Total de visualizações de página

domingo, 20 de setembro de 2020

FICHAMENTO DE LEITURA - O CAPITAL NO SÉCULO XXI - Autor: Thomas Piketty - Ed. Intrínseca - RJ 2014 - cap. 6/20

 CAPITULO 6/20 

         Página 82 – As etapas do Crescimento Demográfico

         O crescimento demográfico (populacional) alto está com os dias contados.  Dados da ONU estimam:

         Taxa de crescimento demográfico do mundo será ao redor de 0,4% ao ano até 2030/2040.    Estimam que vai se estabelecer na casa de 0,1% ao ano a partir de 2070 - 2080.   Assim c curva de população mundial forma um sino, rescendo de 1700 a 1950/1970 e descendo desde então.

         90 -  Poder de compra

         Ex.  uma bicicleta.  Das antigas toscas às apetrechadas mais modernas.   Entre 1890 e 1970, o poder de compra aumentou 40 vezes.   A Revolução Industrial trouxe formas mais eficazes de se alimentar, vestir, deslocar, informar, cuidar, etc.

         O autor diz que é mais razoável comparar taxas de crescimento populacional entre duas gerações (diferença de 30 anos – cada geração).  Entre 30 e sessenta anos de abrangência e fora disso se está comparando coisas muito diferentes.

         93 – O Crescimento:   Uma classificação dos modos de vida.

         94 – O Setor de Serviços subiu de forma marcante ao longo do tempo.   França e USA em 1800 tinham médias de ocupação em serviços perto de 15% da ocupação da mão de obra.  Já em 2012 elas tinham nesse grupamento, mais ou menos 70% da mão de obra.   64% na França e 80 nos USA.

         95 – No setor de Serviços, nos países mais desenvolvidos, os itens Saúde e Educação representam ao redor de 20% do total do Setor.

         Boa parte de Saúde e Educação costumam ser serviços públicos e pagos com impostos recolhidos pelo Governo.

         Saúde e Educação públicas nos países desenvolvidos, aproximadamente dos custos, a metade se refere à mão de obra.

         95 – Saúde e Educação  - podem custar 20% do PIB de um país e por outro lado serem sempre dois tipos de serviço da mais alta relevância à população.    Melhoram a qualidade de vida da população.

         96 – Saúde e Educação públicas costumam não entrar no cálculo PIB mas se forem privatizados os prédios e serviços, aparecerão no PIB, elevando-o artificialmente, porém não trazendo benefício adicional ao povo.

         96 – O Fim do Crescimento?

         98 – Costumamos ter uma idéia de crescimento tipo 3% ao ano a 5% a.a. no mundo.   “Isso é uma ilusão, seja do ponto de vista histórico, seja do ponto de vista da lógica”.      Cita o Economista Robert Gordon.      O ritmo vem caindo.  Pode ser inferior a 0,5% ao ano o crescimento da economia mundial entre 2050 e 2100.

         O autor diz que curiosamente toda a tecnologia da Informática e assemelhados traz menos mudança na produção do que foi o vapor, a eletricidade, que foram mudanças muito radicais.

         99 – Com um crescimento de 1% ao ano, as transformações sociais são profundas.   Com crescimento de 1 a 1,5% a.a. nos países ricos de 1980 para cá – internet, saúde melhorou.  Melhoria nos equipamentos de saúde, de tratamentos, etc.   O povo fez em maior escala, curso superior, etc.   Foi um salto.    (viagens aéreas muito expandidas, etc.)

         Muitas pessoas de hoje não existiam em 1980 e com a evolução em comunicação, saúde e educação melhorados – tantas profissões novas surgiram no período.    A sociedade mundial se transformou de 1980 para cá.

         100 -  O crescimento em si, mesmo que em escala alta, não vai garantir justiça social.  Haverá frustrações.

          A Posteridade dos Trinta Gloriosos ( 1950-1980)    Pos II Guerra.

         Antes desse período, quem bombou em termos de crescimento entre 1914 e 1945 foi os USA.    Já a Europa, que sofreu a guerra em seu território, marcou passo sem crescer no mesmo ritmo dos americanos.

         Já nos Trinta Gloriosos, a Europa pegou ritmo mais acelerado de crescimento e retomou o ritmo dos USA.

         USA foi mais ou menos constante no crescimento de 1,5% a.a.  Depois nos Trinta Gloriosos (1950-1980) deu um salto para mais ou menos 3% ao ano.     Mas esse índice americano foi ponto fora da curva.   Os outros países no período não cresceram tanto.

         101 – Entre 1950 e 1970, os países que perderam a guerra voltaram a alcançar os que venceram, em ritmo de crescimento.   Ex. Alemanha e Japão.

         Conservadorismo -   A Inglaterra de Margareth Thatcher e os USA do Ronald Reagan seriam uma busca de retomar os bons tempos do passado com mais capitalismo e menos social democracia.    Ambos melhoraram o ritmo de crescimento econômico no período (nessa onda conservadora) e na atualidade (2014) ainda se acredita nessa onda.

         Alcançaram o ritmo de Alemanha e Japão, mas do ponto de vista da Ciência Econômica o conservadorismo não teria feito diferença nisso tudo.

         102 – A dupla curva em sino do crescimento mundial.

         103 – O ritmo de expansão da população mundial atingiu o ápice por volta de 1950-1970 chegando a quase 2% ao ano o crescimento.  Depois disso a população vem em ritmo desacelerado e caindo e supõe-se que essa taxa de crescimento fique perto de zero após o ano 2050.   Assim o gráfico fica de subir até anos 50 e de descer daí em diante, tomando a forma de sino.

         ...................próximo capítulo -   7 de 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário