Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Cap. 5/5 - final - Fichamento do Ensaio ESQUERDA & DIREITA: Perspectivas para a liberdade - Autor: MURRAY ROTHBARD

 capítulo 5/5  (final)                resenha de novembro de 2023

 

         ... “E a educação, sob um disfarce ‘democrático´, tem se tornado um adestramento das massas com técnicas de adaptação à tarefa de ser uma peça na engrenagem da grande máquina burocrática”.

         ...”Republicanos e democratas continuam dividindo a tarefa de formar e apoiar esse estado de coisas...”   No que chamam de Metooism:  política de democratas e republicanos adotarem as mesmas práticas políticas dos concorrentes.  (inclusive em relação às guerras).

         ...” a velha ordem do despotismo, do feudalismo, da teocracia e do militarismo dominou, de uma maneira ou de outra, todas as civilizações humanas até o Ocidente do século XVIII, devemos ter ainda mais otimismo com relação ao homem e ao que ele pode fazer”.

         ...” apesar das recaídas reacionárias para o estatismo, o mundo moderno se mantém num nível muito superior ao que foi no passado”.

         ...”o desejo ardente pela liberdade, por terra para os camponeses, pela paz entre as nações e talvez acima de tudo, pela mobilidade social e pelo aumento do padrão de vida, que só podem ser dados pela civilização industrial”.

         “Só a liberdade e o livre mercado podem organizar e manter um sistema industrial...”      (observação prática do leitor:   A China tem outra forma de ser e de proceder que contraria essa fala e vem crescendo a economia e praticamente erradicando a pobreza).

         Dos livros que tenho lido, o de Thomas Piketty, economista que se declara não socialista, em seu livro O Capital no Século XXI coloca o resultado de quinze anos de pesquisa sobre três séculos da geração e distribuição de riqueza pelo mundo.   Mostra que o capitalismo gerou bastante riqueza mas tem agravado o problema de distribuição de renda.   Esse é um gargalo do qual o capitalismo não tem conseguido solução.   O autor projeta possíveis rumos de economia livre mas que tenha mecanismo que faça com que a distribuição da renda seja mais adequada para reduzir a miséria.

         Voltando ao Ensaio...    “em caso de estatismo...   “grandes desvios causam crise e colapso econômico.   Esta crise do estatismo se torna particularmente dramática e aguda em uma sociedade totalmente socialista”.

(diz isso em 1965 -  A China tem provado que esse conceito é questionável.

Inclusive a antiga URSS sob o regime socialista saiu praticamente da era medieval para a potência econômica e militar do século XX ao ponto de criar a polarização contra os USA.   Deixou de ser socialista nos anos 90.

         Ludwig von Mises que inclusive inspirou a criação do Instituto Mises, era um austríaco dedicado à Economia.   Era de uma corrente influente de economistas da chamada Escola Austríaca.

         Voltando ao ensaio em si:    ...”É verdade que os USA estão fazendo de tudo para deter o processo revolucionário que um dia livrou o país e a Europa ocidental dos grilhões da velha ordem, mas fica cada vez mais claro que até a força armada mais avassaladora não consegue suprimir o desejo das massas de entrar no mundo moderno”.

         Nos USA...  “existe uma efervescência crescente  (base 1965) e inspiradora entre os jovens americanos contra os grilhões da burocracia centralizada, a educação uniformizante de massas e a brutalidade e opressão perpetrados pelos lacaios do Estado”.

         Pelo lado positivo, o autor destaca para os USA:   “a manutenção de nível substancial de liberdade de expressão e formas de democracia”.

         A busca pela liberdade na ótica liberal.     “A questão não é simples, porque os libertários não enfrentam apenas um problema de educação, mas também de poder, e é uma lei da história que a classe dominante nunca abriu mão do poder voluntariamente”.

         No caso dos USA o autor indica... “   Que as palavras inspiradoras de Randolph Bourne também sirvam para guiar o espírito de liberdade.    A juventude é a encarnação da razão em oposição à rigidez da tradição.   Ela seria parte do caminho para se conquistar a liberdade.”

         “Ela, a juventude, tira os esqueletos do armário e insiste em que se deve explica-los.   Não é à toa que a geração mais velha teme e desconfia dos mais jovens”.

         “Nossos velhos estão sempre otimistas com o presente, pessimistas com o futuro; os jovens são pessimistas com relação ao presente e tem uma esperança gloriosa com o futuro.   É essa esperança a alavanca para o progresso.”

         “O segredo da vida é então que nunca se deve perder esse belo espírito de jovem”.                          FIM.


OBS:   Os acessos ao blog amador aqui estão bastante animadores.   São ao redor de 1.500 acessos por mês nestes tempos.    O blog tem nove anos e está com ao redor de 160.000 acessos.   Ao longo do tempo, ao redor de 85% dos acessos tem ocorrido nos USA.    Agradecimento a todos os que tem prestigiado o blog que é amador e sem fins lucrativos.                      resenhaorlando@gmail.com.br      zap 41 999172552

Toda manifestação será bem-vinda sempre.    Engenheiro Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida - Curitiba - Paraná - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário