Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de março de 2024

Fichamento 5/25 - do livro - O BRASIL NO ESPECTRO DE UMA GUERRA HÍBRIDA - autor Professor Dr Antropólogo - PIERO C. LEIRNER (UFSCar)

 capítulo 5/25

 

         Em abril de 2013, quando o STF publicou o acordão da Ação Penal 470 do Mensalão (documento de 8.405 páginas).   Envolveu 37 réus baseado numa excrescência jurídica – a “Teoria do Domínio do Fato”.    ...”supondo-se que haveria um conhecimento público que autorizava a sentença”.   

 

         Nessa época estava o STF com o Juiz Joaquim Barbosa no comando dessa Ação Penal.    Ele que foi alçado ao STF pelo governo do PT foi o algoz no Mensalão.  

      Curiosamente, fizeram um ponto de corte para o que chamaram de mensalão a época de início dos governos do PT e era de conhecimento público e notório que isso de repassar verba pública de forma escusa para os deputados e senadores gastarem nas campanhas era uma rotina que vinha de longe.

       Para ficar num exemplo, o presidente Fernando Henrique Cardoso que fez dois mandatos como presidente e era do PSDB, comprou o legislativo, por assim dizer, para votarem no sistema de Reeleição para cargos do executivo, o que deu a ele o direito de concorrer a um segundo mandato.   Isso tudo ficou no esquecimento porque não era a esquerda no poder e então optaram por não investigar o mensalão desse passado.

         Voltando ao então juiz Joaquim Barbosa, o autor diz:

         “Nesse sentido, Barbosa replicou uma célebre versão da história nacional, puniu os que saíram da linha, mas só aqueles que efetivamente ‘deveriam estar na linha´, e não todos”.

         O autor vê neste tudo:   ...”foi clara a ligação entre essa movimentação política e a adoção popular de um duplo ufanismo – militar e nacional – com a ideia de que somente as Forças Armadas FFAA passaram imunes à degradação do país”.

         Civis com a camiseta da CBF e militares...   “que começaram a se enxergar de fato como paladinos da salvação nacional”.

         Nesse contexto aparece o PPT power point do procurador do MPF Ministério Público Federal Deltan Dallagnol com acusações sem provas.

         Nesse tempo do mensalão, autoridades militares falavam de defesa da democracia, mas permitiam que Bolsonaro atuasse em campanha dentro dos quarteis e os militares distribuíam condecorações a juízes e promotores ligados  às investigações que denunciaram o PT.

         “Parece exagero pensar que algo tão difundido hoje em dia – a ideia que o PT é uma organização criminosa – tenha ganhado forma e substância primeiramente dentro dos quarteis”.

         ... apear Dilma etc.    ... militar..  “uma ação por procuração, seguindo a estratégia da abordagem indireta”.   (do meio militar)

         ...”colocar-se atrás do plano simplesmente foi a maneira pela qual os militares puderam operar sem serem notados”.

         Atores do golpe depois foram “destruídos” como os casos de Joaquim Barbosa (juiz que deixou o STF antes do prazo de aposentadoria compulsória), Cunha (que presidiu a Câmara Federal), Moro “murchou”.

         “Sobraram os militares intactos”.

         “A dinâmica de uma Guerra Híbrida consiste justamente em disparar algumas operações psicológicas e deixar diversos atores operarem a seu favor...”

         ...”a estratégia da ação indireta”.    (a data base deste livro é 2019)

         “Quem ganhou com o golpe que apeou Dilma foi o setor militar, não só por aparelhar o Estado, mas pelo aumento da influência no poder.”.

         A novidade é que desta vez os militares conseguiram bastante poder sem colocar tanques nas ruas.  (página 43)

         Cita Romulos Maya, articulista do Jornal GGN.   

         “De maneira muito sumária, minha suposição foi de que haveria uma aliança entre os setores da construção civil, Energia (nuclear, elétrica e óleo e gas) e o Estado.  (Numa estrutura armada pelos governos petistas) e uma oposição a ela, que envolvia lobbies internacionais e ...o setor financeiro doméstico”.

         Os que se opunham a essa aliança entre Estado com setores da Energia e da Construção Civil viam o risco do PT se perpetuar no poder como fez o México e seu partido PRI.

         Discussões sobre o tema por Romulus Maya e outros no blog dele ...  romulusbr.com

         “... muito na dinâmica política do que vivemos hoje foi processado no interior das redes sociais”.     “Tanto no ataque, quanto na defesa, as redes sociais viraram um campo de batalha”.

         e) – Etnografia, Guerra Híbrida e Redes Sociais

         Cita um cientista norte americano radicado na Rússia, Andrew Korybko, que escreveu o livro (um dos melhores no tema) sobre a G. Híbrida na atualidade.   “Livro: Guerras Híbridas  - das Revoluções Coloridas aos Golpes – 2018)

         As redes sociais servem...  “permitem a disseminação de bombas cognitivas através de um padrão de enxame ou manada”.  (No livro citado acima).

 

         Continua no capítulo 6/25

Nenhum comentário:

Postar um comentário