Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Fichamento - 5/6 - livro de contos DALTON TREVISAN - ANTOLOGIA PESSOAL (ED. 2023)

capítulo 5/6                leitura em janeiro de 2024

 

         Outro conto – Iniciação.

         Ela reclamando do trabalho com o bebê.  O machão diz:   “- Ah! É? Por que não pensou antes?   Bem que disse:  comece com um vasinho de violeta.  Uma coleção de bichos de vidro.  Depois um peixinho vermelho no aquário.  Em seguida um gatinho branco.  Filho? Só no fim da iniciação.

         Outro conto – Tiau, Topinho         (página 307) 

         Uma comovente crônica entre a pessoa e seu cão de estimação que morreu já bem idoso e doente.    “Esperar não pode a festa de cada encontro.  Em tantos anos nunca o vi sem lhe fazer um agrado.  Ele  nunca me viu que não gemesse de amor”.  

         “Jamais o vi sem me por de joelho.  Nunca ele me viu sem sacudir o rabinho”.    ... “Aonde eu fosse, lá ia o meu rabinho atrás”.

         “Com ele em casa, nunca estava só.   Até na morte súbita, nele poderia confiar, me lambesse a mão e aliviasse a dor”.

         Após a morte do cão, o lado durão...    “Esquecido no varal me acena o velho cobertor cinza.   Agora sei, não sou durão”.     (choro).

         Outro conto -   Balada das mocinhas no Passeio Público

         Sobre as prostitutas que atuavam no local.     ...”Elas serão as sobreviventes à sétima trombeta do juízo final, ao dragão e à besta do apocalipse.    No dia seguinte ao Armagedom restarão a Terra, as baratas e elas.

         Outro conto -  Balada dos Mocinhos no Passeio Público

         Outro comovente conto sobre a vivência e luta pela sobrevivência dos garotos de programa no local.    Interessantes reflexões.

         Outro conto – Sapato branco bico fino

         Um conto um pouco mais longo narrando na ficção a trajetória de um rapaz que teve problema de perda na família na infância e foi criado jogado pelo mundo.   Usa até a malandragem para sobreviver na selva de pedra que é a cidade grande.

         Outro conto – A louca

         ...”Arranhe um machão e você acha uma boneca lá dentro.   Por que não deixam o cabelo crescer, botam um brinco, um batom e vão rodar bolsinha?”

         Continua no capítulo 6/6 (final) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário