Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Fichamento 2/30 - do livro - O BRASIL NO ESPECTRO DE UMA GUERRA HÍBRIDA - autor Professor Dr Antropólogo - PIERO C. LEIRNER

 

Cismogênese – conceito formulado por Gregory Bateson.      “É um processo de diferenciação entre os indivíduos baseada em normas de comportamento que podem produzir tanto oposições quanto convergências a partir de uma acentuada escalada de conflitos e de suas consequentes divisões reforçadas por conflitos já existentes ou criados a partir de novos conflitos”.

         ...”constata-se no nosso meio social brasileiro...  por divisões, polarizações, oposições”.   “O que  parecia estar enraizado na guerra evangélica de conversão, nas estratégias híbridas das igrejas neopentecostais se radicularizou por toda sociedade, convergindo para a militarização da política”.

         ...”articulações estratégicas entre evangelismo e militarização na construção da política no Brasil contemporâneo”.

         “A cismogênese engendra no sujeito um processo de mutação em que uma vez capturado, o cativo torna-se soldado, passando então, a replicar, como máquina, a própria guerra, ativando memórias, apontando e criando inimigos potenciais e, sobretudo, produzindo imagens”.

         “É nesta concepção imagética que a guerra híbrida se associa à produção de autômatos, cativos capturados ‘por coisas que não existem´ mas que ganharam existência em imagens e que por serem imagens transbordam seus rastros no real...”

         Postagens na internet com certas imagens...  “e seu poder de interferência nas mentes e no comportamento das pessoas”.

         Constata que o cineasta Eisenstein usou imagens em cartazes em praça pública na Rússia reforçando, entre 1917 e 1920, a revolução comunista.   Imagens que geravam comoção social e manifestações por parte das pessoas contra as indústrias, contra o capitalismo ou o czarismo”.

         O cineasta visitou Walt Disney e trocaram ideias sobre o poder das imagens.   “Os filmes de W. Disney permitem compreender que um ratinho desenhado e animado (Mikey) pode conquistar a adoração de pessoas”.

         A imagem do Mikey se tornou algo real na mente de tantos pelo  mundo.

         ...” Walt Disney  mostra milhares de cartas recebidas, escritas por pessoas racionais (empresários, donas de casa, estudantes...) ... todas endereçadas ao Mikey.”

         “O cineasta Eisenstein volta para Moscou, definitivamente convencido do poder das imagens, do cinema, do que veio conceituar como dualidade unidade da imagem:  é mentira e é verdade ao mesmo tempo”.

         Consta isto tudo no livro Memórias Imortais editado por ele em 1987.  Sergei Eisenstein.

         Já o autor deste livro que estamos elaborando a resenha cita episódios com o ex juiz Sergio Moro e Ernesto Araujo, sendo civis, fazendo continência, que é coisa de militar.

         “Adentramos no teatro militarizado da política”.

         O devir de Bolsonaro e a guerra híbrida.   O livro permite... “reorientar  nossa perspectiva ao apontar para outras direções...   “As profecias de Foucault se cumpriram no Brasil, saímos da ordem do mito, do discurso e entramos na ordem da história, da dolorosa práxis; experimentamos como laboratório as conspirações digitais, a sociedade de vigilância e controle, a chamada guerra híbrida”.

         Combater ... tática guerreira.    “Pode ser, quem sabe, os personagens do hino da Mangueira de 2019: índios, negros e pobres”  ... o tipo dos que combateriam aqueles que nos causam mal.

         Aqui termina o prefácio do livro e agora segue a parte do autor.

         Continua no capítulo 3/30

Nenhum comentário:

Postar um comentário