Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de março de 2021

CAP. 11/22 - fichamento - livro - VALSA BRASILEIRA - (sobre nossa econ. dos anos 2000 para cá) - Economista LAURA CARVALHO

 CAP. 11/22

         Custo das desonerações fiscais   (redução de tributos para empresas)

         Período 2006/2010 – o custo médio anual da redução de tributos por ano foi de 26,3 bilhões de reais.   Menos arrecadação.

         Período – 2011/2014 – (governo Dilma) -   a média de custo anual da redução de tributos – 69,3 bilhões de reais.     Menos arrecadação de tributos.

         No período de 2011 a 2014 o incremento de recursos para o Programa MCMV Minha Casa Minha Vida passou de 0,1% para 0,3% do PIB Produto Interno Bruto.   Incremento bem grande e o programa envolve aplicação de recursos com subsídio  (ajuda da União com dinheiro para reduzir o juro da dívida).

         No segundo governo Dilma foram lançadas determinadas despesas na conta do PAC Plano de Aceleração do Crescimento, misturando assim despesas correntes da União com verba de investimento.     Causou justa reclamação de economistas essa mistura de contas.   Foi tempo de economia fraca, pouca arrecadação e aperto nas contas públicas.

         Página 90 – Dívida Pública

         A dívida pública bruta em relação ao PIB foi caindo no Brasil a partir de 2004 até chegar a meados de 2014.

         A dívida pública não leva em conta a dedução de ativos do governo como reservas internacionais e créditos concedidos pelo BNDES.     De 2012 para 2013, caiu a dívida bruta de 53,8% do PIB para 51,7%.

         Os outros países geralmente tem suas dívidas públicas atreladas a juros pré fixados e a nossa não.   Geralmente a nossa é atrelada à taxa Selic que leva em conta inflação e variações no câmbio.   LFT Letras Financeiras do Tesouro.    Um dos tipos de títulos que o governo coloca no mercado para captar dinheiro (emprestar do púbico).    Em 2012 as LFT eram mais de 40% do total da dívida bruta do governo brasileiro.

         “O que mais contribuiu para elevar a arrecadação entre 2005 e 2014 foram os tributos sobre a folha de pagamentos e os rendimentos do trabalho, devido à expansão da massa salarial e do nível de emprego formal no período”.   (e a massa salarial cresceu por causa da economia aquecida e por causa do governo ter criado aquele sistema de todo ano dar um ganho real ao salário mínimo)

         Nesse período (2005/2014) “os impostos sobre o lucro das empresas e sobre bens e serviços, ao contrário, contribuíram para a redução da carga tributária de 2,3 pontos percentuais.    Mesmo com o setor empresarial pagando menos impostos, passou a defender um Estado menor.

         Ironicamente o empresariado se colocou contra o Governo Dilma que tinha sido favorável ao conjunto empresarial com desonerações fiscais que permitiram aos empresários pagarem menos impostos.

         O debate econômico nas eleições de 2014.

         2013 fechou o ano com inflação de 5,91% ao ano.   Houve desaceleração da economia e alta do dólar.

         Em 2013 a economia cresceu 3%.  Em 2014 cresceu só 0,5%.

         Nossa economia estava em desaceleração e ainda houve uma queda brusca no preço das commodities que exportamos (soja, minério de ferro etc).   Costuma-se chamar isso de “tempestade perfeita”. 

         Entre junho e dezembro de 2014, o FMI Fundo Monetário Internacional divulgou que as commodities perderam 29,3% de preços.

         Seguiram caindo os preços das commodities e chegou em janeiro de 2016 com perda de 55% nos preços e só desse ponto, voltaram a recuperar preço.

         Disputa Dilma x Aécio pela presidência.

         Aécio defendia reduzir a inflação, reduzir a dívida pública, reduzir a corrupção e as ingerências empresariais na política pública...

         Na campanha Dilma afirmou que não deixou os trabalhadores pagarem pela crise econômica.    E que reduzindo o Estado, o Aécio indiretamente propunha que os trabalhadores pagariam a conta do aperto.

         Capítulo 3 – A Panacéia fiscal – um passo atrás   (na Valsa Brasileira que dá nome ao livro).  

         No paralelo com a Valsa, a autora coloca o governo Lula, que foi desenvolvimentista, como passos à frente.   Dilma no período patinando a economia por razões internas e externas, os passos de lado.    Agora, nas desonerações fiscais, o passo atrás.

         Dilma ganhou a eleição contra Aécio para seu segundo mandato com placar apertado de 51,6%.    Em seguida, ela colocou Joaquim Levy, executivo do Bradesco para ministro da Fazenda.    O mercado tem Levy como um economista ortodoxo.   Ele tomou medidas de ajuste fiscal.  Cortou 58 bilhões de reais do PAC Programa de Aceleração de Investimentos.    Propos mudanças no seguro desemprego para cortar 18 bilhões de gastos.    (tirar do PAC e do seguro desemprego, é piorar a vida dos mais pobres)

         Propos aumentar alguns impostos e reduzir algumas desonerações fiscais mas sofreu resistência no Congresso.   (tirar do setor empresarial... os que financiam as campanhas dos congressistas).

         Acabou mesmo prevalecendo o corte nos investimentos do PAC.  Houve impacto negativo na economia.    Além disso os preços das tarifas administradas pelo governo e que vinham represadas (segurando aumentos), foram reajustadas em 18,1% no ano de 2015.   No primeiro ano do segundo mandato da Dilma.    Aumentou a recessão na nossa economia.

         Maiores aumentos de tarifas (2015):

         Emergia elétrica – subiu 51%

         Botijão gas cozinha – subiu 22,6%

         Gasolina subiu      20,1%.

         Acelerou a inflação.  Elevou a taxa Selic de 11,75% para 14,25% em seis meses.     Paralelo a isso tudo, crise política e a Operação Lava Jato e as commodities em preços baixos.

 

         Continua no capítulo 12/22   (um por dia corrido)

segunda-feira, 15 de março de 2021

CAP. 10/22 - fichamento - livro - VALSA BRASILEIRA - (sobre nossa economia anos 2000 para cá) - LAURA CARVALHO - Economista

 CAP. 10/22                leitura em março de 2021

         O Estado arrecadando menos com a economia desaquecida e as desonerações fiscais e juros subsidiados.   Os gastos sociais crescendo em relação do PIB Produto Interno Bruto.   Começou a piorar o conjunto das contas públicas.

         Nos momentos em que o Estado tem que apertar o cinto, nas outras rubricas é difícil, sobrando pouca opção de corte, que não sejam os investimentos públicos.

         O Prêmio Nobel de Economia Joseph Stightz em artigo com link citado neste livro aponta sobre o governo Reagan.   “Simplesmente não há base teórica ou empírica para isso (a suposição de que menores impostos estimulam o crescimento econômico)”, afirmou o economista.

         A autora disse que o governo dos USA ter adotado isso não surpreende e ela pergunta:     ...”mas o que levou um governo brasileiro associado à esquerda  (Dilma) apostar suas fichas em uma política tão ampla de incentivos a grandes corporações?    Seria por falta de alternativas.

         Antes da OMC Organização Mundial do Comércio  barrar certos mecanismos de proteção ao setor interno, países protegiam elevando tarifas de importações, taxa de câmbio diferenciadas etc.   Nos tempos de Dilma isso já era vedado pelas normas da OMC.    Sobrou para os governos a redução de impostos e o câmbio desvalorizado.

         A Dilma é Economista e considerara nesse meio como uma Industrialista e usou mecanismo nesta linha.   Atendeu aos interesses imediatos do empresariado politicamente influente.

         A deterioração fiscal

         No período de 2012 a 2014 houve estímulo fiscal  “ sobretudo por meio de subsídios e desonerações (reduzir impostos), que se mostraram pouco efetivos para dinamizar a demanda agregada, e em detrimento dos investimentos públicos...”

         Página 88 – Gastos com funcionalismo.   Nos dois mandatos do FHC Fernando Henrique, esses gastos cresceram na média de 5,9% ao ano.   No primeiro mandato do governo Dilma esses gastos cresceram à média de 1% ao ano.

         Investimentos públicos:    Anos 2006 a 2010  (governo Lula) cresceram na média de 27,6% ao ano.  Ficou sendo o Período Desenvolvimentista.    Impulsionado pelos investimentos públicos.

         Já em outro cenário, Dilma e seu período “Industrialista” – os investimentos públicos cresceram só 1% ao ano em média entre 2011 e 2014.    A autora diz que no Governo Dilma os críticos diziam algo que ela classifica de Mito da Governança.   Ela comprova que pouca alteração houve nos programas de atendimento aos mais pobres.  Só acrescentou o Programa Brasil Carinhoso.            “com foco nas crianças em situação de extrema miséria”.

         Pela regra vigente de recuperar o salário mínimo computando a inflação do ano anterior e o incremento médio do PIB dos dois anos anteriores.   Nesse critério em 2011 (primeiro ano do governo Dilma) o salário mínimo teve um ganho real de 3% ao ano entre 2011 e 2014.   (mesmo num tempo de vacas magras e de baixa nos preços das commodities que o Brasil exporta)

         No período anterior, 2006 a 2010 (Lula) o ganho real (já descontando a inflação) médio anual do salário mínimo foi de 5,9% ao ano.

         Despesas com benefícios sociais comparados – governo Dilma, despesas cresceram em benefícios sociais 5,8% ao ano.  No governo FHC (segundo mandato – 1999-2002) essas despesas cresceram à média de 7,5% ao ano.

         “O que causou a redução do resultado primário (receitas menos despesas correntes) no governo Dilma foi, na verdade, o aumento das despesas com subsídios às empresas e o menor crescimento da arrecadação”.

         O que mais cresceu entre as despesas primárias:  Os subsídios, crescendo 20,7% ao ano entre 2010 e 2014.     Inclui empréstimos com subsídios pelo BNDES e o Programa MCMV Minha Casa Minha Vida.

         Crescimento comparado da arrecadação federal:

         Segundo governo FHC – 8,4% ao ano

         Segundo governo Lula – 6,1% ao ano

         Primeiro governo Dilma – 2,9% ao ano.

         Queda da arrecadação no governo Dilma pela economia crescendo pouco e pelos subsídios e desonerações feitas ao setor empresarial.

        

         Continua no capítulo 11/22  (um por dia corrido)

CAP. 09/22 - fichamento - livro - VALSA BRASILEIRA - (sobre nossa economia anos 2000 para cá) - LAURA CARVALHO - Economista

 CAP. 09/22

         Página 74 – “Após o impeachment, a ex-Presidente Dilma classificou a política de desonerações como um dos seus principais erros”.   Ela esperava  que as desonerações se reverteriam em produção e empregos e foi para aumentar o lucro dos empresários.

         A autora diz que acabou sendo na prática uma transferência de renda para os empresários ficarem ainda mais ricos.   Uma Bolsa Empresário.

         Abalou ainda mais as contas públicas essas desonerações.

         Juros e Spreads.  (spread é o que o banqueiro cobra de diferença entre o juro que paga na captação de dinheiro e o juro que recebe ao empresar esse dinheiro, já embutindo seus lucros).

         Em 2012 o governo Dilma tenta adotar medidas para reduzir o spread dos bancos.    Por ação do governo, Banco do Brasil e Caixa Econômica reduziram suas taxas de juros e se os bancos privados não reduzissem as deles, perderiam mercado.   Também essa oferta de crédito com juros reduzidos não estimulou o empresariado a investir mais.

         Alguns economistas viram má vontade do empresariado, mas a autora vê que o mercado não era favorável a investimentos, mesmo com desonerações e crédito disponível a juros baixos.

         77 – Crédito Subsidiado.        (Quando o governo assume um custo para si de forma a oferecer empréstimo com juro mais barato)

         Um exemplo típico é o financiamento popular para as classes de renda mais baixa.    E há também Crédito Rural para Agricultura Familiar com juros subsidiados, portanto, sendo abaixo da taxa de mercado.

         O Programa PSI Programa de Sustentação do Investimento com juros subsidiados e prazo longo para pagar.   O PSI iniciou em 2009.  

         O BNDES entre 2010 e 2017, em valores corrigidos para 2017, repassou 412 bilhões de reais como financiamentos no PSI.  E mesmo assim o programa não deu resultados animadores, mas por outro lado, ajudou a atravessar a crise mundial de 2009-2010 que se prolongou pelos anos seguintes no mundo todo.

         Página 80 – Já houve crítica ao BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social imputando a ele o fato dos juros no Brasil serem altos.   A autora dá sua opinião contrária a isso e coloca uma pergunta:    “O BNDES é o responsável pelos juros altos ou existe justamente porque os juros de mercado são altos?”

         A autora alega que o BNDES como banco estatal deveria ter mais critério para emprestar a empresas que atuem em setor de mais interesse da sociedade.   Na prática não houve critério.    Foi positivo o aumento de crédito do BNDES a micros e pequenas empresas.   Do valor total desembolsado em 2017, 15,4% era para estas duas faixas de empresas.

         Em 2014 o total desembolsado com elas foi de 23,8% do crédito.

         O número de operações (contratos) de crédito do BNDES para essa faixa de empresas subiu de 81% para 89% dos contratos totais.

         A Estagnação dos Investimentos Públicos

         Já no primeiro ano do governo Dilma (2011) houve ajuste fiscal e redução dos investimentos públicos de 19,6%.

         Foi drasticamente reduzido o investimento público no governo Dilma.  No período Lula – entre fim de 2005 a 2010 o investimento público acumulado foi de 238,5%.   O que ajudou muito a economia, a renda, os salários, o emprego.   Foi um ganha-ganha para empresários e empregados em geral.

         A partir de 2011 no governo Dilma, houve reorientação na estratégia e o investimento público foi reduzido e se passou a apostar mais nos incentivos ao setor privado  (com desonerações fiscais, juro subsidiado etc).   Lembrar que além de outros fatores negativos para nossa economia, as exportações estavam rendendo menos por conta de queda nas cotações das commodities (soja, minério de ferro etc)

         Entre 2011 e 2014 concessões com investimento total de cerca de 260 bilhões de reais em infra estrutura a preços de 2017.     Aeroportos, 35,8 bilhões; portos 14,1 bilhões; rodovias, 48,8 bilhões; transportes urbanos, 13,1 bilhões e geração/transmissão de energia, 131,0 bilhões.  Telecomunicações  8 bilhões.

         Nas concessões se buscou cobrar menores tarifas e se cobrou das concessionárias, poucos investimentos.   Os resultados não foram o que se esperava.  Não foram positivos para as contas do governo, nem a qualidade dos serviços foram a contento do povo.

                            Continua no capítulo 10/22  (um por dia corrido)

domingo, 14 de março de 2021

CAP.08/22 - fichamento - livro - VALSA BRASILEIRA (sobre a economia do BR de 2000 para cá) - Autora Economista Laura Carvalho

Leitura em março de 2021

O governo a partir de 2011 começou a tentar exercer algum controle em preços de produtos e serviços de estatais do petróleo, da eletricidade e de concessões como pedágio etc.
Página 66 – Em junho/2012 o governo aumentou o preço da gasolina e zerou a CIDE Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico (uma taxa) sobre a gasolina e subsidiou o etanol menos poluente.
Zerou a CIDE tentando segurar a inflação.
A manobra de interferir na economia prejudicou inclusive a Petrobras.
67 – Energia elétrica. Via Medida Provisória de janeiro/2013 – reduziu os encargos sobre energia e renovou concessões de forma não onerosa e prorrogou as concessões por mais 30 anos.
Em troca as concessionárias aceitaram reduzir as tarifas em 18% para residências e 32% para indústria e comércio.
Paulo Skaff, presidente da FIESP Federação das Indústrias do Estado de SP tinha liderado a campanha “Energia a Preço Justo”. Essa campanha vinha desde 2011. (Foi atendido)
Em decorrência houve grande prejuízo às distribuidoras e este foi assumido pelo Tesouro Nacional.
Em 2015 o governo voltou a corrigir de forma brusca a energia elétrica o que respondeu por 39,54% da inflação de 2015.
Desonerações Tributárias (reduzir impostos)
Em 2008, ano da crise internacional que começou nos USA, o governo reduziu o IPI Imposto sobre Produtos Industrializados sobre automóveis cuja indústria estava com estoques altos. Atendeu a indústria de olho no risco de desemprego. A redução foi estendida para o ano de 2009 também para a chamada linha branca (geladeiras, fogões, microondas...), móveis, materiais de construção.
Mas foi no primeiro mandato do governo Dilma que as desonerações fiscais vieram como parte dos eixos principais das políticas fiscal e industrial do governo.
Plano Brasil Maior (lançado em agosto de 2011 – governo Dilma)
Resumo do Plano: - redução do IPI sobre máquinas...
- crédito tributário para exportadores;
- desoneração da folha de pagamento das empresas;
A redução do IPI era para ser até 31-08-2012. Foi estendida para 31-12-2014.
Desoneração da Folha de Pagamento
A contribuição patronal era de 20% sobre a folha de salários e passou
para 1 a 2% sobre o faturamento da PJ Pessoa Jurídica. Ficou permanente. No começo era para apenas quatro setores e foi estendida para 56 setores até 2014 (com uma perda enorme de arrecadação)
71 – Em termos de PIB, a desoneração da folha de pagamento gerou perda de arrecadação de 0,08% do PIB em 2012 e com a expansão das desonerações, passou para 0,25% do PIB em 2014.
Perda de arrecadação por essas desonerações (ou renúncias):
Ano 2010 - 140 bilhões de reais
Ano 2014 250 bilhões de reais
Ano 2018 – 458 bilhões de reais (no acumulado 2011 a 2018)
(Setores chamam isso com ironia de Bolsa Empresário)
Página 72 – Não se via mais uma lógica econômica nas desonerações. Elas pareciam sem critérios econômicos e transpareciam o ceder a pressões do mercado e da classe política.
72 – Apesar das benesses concedidas pelo Estado aos setores da economia, o investimento privado não cresceu no período.
Queda do investimento privado no Brasil:
2010 – houve crescimento de 17,9%
2011 – cresceu menos - caiu para 6,8%
2012 – caiu para 0,8% o crescimento do investimento privado no ano.
Razões do fracasso: - Fraca demanda no mercado; a indústria estava muito endividada por ter passado na fase anterior por crescimento, expansão de investimentos.
Desonerações com setor endividado e pouca demanda, os empresários recompuseram lucros mas não voltaram a investir.
Nesse contexto, o aumento do crédito ofertado pelo BNDES e a redução dos juros também não deram os resultados esperados.
Terceira razão para o fracasso - No Brasil e no mundo vem se expandindo o processo de “financeirização” , qual seja, havendo disponibilidade de caixa nas empresas, muitas vezes optam por aplicar o dinheiro em títulos do Tesouro ganhando um bom juro sem risco ao invés de investir em novos projetos...
Continua no capítulo 09/22 (um por dia corrido)

CAP. 07/22 - fichamento - livro - VALSA BRASILEIRA - (sobre nossa economia recente) - Autora Dra Economista Laura Carvalho


A autora diz que nosso sistema bancário é muito concentrado e cobra muito alto pelos serviços prestados. Concentra mais ainda a renda.
Página 53 – Os juros reais (descontando a inflação) pagos sobre a dívida pública em 2010 estava em 1,2% do PIB Produto Interno Bruto. Em 2005 era de 5% do PIB.
O Programa Bolsa Família em 2010 desembolsou 0,36% do PIB. Notar que grosso modo, 0,36% para o Bolsa Família é equivalente a 1/3 do que pagamos de juro da dívida pública no mesmo ano.
Capítulo 2 – A Agenda da FIESP Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Um passo ao lado (na Valsa do nome deste livro)
O mercado indicou que “o país precisaria (na visão do mercado) de um modelo de crescimento centrado no desenvolvimento industrial nos moldes asiáticos com mais destaque para as exportações”. Um caminho proposto era desvalorizar o real. O que facilitaria exportação.
Contornar o juro alto ao setor industrial, O governo, já com o poder desgastado, fez o jogo da FIESP por assim dizer:
- reduziu juros para as empresas;
- desvalorizou o real para facilitar exportação
O ano de 2011 foi o da posse da Dilma em seu primeiro mandato. Ela é economista e adotou o que o mercado (e FIESP) propunha.
26-05-2011 – artigo na Folha de São Paulo. Pacto entre FIESP, CUT e Força Sindical. Assinaram um projeto para a industrialização do Brasil e que levou o nome: Um Acordo pela Indústria Brasileira.
O governo adotou as medidas indicadas mas “o maior dinamismo da indústria não veio”. A tal “Nova Matriz Econômica” adotada não deu o resultado esperado. Só que sobrou problema para nossa economia.
Página 58 – Costumam associar essas medidas à esquerda mas foram da receita dos liberais do capital. A autora chama essa Nova Matriz Econômica de “Agenda da FIESP”. A FIESP propôs e a Dilma implementou, não deu bom resultado, o setor de capital saltou do barco e foi apoiar o Fora Dilma.
59 – “Essa agenda envolveu a redução de juros, a desvalorização do real, a contenção de gastos públicos e investimentos públicos e uma política de desonerações tributárias (menos impostos às indústrias) cada vez mais amplas, além da expansão do crédito do BNDES e o represamento das tarifas de energia. Os resultados foram desastrosos”.
Houve desaceleração da economia, desemprego, piora nas contas públicas.
Juros, Câmbio e Inflação
Agosto de 2011 a outubro de 2012. O BACEN Banco Central derrubou a Selic (Taxa básica de juros) de 12,5% para 7,25%.
Assim ano final, o juro real, descontada a inflação ficou a menos de 1% ao ano.
E a Dilma teve que mudar a remuneração da Caderneta de Poupança para pior.
O dólar saiu de 1,60 para 2,00 até meados de 2013. Caiu o juro e subiu o dólar por essa causa.
Os países ricos destinaram grandes volumes de dólar como capital especulativo para os países em desenvolvimento, principalmente ao Brasil e México.
Guido Mantega colocou uma taxa de IOF Imposto Sobre Operações Financeiras de 1% sobre esse tipo de transação especulativa.
Estabilizou a taxa de câmbio na casa dos 2,00 – dois reais – mas não ajudou muito nas exportações. Uma das razões é que nossas exportações são muito concentradas em poucos produtos e não são muito afetados pela flutuação do câmbio. Principalmente em termos físicos, ou seja, preço alto ou não tão alto, as quantidades exportadas de soja, minério de ferro, continuam num ritmo relativamente estável.
62 – “Como vimos, desvalorizações da taxa de câmbio produzem queda dos salários reais, ou seja, reduzem o poder de compra dos trabalhadores no curto prazo”. Ganham menos, gastam menos, encolhe a economia.
Por volta de 2010 nosso foco era mercado externo e este estava em retração. Nossa política econômica de então foi uma má aposta.
Nossas exportações cresceram:
11,7% em 2010; 4,8% em 2011 e 0,3% em 2012.
Internamente a combinação de dólar alto e preços elevados dos serviços – Em 2011 elevou nossa inflação para o teto da meta: 6,5% ao ano, desacelerando o crescimento dos salários.
Nesse período os USA fazem alteração no seu plano monetário e migra capital especulativo. Subiu a cotação do dólar no Brasil. Por conta disso do Banco Central teve que elevar a taxa Selic de 7,25% aa em março de 2013 para 11,75% em dezembro de 2014. Com isso a taxa de juros real (já descontada a inflação) saiu de 0,7% ao ano em março/13 para 5,3% ao ano em dezembro/14.
Continua no capítulo 08/22 (um por dia corrido)

sábado, 13 de março de 2021

CAP. 06/22 - fichamento - livro - VALSA BRASILEIRA (sobre nossa econ. anos 2000) - autora Economista LAURA CARVALHO

CAP. 06/22                leitura em março de 2021

         No Milagrinho econômico o Brasil não tinha estrutura produtiva para atender à nova demanda criada...

         A expansão da economia exige...  “uma política industrial voltada para a diversificação da estrutura produtiva.   A capacidade da oferta da economia deve acompanhar o dinamismo da demanda, impedindo .... o desequilíbrio...

         Página 46 – Inflação de Serviços  (do Setor de Serviços)

         Uma das marcas do crescimento da distribuição de renda é seu lado inflacionário.   Pessoas tem mais renda, gastam mais...

         Setor Serviços – é um setor intensivo em uso de mão de obra.  Salões de beleza, pet shop, dentistas, escolinhas particulares etc.

         Aquecendo a demanda, sobe o custo do serviço e é um setor com menos interferência internacional.  Ninguém de fora vem disputar esse tipo de mercado aqui, ou muito poucos o farão...  Daí houve essa inflação dos Serviços.

         Muitos assalariados sofreram com esses aumentos e ajudaram a engrossar os protestos de 2013 nas ruas.  Os protestos para o Fora Dilma.

         “Ainda que todas as classes tenham se beneficiado do processo de crescimento dos anos 2000...   “Em alguma medida, o que era inflação para uns, foi ganho de renda para outros”.

         Conseguiu-se cumprir as metas de inflação no período de 2006 a 2010.    Mesmo com a economia crescendo e a demanda também.    Para isso em parte houve alguma ajuda do dólar baixo.

         48 – Já em 2011, o cenário internacional mudou e ficou mais difícil controlar a inflação.   Os preços das commodities já estavam menores e elas são importantes nas nossas exportações.  (soja, minério, petróleo etc)

         O dólar baixo de um lado ajudou a controlar a inflação mas causou desequilíbrio na balança comercial.   Era barato importar e difícil exportar.  Um dos fatores que elevam a produtividade do trabalho:   Reduzir a ociosidade das indústrias, aumentando a escala de produção, o que melhora a produtividade do trabalho.   Na expansão da indústria se compra mais máquinas e máquinas mais modernas e com isso com a mesma mão de obra se pode produzir mais.

         Em 2010 já estávamos próximos do pleno emprego em certos setores.   Bom transporte público, bom serviço público de saúde, expansão das moradias, melhoram a condição de vida dos trabalhadores, mesmo não mudando o salário destes.

         Após 2011 quando a economia tinha um cenário interno e externo desfavoráveis, o governo represou tarifas de energia e manteve alguns preços represados e causou prejuízo à economia.

         Concentração de Renda no Topo

         Estudos citados pela autora mostram que ao longo dos anos 2000 não houve queda nas rendas do 1% mais rico do Brasil.

         Dados de Morgan -  Entre 2001 e 2015 no Brasil os 50% mais pobres aumentaram a participação da renda total nacional de 11% para 12%.  Já os 1% mais ricos, aumentaram sua fatia na renda de 25% para 28%.

         A camada do meio, 40% do povo brasileiro, caiu a parcela deles de 34% para 32%.

         Os 10% mais ricos ficaram com 56% da renda.    Ou seja, os 10% mais ricos ficaram com mais que o dobro da fatia dos 50% mais pobres.

         Por isso que se diz que o Brasil tem muita desigualdade social.

         Outro dado levantado por Morgan:  Os 1% mais ricos do Brasil possuem rendimento maior que os 1% mais ricos da França.    Por estas e outras, desde longa data alguém apelidou o Brasil de Belindia, ou seja, olhando para os mais ricos somos uma Bélgica (rica) e olhando para a grande maioria, mais pobre, somos uma Índia.

         Visto acima que no período de 2001 a 2015 nossa classe média que também é pobre, teve decréscimo relativo na divisão do bolo e ficou descontente e foi às ruas contra a Presidente.   “Já nossas elites, por sua vez, tinham poucos motivos para reclamar”.  

         52 – “O aprofundamento do processo de redistribuição de renda no Brasil só seria possível, portanto, com uma reforma tributária progressiva que taxasse menos o consumo e a produção e mais a renda e o patrimônio.   Assim cobrava mais dos que podem e refrescava a situação dos mais fracos.

         A autora diz que nosso sistema bancário é muito concentrado e cobra muito alto pelos serviços prestados.   Concentra mais ainda a renda.

 

         Continua no capítulo 07/22 

CAP. 05/22 - fichamento - livro - VALSA BRASILEIRA (sobre nossa econ. anos 2000) - autora Economista LAURA CARVALHO

 CAP. 05/22                - leitura em março de 2021 

         Tsunami ou marolinha.  A crise de 2008.   Crise de 2008-209

         No que afetou os países emergentes, a crise que começou nos USA:

- contração no crédito;

- queda de preços das commodities (soja, minério de ferro, petróleo etc)

- fuga de capitais externos aqui empregados

- desvalorização do real em relação ao dólar.

         Resultou  em queda no nosso PIB Produto Interno Bruto.

         Nós fomos pegos com bom estoque de dólares, as chamadas reservas cambiais.   Lula foi à TV e disse que era para os empresários continuarem investindo e o povo consumindo e o tsunami aqui seria uma marolinha.   Disse isso por ter acumulado reservas cambiais e por ter aumentado os investimentos públicos para enfrentar a crise importada.

         A crise afetou o mundo em maior ou menor grau. Nós tivemos uma queda no PIB mas abaixo do que ocorreu com os demais países da OCDE Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.  Isto até maio de 2011.

         O governo acionou os bancos públicos BB Banco do Brasil e CEF Caixa Econômica Federal.  Entre setembro de 2008 e julho de 2009 os bancos públicos aumentaram em 33% a oferta de crédito.   O que segurou a onda.

         O governo também efetuou desonerações  (redução de impostos) como o IPI Imposto sobre Produtos Industrializados para automóveis em 2008.  (buscando inclusive manter os empregos).  Em 2009 estendeu a redução de impostos para a chamada linha branca (geladeiras, fogões, microondas etc), móveis e materiais de construção.   Sempre na linha de manter o mercado ativo e evitar desemprego.

         O governo federal manteve o nível de repasses para os governos estaduais e municipais para não reduzirem os investimentos.  

         O conjunto dessas ações evitou aqueda na economia e no emprego.

         O Governo federal na época aumentou o tempo de pagamento do seguro desemprego.

         Em 2009 – lançou o programa MCMV Minha Casa Minha Vida.  Este que através de investimentos públicos ajudou muito a movimentar a economia e os empregos.

         Sem essas medidas o Brasil levaria um grande solavanco na crise que começou nos USA e se irradiou pelo mundo em 2008-2009 mas muitos efeitos negativos se estenderam por mais tempo.

         40 – No governo Lula o motor foi investimentos públicos.  Já em parte do governo Dilma,   ...”em 2011, essa atuação deu lugar a uma estratégia baseada nos incentivos ao setor privado, tanto via política fiscal (reduzindo impostos – as chamadas desonerações), quanto via política monetária e creditícia.”

         41 – Colapso anunciado?

         Os economistas divergem nas virtudes e defeitos das ações do governo na economia.   Uns querem atribuir o bom desempenho dos anos 2000 às medidas anteriores do governo FHC (1994-2002) e há outros que veem méritos na condução da economia também pelos governos de 2003 para cá.   (Lula e Dilma).

         A nossa economia vinha bem até 2010 e começou a ter mais dificuldade de 2015 em diante.  Em 2015 a segunda maior recessão da nossa história.

         42 – Em 2004 e 2005 o crescimento foi liderado pelo boom das exportações.  Entre 2006 e 2010 por:

- efeito da valorização mais acelerada do salário mínimo, do Bolsa Família;

- da expansão do crédito, dos investimentos públicos.

         Poucos discordam do fato de que a estabilização da inflação nos tempos de FHC foi uma condição necessária para o crescimento dos anos seguintes.     ...”outra coisa é afirmar que a adoção do tripé econômico... foram os principais responsáveis por gerar um crescimento acelerado – uma década depois”.

         As medidas dos governos após 2002 (Lula e Dilma) deram impulso à economia, emprego e renda, mas não tinham meios de se estenderem por muito tempo (altos investimentos públicos, crédito abundante etc).

         Desequilíbrio externo e Estrutura Produtiva

         Baixa competitividade do nosso setor industrial.

         O que mais acelerou a nossa economia foi o setor de Serviços.  Comércio e Serviços cresceram e a indústria não.   Os produtos vieram de fora.  Dados das importações no período:

         De 2005 a 2010 houve aumento de 103,4% em termos reais em nossas importações.

         O dólar baixo, o real valorizado, facilitavam as importações.  O dólar baixo tem outro efeito negativo:  Dificulta as exportações.

         Uma equação difícil.  Dolar baixo, mercadorias sobem menos e tem menos inflação.  Por outro lado, desequilibra nossa balança comercial, havendo mais importação do que exportação.    

         De outro lado, se o dólar for muito caro, fica mais caro importar e a inflação sobe.     “Com a inflação mais alta, os salários perdem poder de compra, desacelerando o consumo das famílias.”

 

                   Continua no capítulo 06/22