Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de junho de 2023

CAP. 10/30 - fichamento do livro - UMA GUERRA CONTRA O BRASIL - (sobre a #Lava Jato) - Autor: EMILIO ODEBRECHT

 capítulo 10/30

 

         Carta do Grupo Odebrecht:   “Compromisso com o Brasil”

         Emílio expõe o documento que tornou público em 2016 visando ampliar a colaboração para resolver as questões e aderir a princípios do Pacto Global da ONU que aprimora questões de relações de trabalho, proteção ao meio ambiente, combate à corrupção e itens afins.

         Ele encerra o documento com a frase:  “Nosso compromisso é o de evoluir com o Brasil e para o Brasil”.

         A forma com que cada processo foi conduzido tornou a Lava Jato um descalabro.    A Lava Jato  causou muitos prejuízos.   Beneficiou os “membros da própria Lava Jato – dentre eles, procuradores e, em especial, seu real e máximo líder Sergio Moro”.      ...”são os únicos que tem motivos para louvar a operação...”

         Notícias como estas de 2021 para cá:    Manchetes como esta no UOL:  “New York Times diz que Moro corrompeu o sistema judicial e é responsável direto pelo caos que o Brasil vive hoje”.   (página 87 do livro)

         Os procuradores coagiam Emílio...   “buscavam obter informações que incriminassem o ex presidente Lula”.

         “Convivi com Lula por mais de trinta anos.   Temos uma relação de confiança, construída a partir de 1990, quando fomos apresentados por Mario Covas”.

         Emílio...   “O fato é que eu consegui resistir à tortura emocional e psicológica, tão bárbaras e condenáveis como a física.   Mas nem todos conseguiram”.

         Procuradores e juiz em trocas de mensagens por celular numa parceria ilegal na Lava Jato.    “Uma completa aberração”.    “Os objetivos que determinavam suas atitudes e suas decisões eram políticos, pessoais, econômicos e ideológicos”.   (página 88)

         A Lava Jato ceifou reputações e empregos e deixou um irrespirável ambiente de polarização.     Houve erros das empreiteiras ao longo do tempo...

         “Erros de minha parte e da parte de terceiros, portanto não atenuam e muito menos justificam o quase estado de exceção no qual Moro e seus comandados jogaram o Brasil por tanto tempo, e a anarquia daí decorrente”.

         A Lava Jato fez o empresariado se retrair.   Emílio supõe que mesmo na covid, o empresariado poderia ser mais atuante para que os danos da pandemia fossem de menor monta para as pessoas e à economia.

         A Operação trouxe, dentre outros males...  “polarização política exacerbada ao país”.

         Capítulo:   A humanidade sabe o destino de uma mentira repetida mil vezes  (Caso do Nazismo)...

         O dinheiro que a Lava Jato diz ter recuperado para a Petrobras.... “é largamente superado pelo que ela teve que pagar em indenizações e multas ao governo dos USA e a acionistas minoritários americanos”.

         “No próprio portal do MPF Ministério Público Federal.... informa que a Petrobras e o governo federal receberam 4,3 bilhões de reais via Lava Jato.  Em 2018 a Petrobras teve que pagar 2,95 bilhões de dólares (quase 15 bilhões de reais da época) em multas e indenizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário