Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

CAP. 20/20 - fichamento do livro - MANUAL DO INFINITO - Relatos de um Autista Adulto - Autor: HENRIQUE VITORINO

 capítulo final 20/20                           09-10-2023

 

         Morrer é deixar de existir?  Não sabemos exatamente.

         “O que é possível saber de forma unânime é que as pessoas que permanecem vivas guardarão a memória de quem partiu”.

          Notícia de morte.    “Comunicando a pessoa autista com sutileza ou com objetividade, o luto autista é muito intenso em todos os níveis de suporte”.    

         “A única pessoa cuja partida eu ainda não aceito é a do Vovô.  (morreu de covid-19).  Eu não consigo”.

         Há formas de comunicar, de acordo com cada família.   “Mas é preciso informar a pessoa autista que o ente querido não está mais conosco e que ele ou ela não vai mais voltar”.

         “A pessoa autista sempre teve e sempre terá o direito de saber toda a verdade por mais dolorosa que seja”.

         “Nem comentarei sobre a necessidade de não obrigar a pessoa autista a ir a velórios ou enterros...”

         ...”minha crença me ensinou que a relação entre as pessoas deve ser sempre considerada uma benção...”

         Encerra o livro homenageando ...”meus dois heróis já falecidos, os homens que mais quiseram ver minha carreira de escritor: meu Tio Nelson e meu Vovô Antonio.   Dedico a eles esses dois  belíssimos sonetos de minha autoria.

         Que outros autistas também contem suas histórias.       FIM

 

 

         Gratidão aos leitores que acompanharam esta resenha.      Faço resenhas longas do meu jeito há 29 anos.   Meu modo de curtir o hobby da leitura detalhada e sem pressa.     Este livro foi lido entre 21-08-23 a 08-10-23. 

          Leio em média por uma hora por dia, quase sempre após as 21 horas.  Livro, caderno específico para anotação, lápis para destacar no livro e caneta para anotar no caderno.   Cada vez que destaco algo, já passo para o caderno e assim, terminando a leitura, termina a resenha.      Este livro no caso, tem 270 páginas.   Anotei em caderno porte médio (tamanho de livro), espiral de 96 folhas.   Foram 115 páginas de anotações em letra cursiva.   Do que resultou uma série de 20 capítulos com média de duas páginas no word cada.

         Nos 29 anos de resenhas, são 42 cadernos numerados em ordem crescente.   É um acervo seguro e livre de riscos da informática.   Nos nove anos mais recentes, iniciei um segundo blog, agora só de resenhas e já está com mais de 125.000 acessos, sendo 90% no exterior, mesmo sendo em português.   (tem caixa de acesso a outros idiomas no blog)          resenhaor     lando.blogspot.com.br    

         Mais uma vez, gratidão a todos.        Curitiba PR, 09-10-2023

         Engenheiro Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida

3 comentários:

  1. Informo que a próxima leitura da vez é um romance: HILDA FURACÃO, de autoria de Roberto Drummond. Como de costume, farei a resenha estendida do meu modo não acadêmico. Provavelmente será postada em capítulos aqui no blog. Grato aos leitores do blog aqui e lá de fora.

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que uso bastante o Facebook e o costume é publicar cada capítulo das resenhas em data simultânea aqui no blog e no Facebook.

    ResponderExcluir
  3. Finalmente um agradecimento aos leitores que tem feito eu chegar a 125.000 acessos no blog nos nove anos dele na web. Para o tema de leitura considero uma ótima marca. E destaco que 90% dos leitores tem sido dos USA e a média geral de acessos mensais está na casa de 1.600. Abraço a todos.

    ResponderExcluir