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sexta-feira, 20 de maio de 2022

CAP. 01/08 - fichamento do livro: (SOBRE)VIVÊNCIAS MIGRATÓRIAS: Narrativas Haitianas sobre Acolhida, Educação e Inclusão. Autores: Giovani Giroto e Ercília M. Angela T.de Paula

Cap. 01/08                                     leitura em maio de 2022

 

     O Haiti, pequeno país localizado na América Central, foi entrando no nosso cotidiano pelas imigrações de pessoas oriundas daquele país principalmente a partir de 2010, ano em que ocorreu um grande terremoto que matou muita gente e agravou ainda mais a situação de extrema pobreza de muita gente.

           Depois acompanhamos ao longo do tempo alguns passos da missão militar brasileira que atuou designada pela ONU em ações naquele país onde militares de diversos países participaram de Missão de Paz sob comando dos militares brasileiros.

         Dois Professores/Pesquisadores da UEM Universidade Estadual de Maringá-PR que tem pesquisas na área de Educação acompanharam na região de Maringá imigrantes haitianos, publicaram inclusive no formato de livro o resultado de suas pesquisas.    

         Tem a forma requerida pela Academia e traz luz num tema que faz parte do nosso meio e pouco conhecemos sobre as demandas e anseios desses imigrantes que vieram em busca de melhores condições de vida.

         Vamos à obra em si.

         Uma introdução de Franciele Clara Peloso, pesquisadora de Pato Branco-PR

         ...”em um país em que vivemos uma realidade violenta no sentido de imposição de valores de origem europeia e mais recentemente, norte-americana, branca, urbana e cristã em um país que não reconhece seu processo de colonização, tampouco suas heranças colonialistas, que não reconhece sua razão de existir, explora, discrimina e faz sofrer as outras e outros que continuam chegando”

......   “Migrar é travessia que faz alvoroço na vida.  ...O fato é que migrar é sempre ruptura”.

         ...”Paulo Freire (2008) nos diz que no fundo é muito difícil viver esse processo de ruptura, pois implica conviver e educar muitas saudades diferentes, tais como a da cidade, a do país, a das gentes, a da comida, do seu chão, dos cheiros, paisagens e estéticas”.

         ... “fazer esperançar um outro mundo possível onde todas e todos sejamos capazes de experienciar a liberdade de estar, sem deixar de ser”.

                            Franciele C. Peloso   - junho/21  - Pato Branco- PR

         Capítulo 1 – Introdução    -  Brasil no século XIX e imigrantes europeus chegando. No século XX, chegada de imigrantes japoneses.

         No século XXI novos fluxos migratórios, incluindo os haitianos.

         A caminhada dos autores deste livro.    A mãe de Ercilia foi professora de escola rural no interior de São Paulo.   Mudaram várias vezes em função do trabalho do pai, que é Engenheiro Agrônomo.  Ela, Ercilia, foi professora concursada em São Luis do Maranhão e lá vivenciou uma realidade diferente.   Veio para a UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa para estar mais próxima dos familiares.   Nesta universidade, trabalhou muito com alunos hospitalizados como já tinha trabalhado no Maranhão.

         Na UEM em Maringá-PR, novos desafios, novos projetos.   Nesta universidade os pesquisadores Ercilia e Giovani se encontraram atuando em tema similar, voltado à Educação.   Ambos se debruçaram inclusive na obra do educador Paulo Freire.

         Tiveram contato com imigrantes haitianos que frequentavam o Hemocentro de Maringá em tratamento de anemia falciforme, patologia que atinge muitos negros no Brasil e no mundo.

         Há em Maringá-PR a Associação de Imigrantes de Maringá e Região.    

         Os trabalhos aqui abordados neste livro foram antes da ocorrência  da pandemia da covid-19.

         Ercilia continua com atividade docente na UEM e faz Pos Doutorado na Universidade Estadual da Bahia.  UNEB/BA.

         A mãe de Giovani também foi professora.  Ele, natural de Jussara-PR, foi fazer faculdade na UEM em Maringá-PR e se mudou para esta cidade.

         Graduado, lecionou Filosofia em escola pública.   Vivenciou na categoria de professor, greves do funcionalismo estadual, mais concentradas no professorado que é uma categoria numerosa.

         “Isso fez com que ele pudesse compreender na prática que educar é um ato político” (Shor , Freire, 1986 – p.17)

         Giovani atuou como Educador Social.   Na continuidade dos estudos na UEM, foi aluno da Professora Ercilia, coautora deste livro.

         “Durante a disciplina, fizemos muitas leituras sobre Paulo Freire e reflexões acerca da teoria da Educação Social”.

         Ambos passaram a participar de todos eventos que envolviam imigrantes na região de Maringá-PR.

         ...”muita atuação e envolvimento para compreender as principais necessidades dos imigrantes...”

         ...”com postura dialógica, nossa pesquisa aconteceu sempre em contato e sempre compartilhando conquistas, medos e esperanças”.

         Nessa trajetória de pesquisa  “nem tudo foi tranquilo...”   ...os conflitos reafirmaram nosso desejo de seguirmos sempre juntos e em busca de uma pesquisa consistente, analítica e reflexiva”.

                            Continua no capítulo 02/08 

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