Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de abril de 2020

RESUMO - LIVRO - A ELITE DO ATRASO - AUTOR: PROF. DR JESSE SOUZA - PENÚLTIMO CAPÍTULO ABRIL-2020

RESUMO - LIVRO - A ELITE DO ATRASO (penúltimo capitulo)
Autor: Professor Doutor Jessé Souza - UFF Universidade Federal Fluminense. Estudos no BR, Alemanha e USA.
205 – Faoro gasta centenas de páginas para tentar demonstrar uma só tese. “ A ação intrinsecamente demoníaca do Estado contraposta à ação intrinsecamente virtuosa do mercado”. Isto é o liberalismo brasileiro.
Curiosidade – Portugal foi o primeiro país da Europa a unificar o poder num rei. Os outros países tiveram longa jornada posterior a Portugal para chegar num só mandatário.
210 – Faoro dá uma “viajada” por oito séculos para criar uma teoria. “apesar da narrativa elegante e erudita, literalmente todos os pressupostos, tanto históricos quanto os sociológicos de Faoro são falsos”
210 – Os USA para se desenvolver constrói ferrovias e universidades, ajudando o capitalismo a deslanchar.
211 – Faoro não tem lastro mas ainda é quase unanimidade no setor. No Brasil todos os problemas de corrupção no Estado são vistos pela ótica do patrimonialismo, deixando invisíveis os da elite privada. (olham e pedem punição do político que recebeu gorjeta e ignoram o corruptor privado que mordeu a grande fatia da rapinagem).
213 – No Ocidente a economia deslancha quando ela se desvincula da religião. Esta condena a usura. Sem dar bola para isto, a economia usa o juro, etc. e segue o barco.
216 – Entre 1930 e 1980 o BR foi um dos países de maior crescimento do mundo. Os ricos em guerra e nós ganhamos mercado.
218 – Na verdade, a noção de patrimonialismo aplicada à realidade brasileira não vale 1 tostão furado.
Capítulo – Normalizando a Exceção: O conluio entre a grande mídia e a Lava Jato.
221 – O autor vendo William Waak na Globo News em 2017 e a pergunta: como se chegou a isso tudo? A turma que deveria responder, deu uma bagreada, ficou lisa como sabonete. Ele diz: (o autor) Se fosse a pergunta pra mim, eu diria do protagonismo da Globo em participar e da mídia em geral, a culpa.
Mas o Waak e a Globo só convidam para ir falar lá quem reza pela cartilha deles.
222 – Os da Lava Jato nada pesquisaram sobre o papel da mídia no golpe, pois eram parte do jogo.
Emilio Odebrecht diz que sempre a mídia soube como todas as empreiteiras viabilizavam recursos para seus projetos e nunca abriram o bico. Isso ocorre há trinta anos, segundo ele. Por que abrir o bico só agora?
Diz também que as empresas deram uma mão nas privatizações das telecomunicações, nas quebras de monopólio. Destaque nos anos 90. Nesse pacote, a Odebrecht chegou a se associar à Globo e mais algumas empresas num empreendimento em telecomunicações. O representante da Lava Jato que estava interrogando o Emilio Odebrecht, quando este disse que a mídia sabia de tudo e que empresas, inclusive a mídia se beneficiaram, quis mudar de assunto. (aquele de NãoVemAoCaso).
Emilio Odebrecht insiste:
“Mas é importante que haja compreensão disso...” (da corrupção das empresas e da mídia). Os procuradores da Lava Jato cortavam a fala e deixavam claro que só queriam ouvir do depoente acusações ao PT. Mas nesse depoimento o depoente mostrou a ligação da mídia com as empresas.
O próprio FHC Fernando Henrique Cardoso declarou que nessas privatizações no governo dele (anos 90) ... “o pessoal está até exagerando” (o pessoal a que se refere são empresas e mídia achacadoras).
224 – O autor disse “Ninguém gosta de ser tratado como tolo e ver seu parceiro de esquema se sair imaculado e sem culpa e ainda tirando onda de inocente” (como outras empreiteiras, Globo e outros fizeram).
224 – Um dos chavões cruéis da Lava Jato. “Isto não vem ao caso”.
(só interessava aos da Lava Jato informações que incriminava os políticos da esquerda que eles estavam buscando)
A Globo além de ré do crime, ... “cooptar o aparelho judiciário policial do Estado.... ajudando no Golpe”. E fez o que fez, a Globo, num governo que é uma democracia formal. Deveria ter a Globo perdido a concessão de um serviço público por tudo que fez de errado.
225 – E passa ao povo “explicações” para justificar tudo. À classe média, acusando o Estado de patrimonialista e corrupto (poupa a elite).
E a mídia ainda por cima culpa o pobre, a ralé de ser imatura e que vai na conversa de governo populista.
Há um pacto antipopular. O ambiente para isso é feito da falta de uma TV pública (não estatal) com controle social (Conselho de usuários) e por termos uma sociedade com pouca leitura e pouca reflexão.
226 – A elite agora não é só rapina por grilagem, etc. É pela colonização de consciências – para obter a mesma expropriação pela elite.
Substitui a violência física pela violência simbólica, mais sutil mas não menos cruel.
226 – A revista Veja é uma das que produz material mais focada no público da fração protofascista da classe média.
227 – Jornais e revistas são empresas privadas e TV é concessão pública. O que torna ainda mais grave o que a Globo faz por ser concessão.
227 – A Globo floresce na Ditadura Militar. “Amaral Neto, o Reporter” era o carro chefe do ufanismo do Estado de então. A empresa tem excelência técnica a serviço do mal.
A mídia foca no pensamento único a serviço das elites e sufoca o resto.
Habermas e a Modernidade. “A modernidade efetiva e real é a capacidade de produzir informação plural e juízo autônomo.
Nossa mídia é colonizada pelo dinheiro e com isso .... “perde com sua colonização pelo dinheiro: A capacidade de reflexão e aprendizado de todo um povo”
228 – Na redemocratização, cita Galvão Bueno e seu nacionalismo de fachada exagerando tudo. É tetra!!!! Etc...
Campanha Criança Esperança, reforça as ações da Globo como de “interesse público”. Até a Globo faz a “glorificação da periferia” desde que seja para não mudar nada na exploração. Mudar o termo de favela para comunidade só muda o rótulo.
O Golpe de 2016 com ajuda da mídia tirou a chance do pobre melhorar de vida.
229 – E a Globo tem o desplante de mostrar o fascismo de Trump e ceva o nosso daqui. Com propaganda e gente bonita, a Globo também dita o consumo.
(acabou dando mais um capítulo que seguramente será o final)
Esse pendente eu publico de hoje, domingo, para amanhã, segunda.
26-04-2020 orlando_lisboa@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário