Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2022

CAP. 03/3 - fichamento do livro - A MESA VOADORA - Crônicas de viagem, restaurantes e humor - Autor: LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

capítulo final 3/3

 

         Chineses – tempos do presidente Chu Em-lai.  Não sabe se ele era um bom garfo, aliás, lá eles usam comer com pauzinhos no lugar do garfo.   E parece estranho dizer se ele seria ou não um “bom palito”.

         Comilança entre italianos.   “A cozinha italiana é um pretexto para reunir a família e falar com a boca cheia”.

         Em Paris – num restaurante, pediu ostras.    O garçon ficou bravo com a falta de detalhes no pedido.  Havia no cardápio descritos dezessete tipos de ostras...  diferentes tamanhos, origens e seguia uma lista.

         Já em Buenos Aires – A cerveja mais popular é a Quilmes Imperial.

         No Rio de Janeiro, diz que os melhores restaurantes (e não tão caros) estão no centro e não na badalada zona sul.   Destacou a bacalhoada do Restaurante Tupan   (anos 80...).   Bacalhau na brasa ao alho e óleo.

         Elogio à paella feita por Dona Maria, a cozinheira da família dele.   Prato feito para a família e convidados.   Ela fez no rumo que achou melhor e ficou excelente.   Era a primeira paella que ela fazia.

         “Fez tudo de ouvido e acertou em cheio – um feito mais ou menos equivalente a você e eu aterrissarmos um Boeing 727 com perfeição seguindo instruções da torre”.

         Na virada do milênio e o autor viajando de trem pelos subúrbios de NY.  Trens velhos e falhas até no ar condicionado.  Eventuais atrasos.

         No leste, região de NY, escassez de água.   Autoridades prevendo que vai piorar e sugerem às indústrias locais que mudem para outras regiões com mais água.    Apesar de tudo, NY lotada.  Não sendo a capital do país, é a capital da moda, das comunicações e das finanças dos USA.

         Para incrementar o turismo, há tempos, lançaram a campanha com a frase:  I love NY.    O autor disse que a frase vale mais para os turistas que visitam a cidade que tem virtudes e problemas.   Que o povo residente em NY poderia dizer:  “Eu amo NY – apesar de tudo”.

         O autor e a cozinha.   “A única parte  de qualquer receita de comida que me interessa é a última, aquela que  acompanha depois do “leve à mesa”.   Eu só entro na cozinha para abrir a geladeira.

                   Fim da leitura dia 28-03-2022 

Nenhum comentário:

Postar um comentário