Total de visualizações de página

sábado, 17 de fevereiro de 2024

Fichamento 8/10 - livro LINDOS CONTOS DE CHICO XAVIER - autor: RAMIRO GAMA (24ª edição - 2022)

 capítulo 8/10

 

         Outro episódio -  A lição do jogo de bilhar

 

         Um dia Chico passa cedo rumo ao trabalho e vê um grupo de jovens animados jogando bilhar um bar.   Passa lá à tarde de volta do trabalho e os jovens lá animados no jogo.  Vai à noite para a sessão no Centro Espírita e ainda lá os jovens.     Chico recebeu de seu guia uma mensagem de que os jovens estando se divertindo de forma sadia, não seria um problema.   Problema é quando desvirtuam as coisas a passam a fazer o mal.

 

         Outro episódio – Consolo a mães.

         Chico dando recado para consolar mães que perderam filhos.   ...”luteis e não deixem de lutar...  Transformai pois, esta tristeza do mundo que as adoece, pela tristeza segundo Deus.   A luta é redentora...   Estou há 28 anos no exercício da mediunidade.  Ainda não passei um dia sem sofrer e chorar.   ... mas ficar triste e parar de lutar, nunca”.

         As palavras de Chico trouxeram novo alento às mães que sofriam.

 

         Outro episódio – A professora Rosália Laranjeiras

         Primeira e única professora de Chico

         Uma vez por semana ela levava os alunos para uma visita no campo.  Após o retorno ela pedia que cada aluno fizesse uma redação com um relato do passeio e do aprendizado no mesmo.   Chico sempre fazia o melhor texto.   Ela inclusive suspeitava que o garoto Chico tinha dom da mediunidade.

         Um dia ela fez um teste.   Conseguiu deixar Chico de fora de uma visita de campo com os alunos.    Depois pediu as redações e Chico fez a dele sem ter comparecido.   E relatou tudo exato conforme foi o passeio e de forma brilhante como sempre fazia.    Baseado nessa prova, a professora conversou com pessoas que tinham conhecimento nessa área da mediunidade e ficou comprovado o que a professora suspeitava.

         Outro episódio – Humildade ou sem vergonhice?

         Um dia Chico estava bem cansado e já tinha atendido dezenas de pessoas como médium.  Uma pessoa começou a se comportar de forma que aborreceu ele acima da medida.

         “E num momento de descuido, Chico deixou o irmão falando sozinho, dizendo-lhe:  não me amole e até logo...”   Isto foi o bastante para criar um desafeto que passou, daí em diante, a não corresponder ao cumprimento do médium.   “Chico sentiu o caso.  Nunca fizera um desafeto.”   Um dia Chico procurou essa pessoa e numa boa conversa, restabeleceram a amizade.

         Outro episódio -   Em certo tempo nos anos quarenta havia dois Centros Espíritas na cidade onde Chico morava.  O Luiz Gonzaga e o Meimei.   Cidade de Pedro Leopoldo – MG

         Chico não recebia mensagem direta do próprio Allan Kardec.   No Brasil era comum ouvir que alguns médiuns diziam receber mensagens de Kardec.    Um dia perguntaram sobre isso ao Chico e ele disse:

         -“É, deve ser outro Kardec, pois não tem aparecido por aí tantos André Luiz e Emmanuel?”

         Outro episódio -  Para andar com cuidado e sem vaidade

        

         Um dia Chico estava presente num evento com muitos colegas que exercem a mediunidade.  Um deles veio em alta voz elogiando Chico junto aos presentes.   Chico ficou muito constrangido.   Fez uma explicação sobre como se sente na sua jornada.

         -“Eu sou é um verdadeiro sapo que traz às costas uma vela acesa.  Beneficia-se com a claridade mas, para a possuir constantemente, tem que sofrer com a cera derretida que lhe cai sobre a pele, queimando-a como a lhe recordar de que é preciso andar com cuidado e sem vaidade se quiser chegar ao fim da jornada.”

         Foi uma reflexão e tanto junto ao público presente.

         Outro episódio – Ver a morte

         ...”terá sempre uma boa morte quem possuir uma consciência boa e pura, sem remorsos de haver malbaratado a benção do tempo”.

         Outro episódio (sempre resumido pelo leitor aqui) – Chapéu a prestação.

         Chico iria viajar com o chefe a serviço e precisava de um chapéu.   Perto da casa dele tinha um comerciante que vendeu a ele um chapéu a prestação, o que não era comum na época.   Assim Chico comprou o chapéu e ficou satisfeito.   Pagou tudo em dia conforme combinado.

         Muito tempo depois alguém lhe perguntou de chapéu e se de fato ocorreu o caso daquela compra a prestação.  Chico respondeu:

         -É verdade e hoje tenho até chapéus demais, o que está faltando-me agora é cabeça...”    riram.

 

                   Continua no capítulo 09/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário