Total de visualizações de página

sábado, 9 de outubro de 2021

CAP. 04/35 - fichamento - livro - HUMANOS DE NEGÓCIOS - Histórias de homens e mulheres que estão (re)humanizando o capitalismo - Autor: RODRIGO V. CUNHA - Editora Voo - 2020

 “Em 2004 o autor entrevistou os 25 mais bem sucedidos do Brasil.  Fez a seguinte pergunta:

         “- Do que você se arrepende?”.      “Uma grande parte deles lembrou, com voz grave, não ter visto seus filhos crescerem”.

         Os empresários de sucesso...  “com agenda extremamente ocupada e uma vida despersonalizada, estão trabalhando para criar as armadilhas em que nos enfiamos”.

         Jonathan Franze em seu livro “Pureza” – sobre o dilema contemporâneo:    “Ele estava tão hipnotizado por privilégios e autoestima que não percebeu que era apenas o instrumento de outra pessoa”.

         O autor diz que já está havendo um despertar para o problema.   Cita dados de 2015 em pesquisa YouGov.    Povos que acham o regime atual (capitalista) injusto:   64% dos britânicos; 55% dos norte americanos; 77% dos alemães.

         Dados do Programa da ONU para Assentamentos Humanos mostra “99% do que consumimos é jogado fora em menos de seis meses.   Boa parte disso não é reciclado – é descartado.   O planeta não aguenta mais.

         Somos ao todo hoje no mundo, 7,6 bilhões de pessoas.

         “Desde  1970, conseguimos matar 60% da vida selvagem no mundo destruindo seus habitats”.

         Tempos de pandemia do corona vírus.   Estudo do PNUD que é o Programa da ONU para o Desenvolvimento -  Em junho de 2020, entre outros dados do PNUD, 1,6 bilhão de trabalhadores informais perderam 60% do seu rendimento.

         A internet nos conecta e constatamos o exagerado consumismo.

         Essa desacelerada causada pelo covid-19 pode servir para refletirmos e possivelmente ajustarmos o ritmo e rota de vida.

         “Depois da noite escura, sempre vem o amanhecer”.

         Hoje em dia há muitos inconformados “infiltrados no sistema”, transformando-o literalmente...

         Listei pessoas, depois fiz contatos com elas e muitas eu não conhecia.  “Também não tentei, em nenhum momento, impor minha ideia aos entrevistados ou provar uma tese.    Queria ouvi-los e conhecer suas histórias de vida...

         O autor passou dois anos nos contatos e entrevistas.    Ele os chamou de Humanos de Negócios...   “são lideres que redesenham o futuro, criando uma nova narrativa de sucesso”.    São os lideres que precisamos para o futuro de um capitalismo com alma, consciente.

         Futuro menos predador; mais humano.

         Dia 1 de agosto é o Dia da Pachamama, a Mãe Terra.

         Ele cita o dia da Sobrecarga da Terra, controle feito pela Global Footprint Network que indica como estamos integrando e consumindo os recursos do planeta.

         No Japão já criaram um nome, o Karoshi, que em tradução literal significa “morte por excesso de trabalho”.

         Citou um Zen Budista, autor do livro Medo.   É o Mestre Zen Thich Nhat Hanh.

         Em maio de 2019 houve uma reunião de trinta (Re) Humans, abreviatura para Regenerative Humans   ... preocupados para além de manter o que já temos, buscar meios de reconstruir o que destruímos do planeta.

         Quem são esses Humanos?      ...”resgatar o verdadeiro espírito do trabalho:   Servir às pessoas, e não ao capital”.

         ... lideres que.... “escolheram, após muita angústia e dúvida, escutar a voz interna, desviar da manada e seguir o caminho que consideravam mais importante para si.   Às vezes, contra tudo e todos”.

         São líderes com intenso senso de justiça, resiliência, ética, idealismo, empatia e compaixão, com capacidade de inovação e comunicação.    HuNe Humanos de Negócios ou ReHu (Re)Humans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário