Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Fichamento do livro - cap 1/10 - LINDOS CASOS DE CHICO XAVIER - Autor: RAMIRO GAMA (24ª edição - 2022)

 capítulo 1/10    - leitura em fevereiro de 2024

 

Autor – Ramiro Gama – Editora Lake  - 24ª edição – julho de 2022 – 250 páginas

         Neste janeiro de 2024, indo de carro com a filha que reside em Brasília, fizemos uma paradinha de descanso em Uberaba e aproveitando o roteiro, fomos visitar a Casa da Memória de Chico Xavier, o grande líder Espírita que é falecido mas deixou um enorme legado ao nosso povo.   Não professo essa fé mas como leitor sempre busco novos conhecimentos e isso ajuda inclusive a respeitar o próximo, cada um na sua.

         Até protagonizei, cansado que estava, de uma gafe na hora de assinar o livro de presença e minha filha viu e riu muito.    Vi um livrão e uma caneta e não perdi tempo.   Escrevi meu nome mais Curitiba PR.   Já em seguida o da Casa alertou que era para eu assinar o livro ali mais ao lado, dos encarnados.    Eu tinha assinado no livro dos Desencarnados, por engano.  Dai eu perguntei:   Mas tem problema?   Ele me respondeu.  Tem e muito!  Risca aí e assina lá no outro livro.  Assim fiz e ficou lá o registro da minha presença.  

         Minha filha comprou e me deu de presente este livro cuja resenha (fichamento) do meu jeito seguirá em aproximados dez capítulos.    Li até agora um terço do livro e dia sim, dia não, deve sair um capítulo aqui no face e no meu blog de resenhas.

         Vamos à obra.    Uma crônica do Ramiro Gama na edição de O Reformador no ano de 1932.    Crônica após ler o livro Parnaso do Além Túmulo no qual Chico Xavier psicografa textos de poetas desencarnados, dentre estes, Augusto dos Anjos.

         Sobre o livro Parnaso do Além Túmulo, o amigo de Chico e autor deste livro, comenta...  “será um dique formidável às marés da incredulidade”.

         “Chico Xavier é um instrumento limpo, uma harpa afinada e de ouro aos irmãos do espaço”.      ...”os mortos vivem melhor e mais do que nós...”

         Sobre poesias psicografadas de Augusto dos Anjos, grande poeta do passado.      Chico psicografou várias poesias atribuídas a esse poeta que era ateu.  

         Sobre as poesias de Casimiro de Abreu.   Ele em vida publicou...

         “Oh! Que saudades que tenho

         Da aurora da minha vida

         Da minha infância querida...”

         Já atribuído a esse poeta, Chico psicografou os versos...

         “Se a morte aniquila o corpo

         Não aniquila a lembrança

         Jamais se extingue a esperança

         Nunca se extingue o sonhar!”

         Em 1944, depois de 13 anos de contato com a obra de Chico Xavier, Ramiro Gama foi visita-lo em Minas Gerais.    Nessa época Chico morava em Pedro Leopoldo – MG.

         Os primeiros lindos casos contados por Chico ao amigo Ramiro.

         A mãe de Chico desencarnou quando ele tinha cinco anos de idade.   Chico relata que dos cinco aos sete anos esteve sobre os cuidados da madrinha que surrava ele três vezes por dia. 

         O pai de Chico se casou depois de alguns anos após da morte da esposa.   A segunda esposa do pai de Chico colocou como condição do casamento, que os filhos dele voltassem a morar com o pai em família.   Chico recebeu assim sua madrasta como mãe.

         Chico passou a viver uma vida feliz.   Porém quando ele tinha 17 anos a madrasta adoeceu e faleceu.

         Chico, jovem, se empregou num pequeno armazém.   Já atuava também com sua mediunidade.   Começou a atividade do Centro Espírita Luiz Gonzaga na própria casa do pai dele.

         O povo local estranhava essa atividade do médium e começou até a não mais comprar no armazém do patrão de Chico.    O patrão acabou perdendo o que tinha e ficou na miséria.

         Desempregado, Chico conseguiu um emprego numa fazenda do Ministério da Agricultura.

         Continua no capítulo 2/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário