Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

CAP. 15/20 - fichamento do livro - MANUAL DO INFINITO - Relatos de um Autista Adulto - Autor: HENRIQUE VITORINO

 capitulo 15/20

 

         Capítulo:  O bom vivant do espectro: relatos de um autista boêmio.

         “Quase tudo aquilo que nos faz mal é gostoso”.     Vida noturna.   Me faz mal, mas gosto dela.

         “Sobre o isolamento necessário na pandemia e a importância da vacina.  Não podemos esquecer que a vacinação em massa foi fundamental para termos nossa vida de volta.”

         Tocando música na noite.    ... clientes bebem e falam mais alto...

         Cheiro de bebidas, de comidas, de cigarro, dos perfumes...   irritam o autista.

         Não exagero, mas “meu uso de álcool é regular”.

         “A presença que me acompanha na conversa é muito mais proveitosa do que a bebida em si”.

         “Minhas bebidas preferidas são a cerveja, o vinho e uma rara dose de whisky.   Bebidas alcoólicas...  um perigoso prazer.

         “Mas o efeito relaxante da bebida alcoólica é caro demais para ser considerado benefício”.   A ressaca do álcool é cruel.

         Bebida alcoólica é considerada uma droga lícita.   ...possui efeitos psicoativos.   “atuam no psicológico e no emocional da pessoa usuária”.

         ...”sempre existe um motivo anterior que leva o indivíduo a usar droga.   Se uma pessoa está feliz e satisfeita em todas as áreas da sua vida, não há motivo aparente para que ela se consuma em um vício”.

         “Eu utilizo minhas dores para fazer arte, e não de pretexto para beber.   O alcoolismo levou o meu professor de violão aos 58 anos de idade.

         Cita a letra da música Boêmio 72 de Nelson Gonçalves e Adelino Moreira.    O boêmio, mesmo cercado de pessoas, é sempre um solitário.

         Capítulo – militância isolada:  o papel das redes sociais na minha aceitação enquanto pessoa autista.

         Eu tinha receio de me expor nas redes sociais.  “Detesto me sentir invadido”.     A escrita deste livro me manteve com a cabeça ocupada.  Menos uso das redes sociais”.

         Os influenciadores digitais comumente falam absurdos nas redes sociais  e angariam muitos seguidores.    Tendo uma legião de seguidores, passam a ganhar dinheiro como influencer.

         A verdade não é agregadora de seguidores.   “Mas eu digo apenas a minha verdade”.   Minhas redes sociais falam apenas do que sei e do que vivo”.

         Procurava não participar de grupos na linha LGBT, sigla que depois foi se ampliando.   Agregando grupos que lutam pela inclusão social dos que vivem a sexualidade em sua diversidade.

         “Depois de receber meu diagnóstico, passei a buscar perfis de pessoas autistas que me inspirassem vida afora”.

         Capítulo: Rotulado: a importância de assumir o diagnóstico de TEA

         O diagnóstico é muito importante.      “Algumas mães e pais acham que o autismo é uma doença, uma coisa feia ou loucura”.

         Muitos pais tem vergonha de participar de entidades para pessoas com deficiência.

         O autismo nos traz uma “deficiência social”.    Não interagimos da mesma maneira que os neurotípicos; isso influi em muitos aspectos da vida.

         Para atender aos direitos dos autistas, estes são incluídos no rol de pessoas com deficiência.   Amparados na Lei 12.764/2012.   Inclui o direito do autista à fila preferencial.

         Por lei, o autista de baixa renda tem direito ao BPC Benefício de Prestação Continuada pago pelo Governo Federal.

         “O laudo com o diagnóstico do TEA serve para nos garantir direitos”.

         Toda criança aprende primeiro a escuta e depois, a fala.   “Hoje em dia falamos muito e escutamos pouco”.

 

                            Continua no capítulo 16/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário