Total de visualizações de página

domingo, 5 de fevereiro de 2023

CAP. 09/20 - fichamento do livro - COMO AS DEMOCRACIAS MORREM - autores professores de Harvard - STEVEN & DANIEL - edição 2018 e no BR 2021

capítulo 9/20

 

 

         Página 80 – Juan D. Peron assumiu pela primeira vez a presidência da Argentina em 1946.

         ...”A democracia é um trabalho árduo”.      ...”esquadrões de exércitos podem ser governados por ordens, democracias exigem negociações, compromissos e concessões”.

         Para os autocratas: “Para eles, freios e contrapesos são vistos como uma camisa de força”.

         Autocratas ao destruir a democracia.   Uns usam golpe, numa só cajadada.   “Com maior frequência, porém, a investida contra a democracia começa lentamente”.

         As instituições   ... “Se elas permanecem independentes, tem a capacidade de denunciar e punir abusos governamentais.”

         Em regime autocrata... “Agências de inteligência podem ser usadas para espionar críticos e descobrir material para chantagens”.   

         Na Hungria em 2010 Viktor Orbán aparelhou as instituições com seus partidários para agir com impunidade.

         Peru – O conselheiro de inteligência de Fujimori espionou, gravou atos e falas dos oponentes, inclusive juízes, usando suborno inclusive.

         Coletou materiais para cooptar ou chantagear adversários.

         Fujimori comprou juízes às escondidas.

         “Juizes incorruptíveis podem ser visados para impeachment”

         Fujimori tentou conseguir na Suprema Corte um terceiro mandato, contra a Constituição.

         Na Hungria, Orbán aumentou o número de juízes para poder indicar vários que fossem seus aliados e assim ter a Justiça sob seu controle.

         Na Venezuela Chavez mudou a Constituição através de uma Assembleia Constituinte, alterou a Suprema Corte, ampliou o número de juízes e aparelhou a nova corte.

         Assim governou sem ser incomodado.   Fez isso em 2004 e governou os nove anos seguintes sem resistência.    “A maneira mais fácil de lidar com oponentes potenciais é compra-los”.

         Fujimori, via Montesinos, “comprou” (subornou) emissoras de TV para estas fazerem o jogo dele.   Este livro cita emissoras e valores pagos.

         Página 86 -  O jornal equatoriano El Universo foi em 2011 processado pelo presidente Rafael Correa.  O jornal, antes da punição, em editorial tinha chamado Correa de ditador.

         Em julho de 2000, Putin com menos de três meses como presidente russo, convocou 21 empresários mais ricos do país e demonstrou que não iria incomodá-los, na condição de que eles ficassem longe da política.    Um bilionário russo não seguiu essa determinação e apoiou políticos opositores de Putin.   Esse empresário ganhou destaque e tendência de concorrer contra Putin nas eleições.   Putin colocou o fisco contra o empresário e este ficou preso quase uma década.

         “Por fim, autocratas eleitos com frequência tentam silenciar figuras culturais – artistas, intelectuais, estrelas pop, atletas – cuja popularidade ou postura moral faça deles uma ameaça”.     (vimos esse filme no Brasil...)_

         Comumente autocratas usam a estratégia de tentar cooptar figuras culturais para ao menos não tê-las como opositores.

         Os autocratas tendem a fazer reformas na Constituição para flexibilizar o poder de ação deles.

         Página 91 -   No passado os americanos criaram muitos tipos de empecilhos para evitar que os negros votassem.   A Lei das Sete Urnas, de 1882, criou um sistema no qual se cobrava taxa para quem quisesse votar e se exigia alfabetização, também no sentido de barrar os negros.

         “ A participação negra que tinha alcançado na Carolina do Sul em 1876, 96% dos negros, caiu para 11% em 1898.”

         Naquele tempo os negros votavam majoritariamente no Partido Republicano.    Leis iam sendo criadas par barrar o voto do negro.

         “O comparecimento negro no Sul dos USA caiu de 60% em 1880 para apenas 2% em 1912.”

         Nas Filipinas, Ferdinand Marcos governou por dois mandatos e a Constituição barrava um terceiro mandato.  Ele ficou esperando uma oportunidade...   houve suspeitos ataques a bombas na capital Manila e ele aproveitou para implantar a Lei Marcial e suspendeu a Constituição.

         Culpou o risco do comunismo para virar ditador.   Assim governou mais quatorze anos.

 

         Continua no capítulo 10/20 

Nenhum comentário:

Postar um comentário