas deles era por serem negros e sofrerem com o racismo.

         Henrique pensava...   “e ninguém nunca te diz que você pode fracassar.   Que está tudo bem se você cometer um erro.   O mundo seguirá.  Nada demais vai acontecer”.

         No passado a mãe de Henrique, vendo que ele era um menino quieto, achava que ele era autista.  Até ele achava que isso poderia ser de fato.

         Depois da mãe dele desconfiar, ele também...   “a partir daquele momento você sempre achou que fosse autista, mesmo sem saber bem o que isso significava.”

         Dentre as cobranças que ouvia sobre os negros...   “Nunca saia sem documentos”.   “Não ande com quem não presta”.   Não seja um vagabundo, tenha sempre um emprego....   .... ao longo do tempo   ....”um manual de sobrevivência...”.

         O casal no taxi, ambos sem achar o que conversar depois da sessão com os analistas.   “Nada do que vinha à cabeça era bom para ser dito”.  (ele achava).

...   O protagonista aos doze anos, morando com a mãe e os irmãos na casa da avó em Porto Alegre.  Vida de pobre.  Mãe desempregada, ambiente hostil.

         O tio, polícia civil, traia a esposa e ela um dia descobriu e fez barraco.  Pegou faca para matar ele, que sacou a arma e deu um tiro no chão para assustá-la.    O protagonista ficou paralisado diante da cena.

         Continua no capítulo 2/4

sábado, 14 de setembro de 2024

NO SISTEMA DE MANDATA PARA A VEREANÇA, UMUARAMA PR É PIONEIRO

   texto meu de 14 de setembro de 2024

Eu até dei uma busca rápida no Santo Google e não achei uma definição para a tal mandata na vereança. Por outro lado, aqui em Curitiba já se tem um histórico relativamente recente de grupos focados numa causa, por exemplo, proteção de animais, que se une e lança para Vereador/a um dos integrantes do grupo.
Se a pessoa foi eleita, os demais participantes do grupo informalmente, buscam acompanhar o mandato e ir discutindo as pautas e tomando decisões colegiadas.
Isto me faz lembrar dos anos 80 lá em Umuarama PR quando por influência das CEBs Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica, no âmbito do sistema Ver - Julgar - Agir, grupos se reuniam no entorno de onde moravam e liam o Evangelho, traziam o tema para os dias atuais de onde moravam, discutiam em conjunto e buscavam agir para melhorar de forma fraterna e conjunta, a comunidade.
Esta prática acabou por lançar pessoas envolvidas nas CEBs para disputar e exercer a função de Vereador. Dentro de um sistema que poderia ser visto como uma mandata. O vereador ou a vereadora eleita nessa forma, sempre estaria em sintonia com o grupo e em conjunto discutiam as matérias da pauta da Câmara e também propunham projetos de lei.
Numa eleição conseguiram dessa forma eleger uns quatro ou cinco vereadores, o que foi uma enorme novidade. Era o vereador atuando na base e com a base. Tendo que prestar contas aos membros da comunidade. Foi bom enquanto durou.
Passados uns tempos, as CEBs começaram a "incomodar" o sistema vigente e isso de maior participação das pessoas na vida pública sugerindo, cobrando e fiscalizando, acabou sendo sufocada pelo velho status quo e a própria Igreja teve que recuar.
Hoje em dia na Folha de São Paulo, vi uma matéria sobre uma tentativa de dar um caráter jurídico à Mandata, regulamentando a mesma, o que me parece bastante alentador. Quando mais gente se interessa de fato pela coisa pública, certamente haverá mais ideias, mais debate, mais fiscalização sobre a gestão do bem comum. Fica aqui o reconhecimento aos amigos de Umuarama PR que estavam na vanguarda de uma inovação que só agora vem sendo discutida e que traz algum alento neste relento.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Cap. 4 (final) - fichamento do livro - OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER - Autor: GOETHE

 capítulo 4 - final

        

         61 – pede a Deus ...”confiança em mim e o contentamento de espírito”.

         “...de sorte que nada é mais perigoso para nós do que a solidão.”

         62 – a obra fala dos bons frutos do próprio esforço.

         70 – “Da vontade de enterrar um punhal no coração”.

         71 - ...”abrir uma veia e conquistar assim, a liberdade”.

         73 – Cita algo que eu fazia quando criança (digo como leitor):  atirar pedra com força, rente à superfície da água para  a pedra ir saltando na superfície antes de afundar.

         74 – Sobre a ciência e a razão, frente ao coração e a emoção:   “Ah! O que eu sei, todos podem saber; meu coração, porém, só a mim pertence”.

         87 – pensamento recorrente do apaixonado não correspondido:  “Será que já existiu alguém tenha sofrido mais do que eu?”

         88 – Fala de birotes no cabelo  (eram comuns até lá pelos anos 60). 

         90 – Falando com Deus, tenta justificar a fuga, o suicídio.

         97 – Vida sem amor, vazia:   “Estou aqui como uma velha que pega a lenha nas cercas e mendiga seu pão de porta em porta, a fim de prolongar por um momento a sua triste existência”.

         98 – A função do amigo.   Nos ouvir com paciência e procurar entender nossas razões, mesmo que absurdas.  Estar conosco!

         106 – Seres mitológicos citados:  Colma, Salgar, Ryno, Alpin.

         117 – Culpa da amada:  ... “É você quem me oferece (a taça fatal) e eu não hesito um só momento”.

         Cito os números das páginas do exemplar que li em 2001 da editora Martin Claret (que não anotei a edição) e na edição que li, grifei erros de grafia nas páginas 68-69-61-73-75-78-90-91-97-98-99-103-106-114 e 116.

 

         Grato a todos que acompanharam este fichamento amador.

         Muito em breve, novos fichamentos.

         orlando_lisboa@terra.com.br

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

CAP. 3 - fichamento do livro - OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER - autor: GOETHE

 

capítulo 3 de 4.      (um a cada dia alternado)

         Página 49 – Albert, o noivo de Lotte, ao seu amigo e rival:

         “Você exagera tudo!  Desta vez, você está completamente errado quando compara o suicídio, que é o assunto em foco, com as grandes ações, pois não se pode considera-lo senão como uma fraqueza”.

         “Sem dúvida, é mais fácil morrer do que suportar uma vida de tormentos.”

         ...  Um parêntesis:    (O jovem Werther que é o protagonista apaixonado por Lotte, noiva de Albert.   Consta que Lotte dá esperança a Werther, mesmo sendo noiva de Albert que se torna amigo do rival apaixonado).

         O apaixonado Werther troca correspondência com seu amigo Wilhem que é seu confidente.

         50 – O mergulho na paixão:  “Considerar o quanto o espírito do homem é limitado e como as ideias nele se fixam até que uma paixão crescente lhe retira completamente a calma e a faculdade de refletir, e o arruina.   Inutilmente o homem sensato e de sangue frio contempla a situação do infeliz, e o anima.  É a mesma coisa que uma pessoa saudável, junto ao leito do enfermo, tentar transmitir-lhe uma parcela, mínima que seja, do seu vigor”.

         51 – Levar um não...  “...encontrar numa união eterna com ele toda a felicidade que lhe falta e com ele gozar todas as alegrias que desejava”.

         ... ele recebe um não.     “...quando enfim estende os braços para chegar à realização de todos os seus desejos, o seu amado a abandona.  Ei-la privada de todas as suas faculdades de sentir e de pensar!   Vê diante de si um abismo...”

         ...”é a história de muita gente!”

         52 –  “O amor e a poesia estão no estado de espírito da gente e não nas coisas”.   ...

         54 – “Aceitar a realidade e ser como os outros”.

         “Não posso ficar ocioso e no entanto, nada posso fazer”.

         ... “que se deixa arrear e que lhe ponham sela...”

         56 – tenta justificar o suicídio...

         Continua no capítulo 4 - final

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Cap. 2 - fichamento do livro - OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER - Autor: GOETHE

Página 20 – citação interessante sobre a criação artística...  “Toda regra destrói o verdadeiro sentimento e a verdadeira expressão da natureza.”

         ...”os homens sensatos habitam nas duas margens do rio, temendo a devastação das suas casinhas, do canteiro de tulipas, das hortas, sabem evitar a tempo, por meio de diques e sangradouros, o perigo que os ameaça”.

         (tentam evitar riscos...)

         O lado razão da maioria recomendando ao homem ser razoável no amor.  Não ficar cego.   Mas a paixão...

         Página 21 -   ...”criatura como aquela que... percorre o círculo acanhado da sua existência...”   (vive no seu mundinho...)

         Página 23 -  Narra um caso de genuína paixão.   É o ponto alto da alma humana através dos tempos e dos diferentes lugares, ao que parece ao leitor.

         O protagonista, ao ouvir de alguém a descrição do seu amor.  “Farei tudo para ver essa mulher o mais cedo possível, mas pensando bem, vou evita-la.  É melhor vê-la através dos olhos do apaixonado, pois aos meus talvez ela se afigure muito diferente.    Por quê estragar uma imagem assim tão bela?”

         Página 23 – “Sinto-me contente, feliz; serei, por conseguinte, um mal cronista.”

         Página 29 – Jogo da conta.   Coisas da paquera.  Ideia de Lotte, a grande paixão do protagonista do livro.

         31 – Sobre a paixão:  “E desde então, o sol, a lua e as estrelas podem continuar a brilhar, mas eu não sei mais quando é dia e quando é noite; o universo inteiro não mais existe para mim”.

         32 -  A busca da felicidade longe e retornar para a origem:    “E é assim que o vagabundo mais inquieto acaba por aspirar ao retorno à pátria, encontrando em sua cabana, nos braços da sua mulher, entre os filhos e no trabalho para sustenta-los, a felicidade que em vão procurou neste vasto mundo”.

         33 – Sobre as crianças:  “Quando as observo, noto nesses pequenos seres o germe de todas as virtudes, de todas as faculdades que um dia lhes serão tão necessárias: na sua teimosia vejo a futura constância e firmeza de caráter; nas suas travessuras, o bom humor que lhes fará vencer facilmente os perigos do mundo”.

         O autor cita inclusive a passagem bíblica onde o Mestre diz:  “Vinde a mim as criancinhas porque delas é o reino dos céus”.

         45 – Quanto ao amor dividido na disputa pela garota Lotte, o amigo do protagonista recomenda:  se há esperança, vá em frente com obstinação, mas se não há esperança de conquista-la só para si, força para se afastar e tira-la da cabeça.    (aconselhar é fácil...)

        

         Continua no capítulo 3 de 4.      (um a cada dia alternado)