Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

CAP.03/20 - fichamento do livro - MANUAL DO INFINITO - Relato de Um Autista Adulto - Autor: HENRIQUE VITORINO (livro na fase de pré lançamento)

 capítulo 3/20                         (nova estimativa - 20 capítulos)

 

         Capítulo -  Bibelô: O autista – enfeite

         “Mães e pais de autistas: cuidado ao não zelar pela independência de seus filhos”.    ...”Mas o que realmente precisamos é de suporte e adaptação, não de ser ajudado”.

         “Só podemos ajudar as pessoas que nos pedem.    ...”ajuda é uma ação que beneficia uma pessoa que não tem condições de fazer aquilo sozinha...”

         “Em muitas situações da minha vida, precisei de alguém que olhasse para mim na hora certa e dissesse que eu era capaz de fazer”.

         “A arte da culinária é algo que estou aprendendo diariamente, bem aos poucos”.     Nossa independência completa também vem aos poucos, de acordo com a necessidade e a possibilidade de cada pessoa.

         Nos filmes, nas séries...   “podem alimentar fantasias.   Dentre os estereótipos,  o mais comum é o do autista gênio incompreendido, antissocial e irascível que gosta de ficar sozinho”.

         “... a estafa social quando sou muito estimulado, ou a gaguez.  “Mas não transformei a gagueira numa condição limitante”.   Não sei falar muito bem e me especializei na escrita.

         Às vezes, gago na fala, mas fluente na música.    No passado, um exemplo de gago na fala que cantava muito era Nelson Gonçalves.

         Autismo não é um castigo...   “é uma condição neurológica que traz dificuldades e habilidades específicas”... 

         Caso de pais que tratam o autista como anjo...   “não pode sair do domínio da família, não pode ter seu espaço de privacidade...”

         No passado havia a ideia de que o autista fosse predominantemente no sexo masculino.   Suponho que seja nas mesmas proporções entre sexo masculino e feminino.

         “Minha mãe foi quem me ensinou e incentivou a ser um autista com plena autonomia”.

         “Filho, eu não estarei aqui para sempre”.   

         Pais...   “Vocês tem a possibilidade de nos ensinar a conquistar o mundo.  Mesmo que seja do nosso jeito”.

         Capítulo:  Me deixa: o pesadelo das redes sociais

         A pandemia do covid-19 na fase ainda sem vacina disponível.    O isolamento.   As redes sociais e as bolhas...   “falavam apenas o que eu queria ouvir...”

         ...” redes sociais e futilidades...   “eu havia perdido o costume filosófico de ouvir quem pensa diferente de mim e tentar conciliar ideias comuns”.

         “As redes sociais são um mal necessário”.      Internet... “aquele excesso de informação começou a me intoxicar”.

         Perdi meu avô para a covid 19 em agosto de 2020, antes de ser diagnosticado como autista, o que ocorreu em 2021 quando eu tinha 29 anos.

         ...”passei a não mais separar o autocuidado e o pânico”.

         Já após o diagnóstico, volta às redes sociais em outra condição.   Saber que não é bom ler notícias o tempo todo; que é preciso aprender a arte de se poupar”.

         (eu aqui como leitor digo que meu hobby de ler livros me ajuda muito sempre e particularmente ajudou nos tempos da reclusão por conta da pandemia).

         A escrita...  “permanecer concentrado e conseguir escrever bem, o que me deixa mentalmente saudável”.

         Olhar muito para as redes sociais...   “cobiçamos a grama dos vizinhos e esquecemos de cuidar do nosso jardim”.    Nas postagens de foto, parece que os outros vivem só de boas...

         Posto bastante nas redes sociais e em outro momento, fico tempo longe delas.    “Meu estilo de escrever é tão inquieto quanto o meu pensamento”.

         ...”acho que a palavra influenciador (nas redes sociais) é ofensiva...”

         Família Tradicional Autista:  a família e a vida familiar no espectro.

         “A família de um autista também pode se considerar atípica”.      A família ter...  “um caminhão de paciência e força de vontade”.

 

         Continua no capítulo 4/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário