Total de visualizações de página

domingo, 8 de outubro de 2023

CAP. 18/20 - fichamento do livro - MANUAL DO INFINITO - Relatos de um Autista Adulto - Autor: HENRIQUE VITORINO

capítulo 18/20       (este e os dois finais serão mais curtos.    Leitura terminada e publico amanhã, segunda feira o 19 e na terça feira o final 20/20)   Grato aos leitores

 

         Capítulo – A força de Sansão: superdotação no espectro autista

         “Minha possível superdotação me causa aceleradíssimos processos mentais.  Meus momentos de hiperfoco são extremamente produtivos, mas isso tem um preço para o meu corpo físico”.

         ...esquecer de comer...    “O que me ajuda são os alarmes:  para comer, para beber água, para lembrar a hora de dormir...”

         “Quando sinto fraqueza mental...   tiro um pequeno cochilo.   O sono é restaurador”.

         ...”escrevendo...  com o livro Manual do Infinito, aprendi que a prática constante supera o talento nato e que sempre vale a pena descansar.”

         “Antes de ser uma máquina de ideias, o escritor é um observador do mundo ao seu redor”.

         Capítulo – Tiozinho: as aventuras de um autista velho em um corpo jovem.

         “Meu analista diz que é normal eu gostar de fazer amizade com pessoas mais velhas”.   Explica:   “É por conta da sua maturidade intelectual”.

         “Geralmente, o amadurecimento autista vem tanto da inteligência quanto do sofrimento”.

         “Sei bem que uma pessoa que amadurece cedo sofre mais”.

         “Meu tipo de música também remonta ao passado.  São raras as músicas atuais que me chamam a atenção...”

         “Ontem já foi, amanhã algum dia, dizem os Bee Gees, num átimo de poesia”.

         “Meu pensamento catastrófico me causa a impressão de que vou morrer jovem.   Ainda bem que esse pensamento rígido é uma bobagem.”

         “Sinto incrível liberdade ao dizer que a experiência de amar uma pessoa mais velha que eu me faz muito bem”.

         “... chega a hora em que cansamos de brigar tanto.   Quem se ocupa em amar não tem medo do fim”.

         “Essa foi a maior lição que meu saudoso Tio Nelson me ensinou:  O amor é uma sinfonia que dá as costas para o abismo da existência”.

        

         Continua no capítulo 19/20  

Nenhum comentário:

Postar um comentário