Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Fichamento cap. 10/10 - Livro - LINDOS CONTOS DE CHICO XAVIER - autor: RAMIRO GAMA - 24ª edição - 2022

capítulo 10/10

 

         Chico tinha uma enorme estima por Dona Cidália.  Ela no leito de morte pediu a Chico que cuidasse dos irmãos.   Que não deixasse eles se espalharem de novo após a morte dela.    E ela prometeu que em espírito viria ajudar Chico nessa missão.

         Chico prometeu atender esse pedido e então ela morreu serena.

         Um dia ela apareceu com um recado.   Que uma pessoa da família de Chico iria desencarnar em breve.   Foi algo que movimentou os familiares.  Não demorou tempo que Neuza, irmã dele adoeceu e veio a falecer.

         Outro episódio -  Maravilhosas visões

         Chico tem visões e uma delas orientada pelo Guia Emmanuel.    ... no Império Romano, soldados trazendo Santo Inácio de Antioquia para sofrer martírio.   O soldado ao chegar com o prisioneiro, este olha para Roma e sorri.   Os soldados ficam intrigados e perguntam por quê ele riu mesmo sabendo que vai ser martirizado.

         O santo teria respondido:  “Estou rindo pelo que vejo e me conforta pois chego à conclusão que Deus é mesmo bom.   Se permitiu que os pagãos levantassem na Terra esta maravilha que é Roma, que não reservará Ele aos seus servidores!”

         Outro episódio -  Vida simples

         Chico possuía apenas dois ternos.  Um de uso e um de reserva.

         Um dia alguém entrou na casa dele e roubou um dos ternos.   Acharam que o ladrão poderia voltar porque achou fácil.    Um dia Chico teria colocado umas roupas numa sacola e deixou no rumo da janela.  O ladrão voltou e furtivamente levou as roupas à noite.     Passa um tempo e o ladrão, arrependido veio pedir perdão a Chico.   Daí Chico esclareceu que tinha deixado um bilhete ao ladrão e o conteúdo do bilhete levou a pessoa à conversão e por isso mudou de vida e veio pedir perdão ao Chico.

         Outro episódio -   O professor e o vizinho criador de caso

         Um dia dois filhos desse vizinho ficaram para segunda época no ginásio e precisavam de aula de reforço, particular, e não tinham recurso para isso.    O professor enviou pela esposa um recado à vizinha dizendo que ele se dispunha a dar as aulas grátis.   Foi aceito, deu as aulas e os meninos passaram de ano.    Esse gesto de servir do professor cativou o vizinho que passou a ter uma relação de amizade com a família do professor.

         ...”apagando com a água do amor o pequeno fogaréu de antipatia”.

         Outro capítulo – Sobre o supérfluo

         Na cidade onde Chico morava, se observava pessoas construindo casas cada vez mais suntuosas.   No evangelho espírita, Capítulo XVI, Servir a Deus..    Atitudes dos homens e suas distorções.

         “Entretanto se o homem vivesse de acordo com as próprias necessidades, sem exigir o que ainda não merece, sem perguntar fora de propósito e sem reprovar nos outros aquilo que ainda não retificou em si mesmo, decerto a existência na Terra estaria exonerada de todos os tributos que aí se pagam diariamente à perturbação”.

         “Se procuras no Cristo o melhor de cada dia, soma as tuas possibilidades no bem, subtrai as próprias deficiências, multiplica os valores do serviço e da boa vontade e divide o amor com todos, a fim de que aprendas com a vida o que te convém realmente à própria segurança.”

         “Alija o supérfluo de teu caminho e acomoda-te com o necessário à tua paz”.

         “Somente assim encontrarás em ti mesmo o espaço mental indispensável à comunhão pura e simples com o nosso Divino Mestre e Senhor”.                                  (do Guia Emmanuel)

         Curiosidade deste leitor:   No livro consta o caso de uma pessoa com hanseníase que chamavam no passado de lepra e de morféia.   Dessa palavra morfeia deriva um dos maiores palavrões que eram usados na minha infância rural nos anos 50.   A expressão “morfético” como xingamento irado.

         No passado essa doença não tinha cura e a pessoa era isolada da comunidade e sofria então no físico e na exclusão social.  

        

         Fim da leitura dia 19-02-2024.

 

         Próximo livro da vez:      Livro escrito por um Antropólogo, Professor da UFSCar Universidade Federal de São Carlos:     O Brasil no Espectro de uma Guerra Híbrida.   Autor:  Piero G. Leirner.  Editora Alameda.     330 páginas.  Edição em 2020    (são 19 páginas só de bibliografia citada).

 

                            Gratidão aos que tem nos prestigiado lendo os fichamentos.         Engenheiro Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida     zap 41 999172552  Curitiba PR  

Nenhum comentário:

Postar um comentário