CAP 05/10 dezembro de 2020
Nesses
primeiros tempos, homens brancos vivendo como índios, incluindo João
Ramalho. Este, casado com a índia
Bartira, filha do cacique Tibiriçá.
São
Paulo e os índios Tupiniquins. Tribos
inimigas na região: Carijós, Tupinambás
e Tamoios. (eram rixas de séculos entre
eles)
João
Ramalho foi um grande líder entre os Tupiniquins e morreu com idade perto dos
cem anos.
57 –
João Ramalho fundou o que hoje é a cidade de Santo André. Praticavam o lucrativo comércio de índios
escravizados.
O
colégio jesuíta de São Paulo – alfabetizava índios em Tupi, em latim e ensinava
carpintaria e marcenaria aos alunos.
Por essa época, pouco antes e pouco depois,
surgiram as cidades de São Vicente, Salvador, Rio de Janeiro, Olinda, São Luis,
Ilhéus e Recife.
Para
filhos de europeus, ensino: latim,
matemática e astronomia (importante para navegação inclusive).
Índios
com apoio dos Jesuitas não eram escravizados.
Eram catequisados.
58 – Os
índios catequisados passaram a permanecer no local e ter única esposa. O primeiro agrupamento partindo de São
Paulo, foi São Vicente, distante 60 km de São Paulo.
No Rio
de Janeiro, colégio Jesuita de 1567 no Morro de São Januário.
O Padre
Nóbrega, falando de cultivo de frutas, reclama das formigas cortadeiras de
folhas (saúvas). A mandioca já era
cultivada pelos nativos daqui antes da chegada do colonizador e passa a ser
usada também na fabricação de pão, em substituição ao trigo que já era de uso
na Europa.
60 –
Nóbrega era de lágrima fácil.
Confissão, pela regra canônica não pode ter terceiro assistindo, pois é
sigilo e não comporta intérprete. Padre
e quem estava fazendo confissão tinham que se entender no que se dizia. (jesuíta e índio, no caso)
70 –
Religioso na época – tinha o poder de levar culpados à autoridade. Houve um caso de um índio que matou um
cristão. Resolveram amarrá-lo à boca de
um canhão e disparar. Pena para servir
de exemplo e inibir novas ocorrências.
Convencer também pelo medo.
Busca de conversão ao cristianismo.
Padre
Manuel da Nóbrega e o fornecimento de terras aos convertidos, o tanto que lhes
bastassem.
Ano
1580. Portugal passa a ser comandado pelo
Rei da Espanha Felipe II. Unificação
das colônias na América do Sul. Os
Jesuitas perdem a exclusividade de serem missionários no Brasil.
71 – No
início, Manuel de Nóbrega pensou que os índios não tinham religião. Tinham religião, inclusive o deus deles é
Tupã, o trovão.
Os
Jesuitas passam a comparar Deus ao Pae
Tupane.
83 – Os
jesuítas tinham chicote para auto flagelo e em caso de tentações carnais. Padre José de Anchieta - Versos na areia da
praia de Iperoig. Mais de quatro mil
versos. Poema da Virgem.
O padre
Anchieta também era de elevada cultura e deixou importante obra literária. Obra só suplantada mais adiante pelo famoso
Padre Antonio Vieira.
90 –
Anchieta veio ao Brasil com a idade de 19 anos e já padre Jesuita com noções de
Filosofia e Teologia. Dominava quatro
idiomas: latim, grego, espanhol e
português. Atuou inclusive em
Ubatuba-SP
90 –
Anchieta introduziu o Teatro no Brasil.
Também introduziu a dança do cateretê.
(que ao que eu saiba só era dançada por homens)
91 –
Tupansy – Mãe do deus Tupã. O demônio
era Anhangá. Para denominar anjo,
Anchieta ajusta o termo Kararbebê.
Anchieta recebeu o apelido de profeta voador. Aparecia rápido e de repente de um lugar a
outro.
92 – Só
pregar na língua nativa não bastava.
Tinha que também mostrar serviço.
Atender nas doenças, remédios etc.
92 – Em
1562 uma epidemia de varíola matou mais de 30.000 índios e um terço dos
moradores de aldeias Jesuitas.
93 –Chá
de casca de raiz de sassafrás para artrite.
94 –
Aplicação de sangue-sugas para controle de algumas doenças.
95 –
Prosperidade dos jesuítas na cidade do
Rio de Janeiro. Tinham a Fazenda Santa
Cruz a oeste da cidade. Plantavam com
mão de obra escrava.
95 –
Hospital erguido em 1700 era grande para a época. As propriedades dos Jesuitas tinham
infraestrutura própria como oficinas, boticas (farmácias), escolas e isto
causava desconfiança nos do poder político.
Eles tinham no RJ cerca de 60.000 cabeças de gado bovino. Já nas fazendas dos jesuítas do Nordeste, o
rebanho bovino não chegava a 20.000 cabeças.
Segue
capítulo 06/10