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domingo, 13 de agosto de 2023

CAP. 05/08 - fichamento do livro - SANTOS DUMONT - O HOMEM VOA! - autor - HENRIQUE LINS DE BARROS

 capítulo 05/08                              leitura agosto de 2023

 

         O avião Demoiselle.   Equipado com motor de cilindros opostos, invenção de Santos Dumont.    Voando e os concorrentes também fazendo seus voos.    Vários acidentes ocorrem no setor.

         “Era tempo de parar e ver o que os outros estavam  fazendo”.  

         Em 13 de janeiro de 1908, Farman ganhou o prêmio de 50.000 francos ao realizar o primeiro voo homologado de 1 km em circuito fechado, ou seja decolar em um ponto, fazer um voo com trajetória circular e pousar no mesmo ponto, ora com vento a favor e ora com vento ao contrário, se houvesse vento.

         Em 1906 também estavam em alta os balões dirigíveis na Alemanha, Inglaterra, França etc.   Tempo do balão Zeppelin LZ-3 que conseguiu voar e obedecer ao piloto em termos de direção.

         O americano Wilbur Wright iniciou em 1908 uma série de voos em Le Mans na França com sucesso.    Ele por um lado precisava de uma catapulta para ajudar o avião na decolagem, mas estando no ar, conseguia voo de até 60 km.      Para decolar, a catapulta ou a ação de vento ao contrário como alternativas.

         Pela resistência e leveza, o avião de Santos Dumont tinha bambu na estrutura (leve e resistente) e esta se mostrou funcional para seu modelo Demoiselle.

         O desafio de atravessar voando o Canal da Mancha que liga a França e a Inglaterra por ar.   O desafio foi vencido em 1909 por um francês.

         Nesta altura, os Exércitos já tinham forte interesse na aviação para fins militares e isto impulsionou mais o setor de aviação.

         Ainda em 1909 houve uma grande competição na França e havia 23 aviadores inscritos.   Santos Dumont estava inscrito mas não concorreu.

         “Não havia mais dúvidas: o avião era uma das maiores invenções do homem”.

         Houve propostas de fabricação em série do modelo Demoiselle, mas Santos Dumont não se interessou e deixou em aberto para quem quisesse fabricar o modelo.

         Vários países construíram aviões desse modelo com base em dados técnicos publicados por Santos Dumont em revistas especializadas.

         O Demoiselle era um avião leve e seguro e não tinha sofrido nenhum acidente com vítima fatal.

         Santos Dumont inventou o relógio de pulso por questão prática.    Amarrou um relógio no pulso para medir tempo e desempenho nos voos.

         “Em menos de dez anos ele havia realizado mais de duas dezenas de inventos”.   Criava, ajudava na oficina a construir e era piloto de teste dos inventos, correndo os riscos inerentes a cada um.   E nada de patentear seus inventos.

         Testou todos seus inventos, correu todos os riscos, sofreu todos os acidentes:  “Nestas circunstâncias tinha, durante dez anos, recebido choques mais terríveis, sentia-me com os nervos cansados  (...).  Anunciei a meus colegas a intenção de por fim à minha carreira de aeronauta.  Tive a aprovação de todos”.    “Retirou-se mas não foi esquecido”.

         Em 1913 os aviões já voavam a 5.000 metros de altitude.  Foi uma evolução muito rápida.

         Em 1910 Santos Dumont foi promovido a Comendador da Legião de Honra do Aeroclube de Paris.

         “Santos Dumont foi recebido com muita honra no Brasil”.

         Morando na costa da França em 1914, começa a guerra e ele é preso por engano, suspeito de espionagem.   Depois viram o erro e libertaram o inventor.    “Ele então destruiu seus papeis e deixou a Europa.”

 

         Capítulo 06/08

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