Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Fichamento - 2/10 - livro - LINDOS CASOS DE CHICO XAVIER - Autor: RAMIRO GAMA

 capítulo 2/10

O ex patrão do jovem Chico Xavier morreu na miséria e não havia recursos para a família dele nem para compra do caixão. Chico saiu em campanha de porta em porta e conseguiu donativos para a compra do caixão, num gesto de grande compaixão.
Um dia Chico estava muito abatido e sem força para nada. Seu Guia Emmanuel lhe deu um recado... “procure, pois, reagir. A tristeza, meu filho, é cupim do coração e traz moléstia grave”.
“E se você, como penso, assimilar o que vou lhe mostrar, para certificar-se de que o bem que fazemos é o nosso bem e que quem dá recebe mais, ficará curado, vai mudar de vida, agir de outra forma”.
...beneficiamos os corações de quem recebe um Vá com Deus, Deus lhe Pague, Deus lhe Ajude. O guia ensina que a Fazenda do Pai é a Natureza.
Pontes e suas serventias
O guia pergunta ao Chico: - Chico, você já foi ponte para alguém?
Os ensinamentos do guia deram forças a Chico que ficou curado e feliz. Chico em seu trabalho na Fazenda. “Em tudo via poesia e Vida, Verdade e Luz, Beleza e Amor.” ...”e acima de tudo, a presença de Deus.
Chico queria ter um quarto com janela de vidro. “Quer ver o céu ainda para ver os espíritos que vem e que vão...” ...”Chico é, assim, uma criatura do Céu”.
Lindos casos que Chico Não Contou
... Em 1951 o autor deste livro, espírita, Ramiro Gama conta que atuou como um dos professores na Campanha de Educação de Adultos na ferrovia Central do Brasil. “com auxilio de professores voluntários, conseguimos numa massa de doze mil ferroviários, alfabetizar cerca de onze mil.
Citação da terceira revelação. No caso não especificou detalhes dela.
Segunda parte do livro – Tenha paciência, meu filho!
A mãe de Chico chamada Maria João de Deus desencarnou em 1915 deixando nove filhos. Órfão, Chico foi encaminhado para a madrinha dele que judiava muito dele. Inclusive cutucava a barriga dele com garfo, causando sofrimento. E ela dizia: “Esse menino tem o diabo no corpo.”
Um dia ele rezou e a mãe dele apareceu em espírito e pediu paciência a ele.
“Não se incomode. Tudo passa e se você não reclamar mais e tiver paciência, Jesus ajudará para que estejamos sempre juntos”.
O anjo bom
O pai de Chico, João Cândido Xavier, viúvo, se casa com Cidália Batista. Ela pediu para o marido trazer os filhos de volta e assim foi feito.
Chico ao conhecer a madrasta que o acolheu com carinho viu nela o Anjo que o espírito da mãe dele disse que um dia viria para lhe amparar.
A Horta Educativa
A busca por escola em 1918, região afetada pela gripe espanhola. “Tudo era crise”.
A madrasta plantou uma horta e avisou Chico que ele iria vender verduras para ajudar na compra de materiais escolares. E assim foi.
Em 1919 Chico pode ir frequentar a escola e tinha seu material escolar comprado com dinheiro da venda de verduras da horta.
A história da chave
A madrasta de Chico tinha que deixar a casa fechada para ir buscar lenha, estando os filhos na escola. Uma vizinha começou a roubar as verduras deles. A madrasta não queria criar inimizade com a vizinha.
Chico na oração pediu conselho ao espírito da mãe dele. Esta disse para a madrasta ao se ausentar, deixar a chave da casa com aquela vizinha. Demonstrando confiança, a mulher não mais mexeu na horta e tudo se resolveu.
Continua no capítulo 3/10
Todas as reações:
Marluz Jonsson

Nenhum comentário:

Postar um comentário