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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

CAP. 01/10 - fichamento - livro - O MAPEADOR DE AUSÊNCIAS - autor: o Moçambicano MIA COUTO

Capitulo 01/10                leitura - fevereiro de 2022

 

         É o terceiro livro que li do moçambicano Mia Couto.  Gosto muito dos livros dele e do seu modo de se expressar, usando frases com belas metáforas que levam à reflexão sobre a vida e o comportamento humano.

         O autor destaca que é uma obra de ficção mas a obra caminha tangenciando o país na fase das guerrilhas contra o regime imperialista de Portugal.   A principal parte do livro transcorre em 1973, no final do regime colonial e em 2019 quando o protagonista visita os locais onde tem ligações com o povo.    O autor alerta que apesar da obra ser de ficção, os personagens tem perfil muito próximo de pessoas daquela região e época.

         Curioso é que também lá em Moçambique o autor usa um termo que deveria ser corrente no tempo colonial, chamando os povos originários de índios, tal qual chamavam no Brasil.

         Diogo, o protagonista, fala do pai que era jornalista e poeta português vivendo em Moçambique com a família.   Narra fatos do massacre de 1973 perpetrado pelo Exército português contra os que lutam pela independência de Moçambique.

         Capítulo 1 – Os que falam com as sombras.        Cidade de Beira, ano de 2019.

         “A poesia não é um gênero literário, é um idioma anterior a todas as palavras”.     O protagonista é o poeta Diogo Santiago.     Voltando à terra natal, Moçambique, ele filho de portugueses.  

         “Eis a minha doença: não me restam lembranças, tenho apenas sonhos.  Sou um inventor de esquecimentos”.

         ... o poeta...    tímido e recatado, sendo vítima de uma homenagem pública”.

         A moça do cerimonial vem convidar o poeta para tomarem uma bebida.   Ele recusa.    “Não posso – sou homem de incerta idade”.

         A moça Liana ao poeta:   Sou negra.  Aprenda uma coisa:   a raça está no cabelo.

         Carta de Liana ao professor poeta Diogo Santiago.   Carta junto com documentos de uma prisão pela PIDE, a polícia secreta da repressão em Moçambique, a serviço de Portugal.

         Após a revolução, queimaram os arquivos e o avô de Liana guardou os documentos da prisão do jornalista e pai de Diogo Santiago.     Diogo quer fugir das lembranças e agora tudo volta nessas cartas, relatórios etc.  Documentos que incluem cartas do próprio Diogo quando muito jovem escreveu ao pai então na prisão nos anos 70.

         ...”vou lendo as minhas próprias cartas”...    a caligrafia é parte do corpo, a minha escrita foi ganhando rugas com a idade.

         O avô de Liana era Inspetor da PIDE, da polícia repressora.     O professor Diogo pergunta se o avô de Liana ainda está vivo.    Ela responde:  “Acho que ele nunca esteve vivo”.    Ela pergunta:   O que veio fazer aqui na sua terra?.   Resposta:   - O meu médico disse que esta visita me apaziguaria as memórias.

         Você é casado?   Ele responde:   Não sei.

         Quando Diogo era garoto nos anos 70, a polícia (PIDE) um dia veio à casa dele e apreendeu o livro do poeta Adriano Santiago, pai de Diogo.

         Nome do livro apreendido:   Um Retrato em Busca de Feições.

         O poeta acordando, disse ao policial.   Este livro, não levam.   Os policiais disseram.   Vai você e o livro.

         Levaram o poeta de pijama preso e o público da vizinhança curioso, vendo tudo.

         Dona Virgínia, esposa de Adriano fala indignada aos policiais.    – Tudo isso por causa de um livro?

         A mãe de Diogo dizia que o marido não dormia porque não sabia nem arrumar a cama.    E perguntava para o filho Diogo:   “Que graça pode haver em nos deitarmos numa cama feita por mãos alheias?”

         O último momento dele ao lado do pai que morreu no hospital.    “Espreito a rua e perco a vontade de sair”.

         Depois de muitos anos, voltou à cidade da Beira para recuperar memórias e não consegue sair do hotel.

         ...quem sabe se de medo de descobrir que a minha vida se assenta numa falsidade.

         Diogo selecionando os papeis que recebeu que estavam sob a guarda do avô de Liana que era da polícia nos anos 70, quando o pai de Diogo foi preso.

         Liana estuda Letras e pretende ser escritora.  Ela tem pouco mais de quarenta anos.      Ela é órfã e foi adotada na infância.   Recebeu de tudo na nova família, mas não tem a sua história/memória.   Ela diz:  

         “Ando em busca das narrativas como um cego que procura o desenho no seu próprio corpo”.   Ela:   ...”foi por obediência ao seu pai que dizia que a arte maior do poeta era saber desperdiçar oportunidades.

         Nos tempos de militância, os intelectuais da região se reunia na casa de Adriano Santiago, pai de Diogo.   Eram chamados pelos policiais da PIDE de toupeiras brancas.    Cita o bairro da Manga na cidade da Beira.

         Diogo – volto à minha cidade em busca do passado e também busca de remédio para a depressão.    Diogo é professor e poeta.

         Os revolucionários da turma de Adriano Santiago, pai de Diogo, eram comunistas e apoiavam a luta do povo de Moçambique pela Independência.

         Continua no capítulo 02/10 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

CAP. 13/13 (FINAL) - fichamento - livro - A VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA - Co autor: CLÓVIS DE BARROS FILHO

 capítulo 13/13 (final)

        

         ”.     “Essa luta recebeu o nome de Reforma.   Travada por contendores hábeis em fundar suas intepretações em fina teologia.    E assim, o que era vontade de Deus antes, deixou de ser.    E o que era pecado, também deixou de ser.   Ao menos para alguns.       

         O autor volta a citar Max Weber e seu livro Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.    “A obra esclarece melhor que ninguém.   A prosperidade e o enriquecimento”.   Ter mais dinheiro do que precisa.   Para uns sempre foi pecado.   Já para outros, não só não é pecado, como é indício de alegria de Deus com você.       (capitalismo é competição e fé cristã seria solidariedade...)

         “Ora, se Deus continua impávido, a interpretação da sua vontade ficou dúbia.  Por isso ao invés de pautar a vida pela vontade de Deus, passamos a escolhe-la à la carte; ajustada às conveniências da própria trajetória.

         Assim... ficamos sem Deus.   “Perdemos a referência para a vida boa”.   Em resumo, até a Grécia Antiga, eramos regidos pelo Universo.  Depois, pela crença em Deus.   Após certas interpretações ficamos sem o universo e sem Deus.  Ficamos à deriva.  Sem chão.

         “Decidiremos nós, o certo e o errado, o junto e o injusto, os limites da ação, até onde posso ir e até onde ir você”.

         O autor coloca um ouvinte hipotético da aula dele:   - Quer dizer que agora é nóis!    E o autor reponde:   Não nos sobrou outra alternativa.

         “Assim os tais direitos humanos foram decididos por nós.”    “Só que o homem conserva a estrutura religiosa.  Por quê?    “Porque depois de chamar para si a responsabilidade de definir o certo e o errado, cria, ele mesmo, vivas transcendências.   Propostas de idealidades terrestres, por assim dizer.”

         “Assim, os direitos humanos, o liberalismo, o comunismo, o anarquismo e todas as sociedades ideais que o homem acabou inventando para substituir os mundos supracelestes.   De todas essas formulações de idealidades existenciais, a mais contemporânea é, sem dúvida o paradigma da qualidade de vida.

         Intensidade e Qualidade de Vida -   ...” vida de qualidade depende 100% de quem a vive”.   Todos os protocolos de qualidade de vida a  relacionam com menos trabalho.    ...”enquanto não estamos trabalhando temos mais tempo para nós, para fazer o que gostamos”.

         Citou como por exemplo, o happy hour das sextas feiras após o expediente do trabalho.     Pelo lado utilitarista, então fico menos feliz  a semana toda de trabalho e só um happy hour de uma horinha na sexta? 

         Umas reflexões que ele faz.    Ele dá um exemplo de outro modo de ver a coisa.     Como ele se sente feliz sendo professor, suas jornadas de segunda a sexta não deixam ele menos feliz.   Então há modos e modos de ser feliz.   Ele diz:   “Pela alegria de cada um.   Porque todos que afirmam falar em nome de todos são candidatos a tirano”.      Em luta para travestir a própria alegria em alegria do mundo   (dessa forma a pessoa que assim faz está colocando seu próprio desejo como desejo geral)

         Intimidade e Ineditismo

         O autor e esposa foi com um casal amigo para uma excursão num lugar ecológico, de montanha.   Tudo bem rústico.  Ele detestou tudo, inclusive o calor e tudo o mais.

         “Já aprendemos, à exaustão, que não há um gabarito para a vida que seja aplicável a qualquer um”.

         ... também não há gabarito para todos, também não há uma solução existencial para nós, válida para toda nossa trajetória”.

         Porque o que nos alegra hoje, pode não nos alegrar amanhã.

         A vida boa deste instante, poderá se converter em puro tédio logo em seguida.   Porque sempre seremos outro em relação ao que já fomos.

         ...”a vida que vala seguramente a pena viver.

         ... mas também seus sonhos, suas ilusões, seus medos e esperanças e, por que não; suas filosofias também”.

                            Fim.                       24-01-2022

 

         (próxima leitura – livro do moçambicano Mia Couto – O mapeador de Ausências)

CAP. 12/13 - fichamento - livro - A VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA - Co autor: CLÓVIS DE BARROS FILHO

capítulo 12/13

  

         Se trabalhamos, tudo fica fácil de explicar.   Se não, tudo se complica.

         “Sentimos a necessidade de prestar um esclarecimento.  Dar satisfação, como se diz”.

         Sociedade e alinhamento -   Nascemos sem limites por assim dizer, em nosso potencial de ações.   Mas a sociedade tem meios de nos colocar “na linha”.   “Aprendemos a perseguir o que é autorizado.    E, sobretudo, a nos afastar do que colocaria em risco a ordem social”.

         O sistema funciona por prêmio e castigo. Aplauso e vaia.   Alegria e tristeza.     ...”a sociedade age docilizando-o.   Direcionando para o certo”.   O corpo é social.    Porque você incorpora a sociedade com a qual convive”.

         O indivíduo tem medo do isolamento, de se sentir excluído...”

         Um exemplo é o voto útil.    O indeciso muito comumente acompanha o voto da maioria....

         Na escola nos ensinam uma “história geral”, mas que foca alguns países.   Por exemplo, a França, USA...    “Porque foi decidido que França vale mais que Angola...”

         Bordieu em A Categoria do Juizo Professoral.    Sistema de ensino.    ...”programas indiscutíveis”  ...no princípio da função de consagração da ordem social que o sistema de ensino preenche sob a aparência de neutralidade”.

         Os de cima – “consagrar seus saberes e ignorar outros saberes”.

         “Trata-se portanto de um exercício de poder”.      

         Aos alunos.    “... é preciso saber o que todo mundo sabe”.    Se tentarmos buscar outros saberes...   “somos desautorizados a manifestar nossos pontos de vista”.

         A escola é uma das instituições que pautam nossos saberes.    “Mas não só a escola que pauta nossos saberes”.   

         Poucos na sociedade conseguem o status de poder abordar assuntos diversos em público, pela imprensa, por exemplo.   “É para poucos.   Nem sempre acontece”.   E é revoltante pensar coisas que você julga interessantes e perceber que ninguém quer ouvir.      (Na polarização atual, um exemplo seria uns professores de história querendo colocar fatos relevantes do passado que nos impactam no presente e serem taxados de comunistas, ou seja, querem desqualifica-los sem entrar no mérito da questão)

         Para ter voz e vez:   “Melhor alinhar suas habilidades com as práticas sociais autorizadas, legítimas e consagradas”.    E seus saberes e discursos com o que a sociedade espera ouvir.   Porque o aplauso alegra.   Pelo menos por alguns segundos...

         Jogar pra torcida arranca aplausos, mas...

         “Afinal, alinhar-se com a sociedade injusta em busca de uma vida boa parece indigno”.

         Para os inconformados, esta vida boa seria bem outra.  Desalinhada  (coisa do que chamam de bicho grilo).    Num processo transformador.   Num movimento revolucionário.    “Mas este é tema para outro curso e para outro livro.     Uma reflexão sobre outras sociedades possíveis.

         Capítulo 10 – Vida Intensa -   “Intensidade.   Atributo da vida boa.   Tão boa que você não dá conta de ter vivido.   A relação vivida com o mundo satisfaz tanto que não cogita outra.    “Na intensidade, desaparecem o passado e futuro.    Porque a vida se reconcilia com o presente”.

         Sociedade e Referências Supra Celestes     -   Classificar períodos da história é construção humana e não é neutra em termos de interesse.

         “Classificar períodos é apresentar-se como legítimo para falar deles.  E condenar adversários à ilegitimidade”   ....”garantir certa reserva de mercado”.

         “Vejam os pós Modernos.   Únicos autorizados a falar do Pos Moderno.    ... Por que nomear é, de certa forma, fazer existir”.

         “E autorizar-se a discorrer sobre.    Com maior ou menor legitimidade”.

         Segundo o autor deste livro, foi Descartes que criou o sistema de coordenadas geográficas de paralelos e meridianos para localizarmos pontos no planeta.    “Ter a autorização social para interpretar a vontade de Deus não deve ser nada mal”.     “Essa luta recebeu o nome de Reforma.   Travada por contendores hábeis em fundar suas intepretações em fina teologia.    E assim, o que era vontade de Deus antes, deixou de ser.    E o que era pecado, também deixou de ser.   Ao menos para alguns.

 

        

         Continua no capítulo 13/13 (final) 

CAP. 11/13 - fichamento - livro - A VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA - Co autor: Professor da USP - CLÓVIS DE BARROS FILHO

capítulo 11/13    

         ...”não é possível pensar na vida, ou mesmo viver sem pensar nela, sem considerar as condições sociais em que ela é vivida”.

         Porque todo recolhimento é protagonizado por um ser já socializado.   A sociedade vai junto.  Não adianta trancar a porta”.

         Sociedade:   Resultado ou Condição -  Sociedade e Discurso

         O autor se refere a texto que leu de Bakhatin, que achou relevante no tema.   Quando nascemos não sabemos falar e não pensamos.   As palavras, também denominadas símbolos, “vamos aprendendo e assim aprendemos a falar e a pensar.    “Por isso, toda nossa consciência...  é povoada de signos que são  aprendidos com outras pessoas”.

         (o surdo total não aprende falar como consequência)

         “Temos a ingênua crença de ser o marco zero de nossas manifestações.   De que somos criadores plenos de nossos discursos.   Que seriam gestados na nossa alma a partir de uma atividade intelectual toda nossa”.   Não é assim na realidade.

         “Toda a materialidade das coisas que pensamos e dizemos nos vem de fora”.    ...”vivendo em sociedade estamos submersos num mar de discursos...”   ... impregnado de conteúdo ideológico ou semiótico...”

         Elaboramos...   “Porque a mesma materialidade pode facultar infinitas articulações diferentes.   Assim, comporemos nossas receitas discursivas ineditamente.    Como só nós faríamos.   Criativamente.   Porque não somos máquinas de reprodução ou memo de transformação de discursos alheios”

         Sociedade e Identidade

         ...”pelo menos o que achamos que somos poderia ser uma construção genuína da nossa parte.  Seria gratificante.   Mas, desencantar é preciso.    Quando observamos o dia a dia de uma criança pequena, percebemos claramente que as coisas que começa a dizer sobre si, são as mesmas que ouve das pessoas com quem interage.    ...”É com os outros que vamos descobrindo os atributos que estaremos autorizados a apresentar na hora de nos definir”.

         “Afinal, é com essa ideia que temos dos outros que nos relacionamos”.      ...”Ideia que construímos do outro.  O que achamos que o outro seja”.   Ideia que acreditamos controlar melhor em nome da estabilidade.  Segurança.”

         (como leitor, acho que quase todos já tiveram amigos num passado relativamente distante e ficaram muito tempo sem interagir.   Quando voltam a interagir, é comum acharmos que aquela pessoa não é mais a mesma...)

         “Quando o espelho desmente, continuamos acreditando numa estabilidade mínima.   Do que consideramos mais fundamental.   Alma, caráter, personalidade.   Para que eu possa continuar existindo.   E o outro com quem me relaciono, também”.

         Sociedade e seus laços -    A realidade

         ... “para muitos pensadores importantes, a vida boa possível não vai além de uma vida não muito ruim”.   Comumente quando nos perguntam – como vai? – respondemos com negativas – Vamos indo.   Empurrando com a barriga, tirando avanti (como dizem os italianos).

         O ato extremo do suicídio.      ...”quanto mais sólidos os laços sociais, menos provável é a abreviação deliberada da existência”.

         Ao contrário...   “uma inscrição pobremente consolidada no mundo social indica maior chance de vida ruim”.        (inclui aqui a situação de muitos imigrantes, mas não só)

         (também entra nessa lista casos de relações complicadas entre pais, avós, filhos, netos)

         Durkheim é considerado o pai da Psicologia.   Um dos livros dele se chama O Suicídio.   Século XIX.   Casados em média tem menos chance de suicídio do que solteiros.    Casados e que tem filhos, diminui ainda mais o risco no casal.   O risco é ainda menor em pais com filhos pequenos e que dependem economicamente, inclusive, dos pais.

         Um dos momentos que geralmente é negativo na vida de muita gente: logo após se formar nos estudos e a dificuldade de se inserir no mercado de trabalho na área desejada.    E esse período pode ser longo.

         Fase em que estamos meio no limbo.   Temos ex colegas dos estudos e futuros colegas da vida profissional.   Fase de falta de vínculos sociais, que corresponde a uma fragilidade identitária.   “Por não termos muito o que dizer – sobre nós – acabamos não tendo também para quem dizer”.   E isso é super desagradável.   “A sociedade cobra de nós, a cada encontro, alguma autoapresentação”.  

         E por isso, somos constrangidos o tempo todo, a assumir uma indefinição existencial.

         Se trabalhamos, tudo fica fácil de explicar.   Se não, tudo se complica.

         “Sentimos a necessidade de prestar um esclarecimento.  Dar satisfação, como se diz”.

                   Continua no capítulo 12/13 

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

CAP. 10/13 - fichamento - livro - A VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA - Co autor: Professor da USP - CLÓVIS DE BARROS FILHO

 capítulo 10/13 

        Moral e Boa Vontade -   “Não há, para Kant, no mundo, nada que seja bom em si mesmo.  Tudo é o que é.   E será bom ou mau em função das circunstâncias particulares e das relações que mantiver com o mundo.”

         “Uma pizza não é boa em si, mas em função de quem a degusta.   Da sua forma.   Das suas preferências alimentares.  De seus hábitos e cultura.”

         Segundo Kant, a coisa boa por si só é apenas a boa vontade.   “Só ela é boa independentemente de qualquer coisa”.

         “A boa vontade é o único bem incondicionado”.

         Moral, Vontade e Uso dos talentos naturais.   “A vontade não é um talento natural”.    Não se pode confundir com a força, a beleza ou a inteligência.   Delas, podemos nos servir para conseguir outras coisas.

         “A vontade é o agente que delibera colocar a força num ato de salvamento.   Colocar a beleza em ato de sedução.   Colocar a inteligência em ato de instrução.”

         Tenho certeza de que você entendeu a diferença entre o talento, o uso do talento, e a vontade – decisão de usar o talento”.

         Moral, Vontade e Eficácia    - Moral, Vontade e Dever

         Rousseau propõe que todos os animais são dotados de instinto.   Complexo programa que oferece respostas para todas as situações de existência.  O instinto é tudo que o animal tem e tudo de que precisa para conduzir sua vida até o final.   O que permite concluir que os animais já nascem prontos.     (já vi patinho de uns dois dias após nascidos, já nadando)

         “No âmbito coletivo, o homem é cultural, é político”.   

         Os animais não acumulam ensinamentos de geração em geração.

         Moral e Liberdade -   Os animais não tem moral.  Só o ser humano é dotado de moral.

         “Nada na natureza tem moral.   A não ser o homem.”   E vivemos como vivemos porque somos senhores de nossas deliberações.   Livres, portanto.

         “Estamos condenados à liberdade de definir a própria vida.”   Responsabilidade que pesará sobre nossos ombros enquanto houver vida a viver.

         Moral e Amor -   Para Kant, amor está fora do campo da moral.   Amor é sentimento.   “E sentimento é um lado da natureza.”  Impõe-se a nós.   Frente ao amor, cabe-nos constatação.   Por isso, o amor não se delibera.   Nem no seu início nem no seu fim.

         Mãe forçando a criança a comer verdura.  Segundo a teoria kantiana aplicada ao caso, a criança pode ter que comer verdura, mas não ter que gostar de verdura.    Comendo, age por amor, não age por moral.

         Na vida social, amor por poucos e a moral nos faz nos relacionar com a imensa maioria.    “Mas como o amor é raro, a moral é importante”.

         Cap. 9 – Vida Socializada -   Viver a vida.   Momentos de reflexão sobre caminhos a seguir.  Pensar em quais decisões tomar.

         - “Preciso que você me deixe um pouco sozinho para que eu possa decidir o que vou fazer da minha vida”.

         O autor disse que  esse isolamento é ilusório.    Mantemos uma certa distância física da pessoa com quem estamos falando.   Quanto mais formal o contato, maior a distância que a pessoa adota (fisicamente) mesmo sem pensar nisso.  É um dos reflexos básicos que uns ou outros apenas que não respeita e são chamados de sem noção.

         Cada um de nós tem uma intuição de seu capital estético.   Reconhecimento social da sua beleza.   Sempre atribuída pelo outro, como todo capital social.  Denominamos capital, porque participa da troca.   Permite auferir vantagem.   Mas não é dinheiro”.

         ...”muitas vezes sem perceber, já procuramos parceiro que supomos esteticamente compatível.   Se dois se relacionam sem esse “equilíbrio”, os outros notam.   Fofocam depois:   Aquele (ou aquela) está com areia demais para o seu caminhãozinho.    Ou algo como:  Alguém ali está tentando dar o golpe...

         O povo fala...   “afinal, tudo que falam de nós pode ser a maior besteira, mas produz efeitos.   Alegra ou entristece.  Torna a vida um pouco melhor ou pior.

         ...”não é possível pensar na vida, ou mesmo viver sem pensar nela, sem considerar as condições sociais em que ela é vivida”.

         Porque todo recolhimento é protagonizado por um ser já socializado.   A sociedade vai junto.  Não adianta trancar a porta”.

        

         Continua no capítulo 11/13

CAP. 09/'13 - fichamento - livro - A VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA - Co autor: Professor da USP - CLÓVIS DE BARROS FILHO

capítulo 09/13 

         O pensador Espinosa chama de conatus -   “Todos os seres são dotados necessariamente dessa força interna de autopreservação.  Eis a sua essência.

         Potência de Pensar -   “Porque a tristeza, essa faz parte.   E lutar contra ela, também”.

         Capítulo 7 – Vida Útil   -   “Ao longo da vida somos cobrados o tempo todo”.   Emprego, estudo, concurso, carreira, metas...

         O resultado de cada etapa discrimina vitoriosos e fracassados.   Nos julgam sobre os efeitos que produzimos no mundo.   “Com o que esperam de nós.   Do quanto lhes somos úteis”.

         E essa utilidade tornou-se critério hegemônico para identificação da vida que vale a pena ser vivida.

         Utilidade que também encontra abrigo no pensamento filosófico.   No utilitarismo moral.

         Utilidade e Utilitarismo.    “Porque a utilidade de qualquer coisa nunca está nela própria.   Mas em corpos sobre os quais age e produz efeitos”.     (exemplo:   uma cerveja gelada...)

         Utilidade  é Consequencialismo -   “todas as transformações que pretendem determinar o mundo.   Afinal, segundo esta perspectiva, é só para mudar o mundo que agimos”.

         “Para os utilitaristas, o valor de qualquer ação está nas suas consequências.”

         Utilidade e bons efeitos -   Para o utilitarista...       “O bom efeito não é o sucesso de quem age”.   É sim, a maior alegria do maior número de afetados pela ação.

         Utilidade e finalismo -   Utilidade e Reformismo Moderado

         Reformismo para tornar a vida das pessoas melhor em termos gerais.  Inclusive criar organismos e buscar  a paz mundial...  buscar melhoria para muita gente.    “Para o maior número possível”,    “Em nome de um bem comum”.   Há pessoas que usando essa linha, os chamados socialistas utópicos, tentaram elaborar planos para a sociedade futura.   “O ideal do maior bem comum”.    

         Destaques nessa linha:  Henry de Saint-Simon, Charles Fourier, Victor Consideirant, Robert Owen e Etienne Cabet.    Alguns desses chegaram a implantar as instituições concebidas.

         Robert Owen com apoio  econômico de um terceiro, criou uma manufatura (em 1815) com uma busca de sustentabilidade.  Buscava regulamentar as condições do trabalho na época, além de buscar respeito ao meio ambiente, amenizar a exploração do trabalho infantil e promover a educação dos trabalhadores.   “Previa a proibição da contratação de crianças com menos de dez anos  e restrição de jornada infantil – entre 10 e 18 anos – a dez horas e meia por dia.”   

         Para a época era algo revolucionário.

         Utilitarismo e Altruismo – Utilidade e Avaliação de Finalidade

         Mensurar felicidade e infelicidade, não dá.    Mas há como aferir prazer e dor.

         “Definam prazer como estado afetivo agradável”.    A mensuração no caso é praticamente impossível na prática.

         Utilidade e Gerações Futuras -    Capítulo 8   Vida Moralizada

         Como se não bastasse nosso próprio corpo, que definha mesmo quando não merecemos, outras pessoas também nos causam problemas.   Por mais que as respeitemos.   Por maior que sejam nossas preocupações morais.   Porque algumas que amamos, sofrem.   E seus sofrimentos nos entristecem.  Entes queridos morrem.   Desaparecem do nosso mundo.  Filhos pequenos choram.”

         Um pouco do filósofo Kant.    Para introdução, sugere  a leitura de : Fundamentos da Metafísica dos Costumes.   Nesta obra o foco dele é a moralidade.    Kant é do século XVIII.

         “Estamos diante de um dos mais herméticos pensadores de toda a história da filosofia”  (diz o autor deste livro).

         “Vale a pena encarar algo de Kant.     ... Afinal, a filosofia kantiana é tão importante que se confunde com o próprio pensamento moral da modernidade”.

         Moral e Boa Vontade -   “Não há, para Kant, no mundo, nada que seja bom em si mesmo.  Tudo é o que é.   E será bom ou mau em função das circunstâncias particulares e das relações que mantiver com o mundo.”

Continua no capítulo 10/13 

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

cap. 08/13 - fichamento - livro - A VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA - Co autor: professor da USP CLÓVIS DE BARROS FILHO

 Cap.   08/13

         Sagrado e moral aristocrática

         Aristocracia na antiga Grécia.    Os mais bem preparados e talentosos tinham poder e aceitação acima dos demais.     Para governar, a escala entre os poderes com base na “superioridade natural dos seres” na visão deles.

         Os filósofos no alto, os guerreiros no meio e o baixo ventre dos artesãos.

         Sagrado e igualdade

         Na moral cristã, esta entra em confronto com a moral aristocrática grega.  Na moral cristã entra o princípio da igualdade.    “Uma nova concepção de humanidade”.    Igualdade por filiação a Deus.   Todos filhos de Deus.

         “Costumamos entender por moral – influenciados pela moral cristã – a resistência que oferecemos aos caprichos do próprio corpo.   Porque agora a natureza não é mais fundamento.”   Por isso, toda concessão a estes caprichos é condenada.

         Santo Agostinho – século IV dC

         Felicidade -    “Se quer bens e os tem, é feliz; se, por outro lado, quer coisas más, ainda que as tenha é infeliz”.

         Talentos pessoais que os gregos usavam como parâmetro para hierarquizar poder, se nota que podem ser usados para fazer o bem ou para fazer o mal.

         “Esses talentos em si mesmos são o que são.   Não tem nenhum valor moral”.     Veremos o valor moral do trabalho.

         Sagrado e trabalho    - Os deuses gregos no Olimpo não trabalhavam.

         Já o Deus cristão, criou o mundo.   Em seis dias.    Trabalhou.

         Na perspectiva da Grécia Antiga – aristotélica – só quem trabalha é o baixo clero, a ralé.

         Grecia antiga – os superiores se exercitam e buscam a cultura.   Era nobre ter talento.

         Cristianismo -   nobre é o uso do talento – o trabalho.

         “No momento que o foco da moral se desloca do talento para seu uso, o trabalho se mostra transformador do mundo.”

         Aqui a preguiça se converte em motor de todos os vícios.   “Assim o trabalho é recomendado, não por imitação de Deus, que trabalha, mas por condição de moralidade e de dignidade da vida.      ...”a preguiça é um grande mal”.

         Max Weber em sua obra Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.   “Diz por gracejo a voz do povo:  bem comer ou bem dormir, há que se escolher.” No presente caso, o protestante prefere comer bem, enquanto o católico quer dormir sossegado.

         Sagrado e salvação

         O Deus cristão cuida de nós e ouve nossos pedidos.   “Cuida de cada fio de cabelo da nossa cabeça inclusive”.

         Os estóicos relacionavam o amor ao apego.   E o apego à dependência afetiva da existência do outro.   Que quando interrompida, nos deixava a ver navios.  Sofrendo.

         Estoicismo – a pessoa morreu, tudo acabou.   “Como discurso cristão, seus problemas acabaram”.   Apeguem-se sem medo.  Porque a morte não mais separa.  Mas reúne.  Para toda a eternidade.    Qual o preço de tudo isso?  - Ter fé.   Sem esta, nada feito.   Você perde tudo.

         Capítulo 6 – Vida Potente – Potência e Essência

         Somos ilhas afetivas.   O mundo não para de nos afetar.    “Nós não paramos de afetar o mundo.”

         Potência e livre arbítrio.     O conceito de livre arbítrio está no âmbito das crenças judaico-cristãs.    “A liberdade da vontade de escolha entre várias opções”.

         Potência de agir -  As potências positivas -alegrias.   As negativas – tristezas.

         Potência e resistência -   “Podemos dizer que somos orientados por um movimento natural de insistência na própria existência”.  Por isso, existir é insistir.

         O pensador Espinosa chama de conatus -   “Todos os seres são dotados necessariamente dessa força interna de autopreservação.  Eis a sua essência.

         Potência de Pensar -   “Porque a tristeza, essa faz parte.   E lutar contra ela, também”.

         Continua no capítulo 09/13