Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2022

CAP. 05/09 - fichamento - livro - HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA - autor: Historiador francês PIERRE CHAUNU - edição 1971

capítulo 05/09

          Em 1820 eclode na Espanha a Revolução Liberal que fragiliza o país inclusive na defesa das suas colônias.

         “A Assembleia Constituinte que se reúne em Cucuta (Venezuela) em 1821 dá ao país uma Constituição radicalmente democrática que não só suprime a Inquisição como também, e contrariamente às sugestões de Bolivar, a presidência vitalícia e a ditadura militar”.

         No Sul da América age pela independência San Martin.   Ações em 1816 e segue ao Chile com suas tropas e conquista a independência em 1817.

         Resta o Peru  a ser independente.    No Peru teve a forte ajuda do aparato do experiente inglês Lorde Cochrane.   Vasta experiência inclusive na Marinha.    Aliados San Martin e Lorde Cochrane e suas forças militares, tomam o poder no Peru em 1821.

         Mais adiante os espanhóis retomam o Peru.   Só em 1842 os espanhóis foram derrotados naquele País.    Agora, em 1842 só faltam conquistar a independência Cuba e Porto Rico.

         A Independência do Brasil

         Chega ao porto da Bahia Dom João (fugindo de Napoleão) e sua corte, que governa em nome de Dona Maria, a Louca.   Vieram no navio Portugal com escolta de Junot.    Abrem-se os portos do Brasil para os estrangeiros.    O governo se instala no Rio de Janeiro.  Dona Maria morre em 1816 e daí Dom João passa a ser Rei de fato como Dom João VI.

         1820 – Revolução Portuguesa.   Dom João é chamado a Portugal.   Ele vai e deixa o regente, seu filho Dom Pedro.  Em 1825 Portugal, pressionado pela Inglaterra, aceita a independência do Brasil.

         A Declaração de Monroe

         Os USA deram apoio firme à independência dos países da A. Latina e assim estes ficaram “livres” da Europa, mas caem na influência mercantil e política dos USA.  

         Parte III -   Panamá – O Malogro de Bolivar

         O triunfo do desmembramento.    Em 1826 Simon Bolivar governa: Venezuela, Colômbia e Peru.   Houve a tentativa de unir os antigos vice reinos num estado mas os USA e Inglaterra percebiam que essa união deixaria esse novo país muito forte.   Estas, USA e Inglaterra, que no bastidor trabalharam contra a tentativa de unificação.

         Desde a criação do estado do Panamá em 1903, são 19 os Estados (países) que ocupam a América espanhola.

         Terceira Parte – América Latina Livre?

         Sobre a mudança da colonização ibérica para a colonização ianque (americana).

         USA tinha 2.500.000 habitantes quando conquistou a independência (1776).   Já em 1920 tinha 105.000.000 de habitantes.    Já a A. Latina que tem área maior, saiu de 20.000.000 de habitantes para em 1920 chegar aos 94.000.000 de habitantes.

         Os USA receberam bem mais imigrantes europeus após a independência, comparativamente à América Latina.

         No ano de 1960 a soma das populações de USA e Canadá chegava a 195 milhões de habitantes.     A América Latina, eram 215 milhões de habitantes.

         Brasil -   Ano de 1948

         “No ano de 1948, o Brasil com nove décimos da área da Europa Ocidental, praticava a agricultura do fogo, da agricultura da enxada, onde o arado é um instrumento de luxo: desprezo pelos recursos naturais e também desprezo por mão de obra que é demasiado barata para que se pense em poupá-la”.

         Continua no capítulo 06/09 

Nenhum comentário:

Postar um comentário