Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

CAP. 02/35 - fichamento - livro - HUMANOS DE NEGÓCIOS - Histórias de homens e mulheres que estão (re) humanizando o capitalismo - Autor : Rodrigo V. Cunha - Brasil - Editora Voo - 2020 - 410 páginas

CAP. 02/35

         O autor, depois de trabalhar no Jornal Zero Hora de Porto Alegre e na revista Você S.A, foi para o Banco Real e deste, já em 2008 o Banco Real foi considerado pelo jornal inglês Financial Times o banco mais sustentável do mundo.

         Página 20 – Cita o personagem ganancioso (agiota) do livro O Mercador de Veneza (que eu li – de William Shakespeare).

         O Banco Real lá pelo ano 2000 resolveu resgatar a função de uma instituição financeira:   ajudar a desenvolver a sociedade.

         Já nesse tempo, cortaram o crédito a empresas ligadas à devastação das florestas da Amazonia.   O       pioneiro Barbosa do Banco Real ganhou da ONU um prêmio Campeões da Terra, este que é a maior honraria ambiental da ONU.    Fábio Barbosa usava sempre a frase:   “É preciso dar certo, fazendo as coisas certas, do jeito certo”.

         O autor trabalhou no Banco Real por oito anos e parte desses anos o Real passou a ser controlado pelo Banco Santander.

         Ele, o autor, se envolve com a conferência TED que é uma referência global no compartilhamento de boas ideias capazes de mudar o mundo.

         Participou do projeto TED x Ilha Grande e outros projetos.

         Em 2013 ele fundou a Profile PR, uma Agência de relações públicas que trabalha com marcas, projetos e pessoas com visão de sustentabilidade...

         ...”o cuidado com as relações e com o planeta enquanto se faz negócios.

         Em 2013 assume o Papa Francisco.   Edward Snowden expos segredos de abusos da espionagem dos USA.  No Brasil o cenário era de insatisfação com a classe política.

         22 – Cita texto indu antigo e uns princípios.   Um deles se refere aos meios de vida.    De quanto preciso para viver bem.

         Pesquisa mostra que os que já tem um bom ganho, se acrescentar um pouco mais, faz pouca diferença no nível de satisfação em relação aos que ganham menos e tem um ganho.

         Pesquisa da NEF New Economics Foundation concluiu que, para viver bem, as pessoas precisam estar:

         1 – conectadas a outras pessoas;

         2 – em constante atividade física

         3 – ter um bom nível de curiosidade

         4 – Continuar aprendendo sempre

         5 – Doar algo para as pessoas, mesmo que seja apenas uma hora de conversa.

         Notar que nos itens acima não se fala no ganhar dinheiro em si como essencial.

         Aí ele pergunta.   Se isso não é o essencial da vida, por que alimentamos um sistema que privilegia a busca incessante de .... produtividade, eficiência, meritocracia, agilidade e velocidade?

         Cita os estudos de Karl Marx há 150 anos.     O filósofo e economista prussiano.

         “No livro O Capital Marx previu a alienação e o isolamento humano provocados pelo trabalho moderno, os impactos ao apego ao lucro, as crises cíclicas a que estaríamos expostos...”

         24 - ...”meu objetivo não é fazer um libelo contra o capitalismo, mas sim trazer uma reflexão sobre onde depositamos nossa esperança e nosso futuro.”.

         ...”poucos se conhecem,   ... há pouca relação com os vizinhos”.

         Nossos ancestrais viviam em grupos formando suas tribos para proteção, atuação conjunta na caça etc.    Hoje podemos resolver tudo “comprando” tudo e não mais nos relacionamos.

         Na história da humanidade, o primeiro ciclo de concentração de riqueza – capitalismo agrário.   Depois a Inglaterra com o Mercantilismo e em seguida a Revolução Industrial.

         O capitalismo melhorou as condições de vida dos povos.   “Porém onde há luz, há sombra também”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário