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sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

CAP. 09/20 - fichamento - livro - COMO CONVERSAR COM UM FASCISTA - Autora: Doutora em Filosofia MÁRCIA TIBURI

 CAP 09/20                dezembro de 2020

         O desejo autoritário é sempre delirante.   A autora cita Hitler como um dos exemplos.   No nazismo todos deliravam estética e politicamente.  Nossa propaganda (incluso o jornalismo de hoje) muito tem em comum com o fascismo e destrói a democracia.    O fascista está para a democracia assim como o pedófilo está para a criança.

         A mulher de Goebbels, o chefe da propaganda nazista, queixava-se que eles nunca faziam sexo...   (ao contrário, praticava o ódio ao invés do amor)

         74 – Item 20 – Neofundamentalismo

         O que se acha dono da verdade, o guardião e que pode aparecer em campos como religião, ateus, na vida acadêmica, na moral, na ciência e até no futebol.    Seria uma espécie de Neossofista se ele usasse argumentos.  Mas o neofundamentalista cultua a mais bruta ignorância, a que despreza o conhecimento.   Com o neofundamentalista não há dialogo.   Ele não parte de um dogma porque ele não parte de uma verdade, mas de um acordo prévio com a ignorância elevada a método de dominação cultural.

         Em busca de afetos efeitos.  Dinheiro, audiência, votos.   Em essência, poder.

         76 – Crença útil.  

         77 – Item 22 – A Violência e os Meios de Comunicação

         A agressividade verbal é uma forma conhecida de violência simbólica.  Fofoca e difamação também fazem parte dessa violência...

         “Falar é fazer mas pensamos pouco nesse fato.   Temos ouvido e visto jornalistas com amplo espaço na TV falar de modo agressivo e irresponsável em gestos de claro fomento ao ódio”.

         ... plataformas como Facebook – onde qualquer um se faz de “formador de opinião” – que estremecem os limites do privado e do público.    “Ali, o que se diria em escala privada é dito em escala pública com a leviandade de quem pensa não estar sendo visto”.    Xingar, caluniar, espancar, matar.     “Mas há uma  continuidade entre os atos de fala a as violências físicas, porque nossos atos são efeito do que pensamos”.   Nossos atos de fala provocam efeitos subjetivos e objetivos.

         ... Brasil dos últimos tempos nos conformam com uma sociedade que não se preocupa com a própria violência.   Os meios de comunicação são parte do problema.

         Página 79 – Item 23 – Linchamento – Cumplicidade e Assassinato.

         “A ação não admite dúvida nem reflexão, por isso, que pode fica quieto”. Crime sempre hediondo, o linchamento.    “Não há desconfiança no processo, só há “verdade”.   A consequência é que cada um se sente autorizado a matar.   Mas nunca sozinho, sempre com a ajuda de alguém.

         Assim consegue também sentir-se irresponsável por seu ato.

         Sem pensar, matar é um ato cada vez mais fácil.

         81 – Item 24 – Prepotência –

         84 – Em nome da  Angústia – Uma Meditação sobre a Morte

         84 – O filósofo Epícuro:   “Não conhecemos a morte porque, quando ela chega, já não estamos presentes”.

         Lidar com a angústia.  “A angústia tem algo a nos ensinar:  que não precisamos nos matar e que não devemos matar os outros”.

         “Pensar na morte pega mal na era da felicidade banal típica desses tempos em que toda angústia é evitada”.

         Item 25 – Vida Como Categoria Política

         ... relação simbólica com o outro.    “Aquele que não reconhece a alteridade está morto.  Ora, quem está politicamente morto está morto”.

         27 – Histeria de Massas.    A TV com seus publicitários tem prática em “vender” a felicidade e também o ódio.   Um para vender produtos dos anunciantes e o ódio para arrastar as massas para as ruas inclusive.

         Próximo capítulo 10/20

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

CAP. 08/20 - fichamento - livro - COMO CONVERSAR COM UM FASCISTA - Autora: Doutora MÁRCIA TIBURI

 CAP 08/20                    novembro de 2020

         Página 60 – Consumismo da linguagem: o rebaixamento dos discursos

         Uma mistura de opiniões sobre fatos e pontos de vista num turbilhão que são repetidos tantas vezes que passam a circular como se verdade fossem.  Tudo sem responsabilidade ética nem legal.

         “A histeria, a gritaria,  as falácias e os falsos argumentos fazem muito sucesso, são livremente imitados e soam como absurdos apenas a quem se nega a comprar a lógica da distorção em alta no mercado da linguagem”.

         “A lógica da distorção é própria ao consumismo da linguagem”... produz vítimas...

         “O processo das brigas entre partidários, candidatos, ou desafetos em geral, é inútil do ponto de vista dos avanços políticos e sociais, mas não é inútil a quem deseja apenas o envenenamento e a destruição social”.

         Pode ser usado para derrubar um governo...

         Vítimas.    ...”somos testemunhas de um processo crescente de banalização da condição de vítima”.

         Religião e arte.    “O conteúdo de verdade de uma obra de arte se mede pelo seu impacto  nas mentalidades.   A obra de arte sempre fala para além do seu tempo, em geral surdo para o que ela realmente quer dizer”.

         “Os brancos não podem sofrer por `racismo reverso` porque o racismo é uma ideologia branca inventada para submeter populações negras”.

         Com o racismo... que garante até hoje o estrutural privilégio branco”.

         66 -  Item 17 – Democracia e Autoritarismo

         Muitos não tem noção do que é democracia.   “Muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos”.

         Sabemos o que é democracia?   É provável que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto.  O questionamento é uma prática, mas é também qualidade do conhecimento.  É a virtude do conhecimento.

 

         Nos perguntar:   “sair do nível dogmático (do é assim porque é assim, digamos) para o nível reflexivo”. (o parêntesis ali foi do leitor)

         “Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação, para o questionamento é o segredo da inteligência humana, seja ela cognitiva, moral ou política”.

         67 – “O conhecimento que surge do encontro das diferenças é o conhecimento verdadeiro”.  Ele precisa do diálogo.    Quando há ódio... o ódio é justamente o que acaba com a chance do pensamento e do discernimento.

         68 – Item 18 – Flerte Antidemocrático

         Ir para movimentos de rua, passeatas, só se for para reivindicar itens para o bem coletivo.   Se for para bens do puro interesse, não é um gesto democrático.

         ... o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do jogo ao qual ele aderiu... o jogo da democracia.

         “É fácil ser autoritário.  Basta parar de pensar e começar a gritar as verdades prontas que nos são vendidas todos os dias.”

         70 – Item 19 – Sobre o Desejo de Democracia

         “A democracia é um regime político e uma prática de governo, mas é também um ritual diário – como estar em festa no mundo com o que há de mais simples – que precisamos praticar em família e no trabalho, na casa, na rua, no mundo virtual (redes sociais...).”    A democracia é sempre alegre.

         “O que o eu autoritário – o mimado – quer é impor-se como centro do mundo”.

 

         Continua no capítulo 09/20   (cada dia, um)

 

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

CAP. 07/20 - fichamento - livro - COMO CONVERSAR COM UM FASCISTA - Autora: Doutora em Filosofia - MÁRCIA TIBURI

 CAP. 07/20                   novembro de 2020

         As multidões são políticas e as massas são antipolíticas.   A multidão é a união de singularidades, a massa , a reunião das individualidades.

         A massa é manipulável, a multidão, não.    A massa é autoritária, a multidão é emancipada.   A massa precisa de um líder que a conduza.

         Passeatas no mundo a partir de 2011.  Povo na rua.    No Brasil, a partir de 2013.  Pode haver multidão e massa até misturadas.

         Em 2015 em São Paulo capital, se viu manifestações fascistas nas ruas.

         A manifestação antipolítica depende de líderes manipuladores (deputados, torturadores, apresentadores de TV, falsos pastores, pseudojornalistas).

         Os meios de comunicação tem um papel fundamental nessa manipulação de massas.    ... propaganda disfarçada de jornalismo.

Não consegue esconder seu fascismo... cai na armadilha antipolítica muitas vezes pensando que se tornou o mais politizado dos cidadãos  (a turma da camiseta verde-amarela...)

         53 -  Item 12 – O Analfabeto Político é Antipolítico

         Cita o MBL Movimento Brasil Livre (da corrupção...).   Seus puxadores de gente pra rua se diziam apolíticos, apartidários....

         O filósofo Theodor Adorno lançou o famoso texto “Educação após Auschwitz” (que foi um campo de concentração), publicado em 1969.  

         Agora, a autora falando do analfabeto político e incluindo a turminha do MBL.    .... de quem foi manipulado desde cedo e não teve chance de pensar de modo autocrítico porque sua formação foi, no sentido político, “de-formação”, a interrupção da capacidade de pensar, de refletir, de discernir.

         Jovens manipulados, usados pela indústria cultural da antipolítica levados a agir por empresários e patrocinadores, saberão o que dizem?

         Essa manipulação implica a morte da esperança no futuro simbolizada por jovens e crianças.  (mutila toda uma geração)

         ... manipulação.... elege entre os pobres, pessoas como Fernando Holliday do MBL a heróis fascistas manipulando a opinião pública...

         55 – Item 13 – Democracia:  A palavra mágica.

         A autora faz um paralelo à reação contra quem tenta questionar “Deus”, que pode ser chamado de herege e quem questiona o capitalismo, que já é taxado de cara de comunista.

         “No esquema discursivo do capitalismo a estigmatização protege da crítica.   O discurso é a arma de proteção do capitalismo”.    Dogmas.   “O capitalismo é um sistema de verdades , assim como o é a religião”.

         57 – A Partilha da Miséria

         O sistema só admite partilhar a miséria.   O capitalismo acusa a crítica de ser antidemocrática, pois ele faz parecer que o monopólio da democracia é seu.

         58 – Item 15 – Distorcer é Poder.   Não há discurso proferido sem as consequências de seus efeitos. Sabendo disso, constantemente ocultamos nossos interesses no que dizemos.    O neurótico e o distorcer fatos.

         “Ele quer provar algo sobre si mesmo e o outro lhe serve como caminho para a prova”.   O outro é manipulado no ato  da manipulação do argumento.

         FALÁCIA – uma espécie de drible argumentativo.   Pela inversão basta colocar uma coisa no lugar de outra.   Por esse meio, comumente se coloca a vítima como culpada e o culpado como vítima.  

         Vemos essa lógica na culpabilização da vítima e vitimização do culpado.    Caso bem recente:   O negro espancado até a morte no saguão do Supermercado Carrefour em Porto Alegre.

         A inversão é uma tática e é uma desonestidade consciente.  Na esfera pública quem assim age é um canalha.     A posição do canalha é sempre burra, e fácil de desvendar.   “Mas vivemos no império da canalhice onde a burrice, tanto como categoria cognitiva quanto moral, venceu.   Desvendá-la não tem mais muito valor.   Ela se transformou no todo do poder.

             Continua no capítulo 08/20

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

CAP 06/20 - fichamento - livro - COMO CONVERSAR COM UM FASCISTA - Autora: Doutora em Filosofia - MÁRCIA TIBURI

 CAP 06/20     -   novembro de 2020

         Como se contrapor?  Chamarei aqui de postura do guerreiro sutil , aquele que assume uma espécie de “guerrilha” cuidadosa e delicada e desafia o poder desde sua interioridade, desde o seu núcleo duro, para desmontá-lo radicalmente.

         O diálogo, em todos os seus níveis, é indesejado nos sistemas autoritários

         Se as mídias são construídas em casos, para evitar o diálogo...  é preciso criar outras mídias...   contrapor... que sejam capazes de instaurar processos dialógicos em sociedade.       (a mídia alternativa Brasil de Fato que conta com jornal impresso distribuído em lugares públicos e também presente na web está dentro desse conceito)

         Quem luta por direitos sabe que conversar com personalidades enrijecidas é impossível.   Um exemplo é o dos movimentos que lutam pelo acesso à terra agrícola e que tem contraposição dos latifundiários.

         O diálogo como hábito nos é roubado diariamente.

         Da possibilidade de perfurar a blindagem fascista por meio do diálogo depende a nossa sobrevivência como cidadãos.

         ...mas o diálogo em si mesmo é um desafio.                   

         Estratégia Teórico-Prática  -  esse desafio em tres tempos.

         1 – O tempo do outro como tempo de assombro...   aquele que ameaça.... a minha ordem.

         2 – O tempo de abertura de si a esse assombramento... perceber-se como um outro...

         3 – O tempo interminável...  o da permanência na experiência do diálogo.

         “Insistir no ato de escutar e de falar para se fazer escutar no âmbito do encontro.    .... permanecer tentando entender e, ao mesmo tempo, oferecer o desentendimento como dúvida, como oportunidade ao outro de relacionar-se com a diferença”.

         Em todos os sentidos, o diálogo é resistência.   A escuta exige resistência física e emocional .

         A diferença entre discurso e diálogo importa aqui.   A pergunta existe para abrir a si próprio e abrir o outro.  Nesse sentido, o diálogo é aventura no desconhecido.

         48 – Item 10 – Abertura

         ... abertura ao outro.   A abertura é própria da mentalidade democrática.   Como fazer para me abrir ao outro?    Como fazer para que o outro possa estar aberto à minha própria alteridade?

         Atos de fala.  Precisam ser atos de discernimento, não atos de julgamento.  

         Sabemos que nossos povos nativos eram e são abertos ao outro, assim como sabemos que os colonizadores não eram; ninguém que viva na lógica da avareza típica do capitalismo ideológico está aberto ao outro.

         Sabemos que os machistas e sexistas, que os exploradores e manipuladores em geral também não são abertos ao outro.

         O fascismo produz opressão de um lado, e de outro seduz para a forma autoritária de viver, garantindo aos que vivem escravizados de pensamento, ação e afeto, que o mundo está bem como está.    A depressão contemporânea tem tudo a ver com esse modo de ser.

         51 – Item 11 – Indústria Cultural da Antipolítica – O caráter manipulador.

         POLÍTICA é a capacidade humana de criar laços comuns em nome da boa convivência entre todos, o que requer defesa de direitos para todos e respeito por cada um.

         Bem comum; bem coletivo.    O comum une, enquanto o coletivo simplesmente reúne.  A união é diferente da simples reunião.

         As multidões são políticas e as massas são antipolíticas.   A multidão é a união de singularidades, a massa , a reunião das individualidades.

         A massa é manipulável, a multidão, não.    A massa é autoritária, a multidão é emancipada.   A massa precisa de um líder que a conduza.

                   Continua no capítulo 7/20

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

CAP. 05/20 - fichamento - livro - COMO CONVERSAR COM UM FASCISTA - Autora - Filósofa MÁRCIA TIBURI

CAP 05/20           - leitura novembro de 2020

         Precisaríamos pensar mais, isto é certo, mas vivemos no vazio do pensamento ao qual podemos acrescentar o vazio da ação e o vazio do sentimento.     O vazio é o novo ethos de nossa época.

         O treino para o amor ou para o ódio se dá pela repetição dos discursos.  É preciso repetir, e aderir, copiar e imitar.

         Repetir o que se diz na televisão e nos meios de comunicação. Caminho para a alienação:   “compartilhar” sem ao menos ler e analisar.

         A fuga do pensamento produz o seu vazio.  É um vazio cheio de falas prontas.  Cheio de propaganda que impede o nascimento do livre pensamento.     

... diálogo.    “Política é  produção simbólica.  É sinônimo de democracia se a pensarmos como laço amoroso entre pessoas que podem falar e se escutar não porque sejam iguais, mas porque deixaram de lado suas carapaças de ódio e quebraram o muro de cimento onde suas subjetividades estão enterradas.

         O diálogo não é uma salvação, mas um experimento ao qual vale a pena somar esforços se o projeto político for coletivo.

         Então precisamos começar a conversar de outro modo, mesmo que pareça impossível.  

         33 – Item 7 – Um desafio Teórico-Prático

         O autoritarismo... um modo de vida elaborado em termos de um estilo de viver destrutivo e acobertador da sua destruição.    Um pensar autoritário que combate a liberdade e a expressividade do pensamento.

         O outro nunca está dado, ele é sempre pensado.

         41 – Item 8 – Tudo o que Não Presta

         “O enrijecimento é a prova da morte do conhecimento que se tornou cegueira ideológica”.

...........

         “Daí a impressão que temos de que uma personalidade autoritária é também burra, pois ela não consegue entender o outro e nada que esteja em seu circuito”.

         42 – Cita o discurso do deputado Federal Luiz Carlos Heinze  .... que apresentou uma imagem perfeita do pensamento autoritário que exclui o outro...   “quilombolas, índios, gays, lésbicas”  ..., representavam.... “tudo o que não presta”.   Desqualificar minorias oprimidas pelos atos capitalistas.

         Não presta para o sistema de produção e de consumo.    .... o outro é descartado e lançado à matabilidadde.  (não faria falta...)

         Se um Estado não serve ao povo, serve às elites.    .... lançar na morte os que são marcados com a imprestabilidade...    “Se a propaganda fascista...  continuar vencendo, não teremos futuro”.

         “Em que direção devemos agir diante desse estado de coisas?”

         44 – Item 9 – Experimentum Crucis

         Como conversar com um fascista?   O fascista sobrevive na animosidade.    .... quem é atacado .... não deve contentar-se com a posição de vítima.   Essa pode ser simbolicamente útil para construir direitos, mas também para destruir lutas.

         Theodor Adorno, o filósofo que desconstruiu o fascismo.    A questão da vida que não merece ser vivida está em cena.   Segundo a lógica social que está em cena nesse discurso, os “imprestáveis” devem perecer porque não deveriam sequer existir.  Se existem, são culpados e se são culpados, estão condenados.

         Como se contrapor?  Chamarei aqui de postura do guerreiro sutil , aquele que assume uma espécie de “guerrilha” cuidadosa e delicada e desafia o poder desde sua interioridade, desde o seu núcleo duro, para desmontá-lo radicalmente.

         O diálogo, em todos os seus níveis, é indesejado nos sistemas autoritários.

 

         Continua no capítulo 06/20 

domingo, 29 de novembro de 2020

CAP. 04/20 - fichamento - livro - COMO CONVERSAR COM UM FASCISTA - Autora: Doutora em Filosofia - MÁRCIA TIBURI

 CAP 04/20    - novembro de 2020

         Como se não existisse outro ponto de vista, outro desejo, outro modo de ver o mundo...

         ...” o paranoico que detém todas as verdades antes de chegar a pesquisar o que as sustenta”.    “É claro que não dialoga com ninguém porque a operação linguística que implica o outro é impossível para ele”.

         A autora e um exercício... conversar com alguém enrijecido em sua visão de mundo.   Alguém que não se dispõe a escutar.  (eu, leitor, diria – que geralmente não lê um bom livro que ajuda a questionar nossas certezas e nossas verdades sobre o outro e sobre o mundo)

         27 – Alguém que não fala para dialogar, mas apenas para mandar e dominar.   O fascismo é a forma de autoritarismo quando ele se torna radical.

         28 – O Desafio do outro, de conversar com esse outro para quem facilmente nos fechamos, eis que se propõe nas páginas que seguem.

         Aqui está o propósito do livro – o diálogo.

         ...”que possa nos afastar do fascismo em nossa própria autoconstrução”.

         2 – Como Conversar com Um Fascista.

         29 – “Genocídio indígena, o massacre racista... em uma sociedade em que está em jogo também o extermínio da política”.

         ... risco de que o ódio se torne estrutural, que venha a dar base a todas as nossas relações”.

         Talvez a destruição da política seja a verdade oculta na razão de Estado atual.   (a edição que estou lendo é de 2016).

         29 – Destruir o outro garante o fim de sujeitos de direitos e o fim do direito dos sujeitos.

         Somos seres capazes de amar e odiar. Os afetos são sempre aprendidos.

         “O fascista é impotente para o amor porque viveu experiências de ódio”.

         31 – Do autoritarismo em geral depende o capitalismo.

         32 – item 3 – Máquina de produzir fascistas – A origem e a transmissão do ódio. 

         4 – Afeto contagioso – Aquele que experimentou amor, responde com amor, aquele que experimentou o ódio responde com ódio.     .... experiência do ódio.

         “Ele surge cada vez que nos deixamos afetar por ele.   Incitação à violência...  ela é transmitida, numa de suas formas, de cima para baixo.  Líderes políticos, publicitários, meios jornalísticos (inclusive de TV)..  os que detém o discurso podem ligar a máquina incitando o ódio.

         Parar essa engrenagem só será possível para aquele que aprender que o outro mundo...  é possível.

         35 -  item 5 – Paranoia como condição social.      O amor é um horizonte de compreensão que tem em vista a real dimensão do outro...

         Se o amor é aberto ao outro e o ódio é fechado a ele.   Pensamos que o ódio é sempre algo que está no outro e esse é um engano no qual cai apenas aquela pessoa que nunca imaginou que é o outro de um outro.

         37 – item 6 – Treino para o ódio.      O autoritarismo depende da sua repetibilidade.    (me faz lembrar uma frase que é muito conhecida, de Goebbels, que era o crânio da propaganda nazista de Hitler.    Repetir uma mentira mil vezes até que ela vire verdade)

         Precisaríamos pensar mais, isto é certo, mas vivemos no vazio do pensamento ao qual podemos acrescentar o vazio da ação e o vazio do sentimento.     O vazio é o novo ethos de nossa época.

         Continua no capítulo 5/20       

sábado, 28 de novembro de 2020

CAP 03/20 - fichamento - livro - COMO CONVERSAR COM UM FASCISTA - Autora: Doutora em Filosofia - MÁRCIA TIBURI

 CAP 03/20                        novembro de 2020

         “O fascista é aquele que banaliza o mal”.   Usa uma expressão citada pela autora deste livro:  “O fascismo é a máscara mortuária do conhecimento”.     Em seguida Jean Wyllys fala de analfabetos políticos e cita como exemplo os jovens do MBL Movimento Brasil Livre.   (aqueles que se diziam apartidários e que depois viraram vereadores de SP...)

         O analfabeto político do tempo do criador do termo, Brecht, era aquele que “não ouve, não fala, não participa...”    Hoje com a tecnologia, transformações sociais, o analfabeto político mudou de forma pois está plugado e interage com o sistema mas sem senso crítico do que ocorre à sua volta.   Consome e repassa fake News etc.     O analfabeto político de hoje repete como um papagaio o que é repassado por fontes que servem interesses escusos.  Nesse sentido, os analfabetos políticos são também vítimas do sistema, agindo alienados.

         O que Brecht definia como “o pior dos bandidos”: o político vigarista, desonesto intelectualmente, corrupto e lacaio das grandes corporações.

         Portanto é preciso ter alguma compaixão pelo analfabeto político.  Daí o desafio da autora deste livro pelo diálogo.

        

         Página 23 – A Autora com a palavra.

         1 Questões preliminares: experiência política e experiência de linguagem, ou o diálogo como desafio.

         “O diálogo é uma pratica de não violência”.    A violência acontece quando o diálogo não entra em cena.  O diálogo se torna impossível quando se perde a dimensão do outro.   O outro negado sustenta o fascista em suas certezas.   O círculo é vicioso.

         “Fascista é aquela pessoa que luta contra laços sociais reais enquanto sustenta relações autoritárias, relações de dominação”.

         Como personalidade autoritária, ele luta contra o amor e as formas de prazer em geral.   Um fascista não abraça.  Ele não recebe.

         25 – “Aquilo que está nos acontecendo... as instituições, a sociedade, a cultura, o âmbito espiritual e simbólico em que nos formamos quem somos, sem que estejamos jamais prontos e acabados”.

         Importante pergunta:  O que estamos fazendo uns com os outros?

         O autoritarismo... ele é essencialmente um regime de pensamento.  Uma operação mental que, em sentido amplo, se torna paradigmática agindo sobre a ciência, a cultura e o senso comum.

         26 – A operação do pensamento autoritário é infértil e rígida, ela se basta em repetir o que está dado, pronto ou resolvido (mesmo que aparentemente).

         “O sujeito autoritário tem orgulho de seus pensamentos como se fossem verdades teológicas que somente ele detém”.

         “Toda pessoa autoritária se sente meio sacerdote de alguma coisa”.

         “A operação propriamente dita do conhecimento que se entrega à novidade do objeto é, no entanto, desnecessária.   Em outra palavras, podemos dizer que o sujeito autoritário `pergunta´ e `reponde´ a si mesmo a partir de um ponto de vista permanentemente organizado no qual, a cada momento, o outro precisa ser descartado”.

         Como se não existisse outro ponto de vista, outro desejo, outro modo de ver o mundo...

         ...” o paranoico que detém todas as verdades antes de chegar a pesquisar o que as sustenta”.    “É claro que não dialoga com ninguém porque a operação linguística que implica o outro é impossível para ele”.

                   Continua no capítulo 04/20