Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

CAP. 4/4 - fichamento do livro de ficção - AMORES HOSTIS - autora: VIRGINIA KLEEMANN

 

Etapa final do fichamento...

 

         Desencanto...   “minha ilusão de romântica desajeitada, mas que não perde a pose e a esperança”.     ...talvez minha sorte mude...   e acalmo meu coração”.

         ...teria meu dia ‘concertado’.        ... distraída, não percebi a moça chegando devagar.     ... seu delicado perfume, depois pela melodia da sua voz.   “descobri que sou a favor de apostas novas.

         Episódio seguinte...

         Sentada no muro.   “A tristeza não esgota.   Preciso dela para me punir das culpas.    Calejar meu coração se tornou obrigação...

         Projetos...   “Não seguiria adiante sem me submeter a certos deslizes.  Não me submeti.       ... não tenho ânimo; não aposto na tentativa de diluir minha tristeza”.

 

         Outro episódio...

         ... consertos de roupas... ou concerto de roupas...   Costureira com nome (Tereza) aconselha a cliente.     “Conselhos generosos que eu fingia praticar.     ... meu respeito por essa senhora me proíbe de magoa-la.

...

         Me sinto Tereza Cansada de Guerra.      ... rebelde desde muito cedo, quebrava regras, me achando um espírito à frente.

         ... complicado aprender a vida quando falta amor, orientação e cumplicidades.

         ... olhares de êxtases compartilhados.     ... ingenuidade...

         Quando um raio assim cai, não tem outro que desfaz o estrago.    ... um raio de raiva me consome lenta e perigosa.

         Viver acompanhada da solidão me deu um prazer egoísta que apaziguou inquietações.    “Escolho as esquinas que quero atravessar.

         As guerras, ... as matei de vez.

        

Outro episódio

         ... estou pronta para o encontro marcado com as recordações.   Recordação de infância.    “Era incômodo me sentir deslocada no tempo”.

...

         Outro episódio

        

         Epígrafe:     “O mundo das desilusões não muda e não se supera pelas décadas que passaram”.

         Par de olhos estranhos.                         The End.      

         Leitura em outubro de 2023  

 

         (gratidão deste “resenhista” amador que não segue uma metodologia.   Gratidão aos que tem acompanhado as resenhas no meu blog amador e no Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário