Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de março de 2021

UM DIA ENCONTREI NO AEROPORTO DE BRASILIA UM GRUPO DE MÉDICOS CUBANOS CHEGANDO PARA TRABALHAR NO BRASIL

Postei no Face dia 29-03-2021 – na página dos funcionários do BB

 Destacando uma frase de abertura, citada num livro didático do final dos anos 60: "Quem nada conhece, nada ama". Frase do Filósofo Paracelso no livro Química Orgânica.

Nessa linha, sempre guiado pela Ciência, andei lendo bastante e no cardápio incluiu livros que esclarecem um pouco sobre os paises que foram ou são comunistas.

Rússia, China, Vietnã, Cuba, Venezuela (que oficialmente não é ao meu ver de forma completa). E dentro dessa linha, um dia li uma edição em espanhol de um livro escrito por dois jornalistas com uma biografia do Chavez, livro Chavez Nuestro.

Ele que foi militar paraquedista e que fez uma parte do estudo militar nos USA. Na vida militar, andou estudando humanidades como História, Sociologia e algo mais. Conhecia como poucos a alma e as dores do seu povo.

Dito isto, um dia, passando pelo aeroporto de Brasilia para acessar um voo, encontrei uma delegação de Médicos cubanos que estava chegando ao Brasil. Ajudei num olhar, dando votos de boas vindas a estes.

Para concluir meu texto, cito uma referência no livro Chavez Nuestro do qual fiz fichamento e publiquei no blog amador meu como gesto de cidadania.

Consta que pela presença marcante de médicos cubanos na Venezuela que é muito carente de tudo e abundante em petróleo, um dia o governo americano perguntou ao Chavez porque ele não dispensa os médicos cubanos.

Chavez disse que se os americanos tivessem disponíveis alguns milhares de médicos nas condições dos cubanos, que poderia pensar no caso. Daí os americanos disseram que poderiam ceder uns 100 médicos. Um fiasco. (armas eles tem de monte, mas médicos que salvam vidas, o estoque deles é zero)

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário