Total de visualizações de página

domingo, 25 de dezembro de 2016

PARTE FINAL - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS - CURITIBA - PR. 05 A 07-12-2016

     PARTE FINAL – (OITAVA)  SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS – CURITIBA PR   05 A 07-12-2016

     15ª Palestra -  Usos da Água e o  Reuso
      Palestrante:  Msc. Pedro Luiz Prado Franco – Engenheiro Agrônomo – Professor na PUC/PR e atuação na Sanepar/ABES
     Focando o meio urbano e a disponibilidade hídrica.    Planeta, dados da UNESCO de 2009.
     Disponibilidade total de água para uso:   43.000 km3/ano
     Vazão retirada para os diversos usos:      3.800 km3/ano    (9% do disponível)     A questão maior é a logística.   Comumente a água não está disponível próximo do local onde há demanda.
     Uns dados comparativos tabulados de Disponibilidade de água:
     Brasil ....................................... 31.000 m3/habitante/ano
     Paraná.....................................  13.000   “
     MT........................................... 237.000    “
     Região do Alto Iguaçu
     (Metropolitana de Curitiba)....        501    m3/habitante/ano
     Grande São Paulo.....................      133         “
     Israel.........................................      170        “
     No geral, no Brasil a pessoa vê os rios urbanos como um incômodo.    O rio deveria ser visto como infraestrutura natural das cidades.
     Reúso da água.     O N e o P   (nitrogênio e fósforo)  representam custo para as estações de tratamento de esgoto.     Por outro lado, para fins de irrigação de certas lavouras, esses elementos são nutrientes importantes para os vegetais.  
     Reúso – premissas da Unesco  (órgão da ONU)   - uma delas é que a população envolvida aceite o reuso como prática.      (fala de 20 minutos – o tempo usual no certame era de 45 minutos)
     Encaixaram nesta pauta a fala do Marcelo Munareto que responde pela Secretaria Municipal de Agricultura de Curitiba.   Tema:
     Segurança Alimentar como Princípio para a Sustentabilidade Ambiental
     SMAB   Secretaria Municipal de Abastecimento (de Curitiba).    (fone da SMAB   3350.3801)  Esta capital tem uma secretaria do ramo há 30 anos.    Atualmente esta está tocando 20 programas.   Um deles é o Programa Câmbio Verde -   trocar verduras e legumes de produção local por recicláveis para beneficiar pessoas carentes.    Há na cidade 100 pontos de distribuição/troca de verduras e legumes por recicláveis.
     Tem num programa  1 Feira de Produtos Orgânicos nas dependências do Mercado Municipal da cidade.       Anexo a esta, tem espaço para cursos e palestras.
     No Programa de agricultura urbana eles tem cadastradas 1.185 pessoas.     
     O Secretário inscreveu o Programa num evento do C 40 que envolve um grupo de 40 cidades de grande porte do mundo todo que apoiam iniciativas do gênero com um viés ambiental e de inclusão social.      Nestes dias (dezembro-2016) nosso programa foi premiado lá na Cidade do México num conclave da  C 40.   (Eram 40 cidades e na atualidade com as novas adesões são ao redor de 90).     EAT C 40 cities Bioversity International.       O C 40 foi criado em Estocolmo.     Atualmente é a prefeita de Paris que está presidindo o C 40.
     Os 20 programas aqui da Secretaria de Agricultura e Abastecimento municipal de Curitiba- Paraná, foram acessados em 2015 por 15,5 milhões de vezes pelas pessoas.
     LOSAN  Lei orgânica de segurança alimentar e nutricional.    Alguns pressupostos:  Acesso, qualidade dos produtos oferecidos, ...  sustentabilidade.
     Programa Curitiba Mais Nutrição – fez explanação com apoio de vídeo.
     Pacto de Milão (Itália).    Envolve 117 cidades do mundo.    Milan Urban Food Policy Pact
     A soma dessas 117 cidades perfaz 400 milhões de pessoas.     Busca acesso aos alimentos, sustentabilidade ambiental, etc.
     O secretário colocou o slogam atual da Secretaria dele:    “Curitiba vai além e pode mais”.       Produtos locais e regionais tem menos dispêndio de energia e custo e é menos danoso ao meio ambiente.   Menor emissão de GEE.      Produção Sazonal  -  produzir na melhor época do ano, assim produzindo com menos pragas, menos doenças e menor uso de agrotóxicos.
     A UTFPr ajuda a prefeitura de Curitiba nesses programas que envolvem agricultura urbana.    Havia no passado também criação de pequenos animais mas por lei essa atividade foi vedada na zona urbana local.     Passaram a apoiar esse tipo de atividade no Campus de Palmeira – PR.   Lá há sobra de alimentos orgânicos no abastecimento local e eles trazem o excedente para comercialização aqui em Curitiba). Os produtos são vendidos em cestas e há contato na UTFPr de Curitiba.    Apoio em produção orgânica.
     Com esta palestra, fica encerrada a série de anotações do Seminário que durou três dias.             ABES – PR      (quem promoveu o Evento)
     OBS – Se puder dar algum feed back sobre a forma de anotação, será útil e incentiva este tipo de esforço.    Grato.   
               www.resenhaorlando.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Quem leu e achou que o texto contribui para a causa da defesa do meio ambiente e queira deixar algum comentário, fique à vontade. No caso, sempre será um incentivo a mais para que este blogueiro continue buscando novos assuntos de interesse da cidadania e possa compartilhar com os leitores daqui e de fora do Brasil, como já tem ocorrido. Abraço do Eng.Agr. Orlando Lisboa de Almeida orlando_lisboa@terra.com.br

    ResponderExcluir