Total de visualizações de página

sábado, 2 de março de 2024

Fichamento 4/30 - do livro - O BRASIL NO ESPECTRO DE UMA GUERRA HÍBRIDA - autor Professor Dr Antropólogo - PIERO C. LEIRNER

 capítulo 4/30    (um a cada dia alternado)         março de 2024

 

         O autor deste livro vem estudando inclusive as Forças Armadas desde o Doutorado dele que data de 2001.

          ...”estou propondo que possa levar a um questionamento da ideia de que os processos políticos brasileiros, se indexados pela guerra híbrida, concentram uma agenda excessiva nas mãos de militares, ou, pior ainda, nas mãos de poucos militares que tenham esse ‘poder divino´ de manipular a realidade ao seu favor”.

         ...”nosso ‘nacionalismo CBF´ ... que foi às ruas.     “que foi o fator rua decisivo no nosso caso, pois foi com este que se derrubou Dilma e se elegeu Bolsonaro”.

         “Olavo de Carvalho, Joaquim Barbosa e a Lava-Jato:  ...”música para uma plateia militar”.    As forças conservadoras que tiraram Dilma e o PT do poder.   “Todas apontavam para uma mesma direção – o que era sólido – que bastava tirar o PT do poder – se desmanchou no ar”.    (Lula eleito...)

         Os conservadores em mais uma grande inversão, colocaram a esquerda como se fosse uma quadrilha para se justificar nas ações para apeá-la do poder.

         O governo Dilma enfraquecido e os militares agem para minar o Executivo.     ...”produziram um processo de aproximação e obtenção de hegemonia com outros setores da sociedade, destacando-se aí o Poder Judiciário.      Os militares promoviam....   “Cursos, visitas, palestras, medalhas, condecorações e toda sorte de reuniões fizeram parte desse expediente.”

         “Uma das hipóteses que sustento aqui é que todo processo da Lava-Jato casou com a preparação do terreno que os militares realizaram, mas também foi avalizada por eles”.

         “Este não foi um processo construído de uma hora para outra”.     “O anti-comunismo dos anos 1930-1970 se desdobrou em anti-petismo.”     ...”hoje se desdobra também em anti-ambientalismo, anti-onguismo, anti-identitarismo etc.

         Em 1999 o astrólogo (que se dizia filósofo) Olavo de Carvalho já era convidado para palestrar no Clube Militar.

         Olavo declara sobre a ditadura militar de 1964... “não tinha a menor vontade de inculcar uma ideologia na população”.     Olavo criticava Gramsci e suas ideias que supostamente degeneraram o governo militar no Brasil.

         Em 1992 criaram o Departamento de Cultura do Exército.    Olavo e suas ideias absurdas obteve tanto prestígio na área militar que em 1999 recebeu a Medalha do Pacificador.

         “Depois da eleição de Lula, em 2003, Olavo vai morar nos USA”.

         Olavo...  “realizou uma Operação Psicológica entre os militares”.

         Criaram três “bandeiras falsas” sobre o PT:

         1 – Que ele dividiu o Brasil numa luta de classes;

         2 – Que o PT aparelhou o Estado para realizar uma revolução gramsciana  (que seria um comunismo disfarçado)

         3 – Coloca o PT como uma organização criminosa.

         Olavo foi colocando esses absurdos no seio dos militares e a coisa virou “verdade”.  Ideias que ganharam autonomia porque entre os militares funciona assim:  “Se me disseram que disseram que disseram, então eu digo”.

         Olavo disseminando a paranoia do Foro de São Paulo.      A ESG Escola Superior de Guerra ajudou muito a disseminar estas ideias absurdas no meio militar e na sociedade.   A ESG chegou a ter painel permanente inclusive na sede da FIESP Federação das Indústrias do Estado de SP.

         (Eu, leitor, cheguei assistir palestra em café da manhã na Receita Federal de Maringá-PR por volta de 2006 com militar da Aeronáutica...)

         Em abril de 2013, quando o STF publicou o acordão da Ação Penal 470 do Mensalão (documento de 8.405 páginas).   Envolveu 37 réus baseado numa excrescência jurídica – a “Teoria do Domínio do Fato”.    ...”supondo-se que haveria um conhecimento público que autorizava a sentença”.

         Essa figura jurídica nunca tinha sido aplicada no Brasil.

 

         Continua no capítulo 5/30

Nenhum comentário:

Postar um comentário