Total de visualizações de página

domingo, 27 de agosto de 2023

CAP.04/20 - fichamento do livro - MANUAL DO INFINITO - Relatos de um Autista Adulto - Autor: HENRIQUE VITORINO

 capítulo 4/20                        agosto de 2023   (livro em pré lançamento)

 

“A família de um autista também pode se considerar atípica”.      A família ter...  “um caminhão de paciência e força de vontade”.

         “Um dos motivos que me fez morar sozinho é saber que a minha convivência, quase sempre, pode ser muito pesada para uma pessoa neurotípica”.   “Preferi tolerar minhas manias sem incomodar ninguém”.

         ... hipersensibilidade dos meus cinco sentidos...  me deixa exausto...  “Eu não suporto ver alguém mexer nas minhas coisas sem permissão”.

         O dia três de dezembro no Brasil é o Dia da Visibilidade da Pessoa com Deficiência.

         Sexualidade ...  “O ponto nevrálgico da questão é: com que direito uma família pode impedir uma pessoa autista de viver a sua vida íntima?”

         ...”é correto usar um medicamento sem prescrição médica para coibir um instinto natural?”

         ...”Estamos mostrando a nossa cara, dizendo a que viemos”.

         Capítulo -  Eu não aguento mais: os episódios de burnout e meldown

         No passado...  “Eu tinha acabado de passar por uma crise violenta.  A crise é a perda temporária do controle dos sentidos ou dos pensamentos”.

         “Cada autista tem a sua forma de sentir que está perto de uma crise:  “Eu geralmente, costumo ficar rude e estúpido”.

         Outra denominação para essas crises: meltdown  (colapso).

         “Quando o autista perde o controle de suas ações”.

         “Nas minhas crises violentas eu tenho o hábito de morder meus braços, ranger os dentes, estapear o meu rosto ou socar as minhas têmporas.”

         Recomenda aos autistas que no caso de terem alguma ideia voltada ao suicídio, é recomendável buscar apoio da Psicologia.

         “Digo a você com experiência própria – nenhuma crise é eterna e todas as crises passam”.

         “Stims: movimentos repetitivos.”    No caso de haver um stim, desde que não afete fisicamente os outros que estejam no local, buscar não intervir.

         “Impedir um stim pode, inclusive, ser um motivo que dispara uma crise sensorial”.

         “Depois de uma crise, minha sensação é semelhante ao acordar de uma bebedeira, corpo dolorido, enxaqueca, fadiga, alterações na respiração e nos batimentos cardíacos”.

         “Quando uma crise acontece, preciso dormir para me recuperar”.   A
 ressaca da crise também é chamada de burnout  (ou esgotamento).

         “Como pessoas com deficiência, temos o direito de não aceitar quaisquer situações que possam nos fazer mal e não sermos punidos por isso.”

         No ambiente escolar, evitar trabalhos em grupo etc.

         Anotar o que nos afeta e procurar evitar que esses eventos nos ocorram, dentro do possível.

         ...”todos nós precisamos (e merecemos) ter uma vida plenamente feliz e em paz.”.

         Capítulo – Válvula de escape: a  importância de não coibir os stims

         “Cada pessoa autista tem seus movimentos preferidos, mas os principais são: agitar as mãos ou o corpo, mexer as pernas, balançar a cabeça ou o corpo, ... estalar as articulações”.

         “Proibir um autista de fazer seus movimentos regulatórios é impedi-lo de ter um alívio dos estímulos do mundo externo”.

         Nos supermercados, até os rótulos bem coloridos dos produtos nos causam reação negativa.    

         ...”É por isso que o autista tem direito à fila preferencial, combinado?”

 

         Continua no capítulo 5/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário