Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de novembro de 2020

CAP 05/20 - fichamento - livro - UM PACIENTE CHAMADO BRASIL (SOBRE A PANDEMIA) - Autor: Luiz Henrique Mandetta - Médico e Ex Ministro da Saúde

 CAP 5/20

         Página 43 – O Mandetta conta a maratona que foi para criar, tramitar e aprovar na Câmara e no Senado uma lei para embasar as ações necessárias à lida com a prevenção e controle da pandemia do covid 19.

         Criaram a lei 13.979 de 06-02-2020, disponível na internet.

         44 – Fim de janeiro, começo de fevereiro.   Crise no Palácio por conta do Ministro Onyx Lorenzoni, então Ministro Chefe da Casa Civil.  Ele perdeu espaço para seu concorrente Luiz Eduardo Ramos, então General da ativa.

         45 – O Mandetta articulou  uma reunião na casa dele com alguns ministros (cita no livro) para tentar dar apoio ao Onyx.   Tentar que ele continuasse ministro em alguma pasta relevante.   “Ele era o mais próximo do presidente desde a campanha eleitoral e fora um dos responsáveis pela minha indicação ao Ministério da Saúde e era, aliás, o meu canal de comunicação com o Presidente”.

         Semanas depois, Onyx foi exonerado da Casa Civil e empossado no lugar do Osmar Terra no Ministério da Cidadania.    Em lugar do Onyx foi para a Casa Civil o General Braga Neto.   “Homem afável, inteligente e discreto”.      Posse na Casa Civil dia 18-02-2020.

         47 – Agora, lei aprovada para a quarentena e os preparativos para receber os brasileiros resgatados de Wuhan na China.    Com a imprensa, logo percebi que tinha que medir as palavras, pois os militares queriam o protagonismo na operação”    (de resgate).

         47 – Com que verba para fazer o resgate?    As empresas aéreas Latam e azul não quiseram encarar a missão de medo de contagiar a imagem delas com o vírus numa viagem à China.    Há aviões de reserva da presidência, os chamados Sucatões (antigos).   Verbas para abastecer etc.

         Só acharam o meio e fizeram por esse caminho:   Usaram o cartão corporativo da presidência.  Gasto:  R$.739.000,00.     Mandaram quatro aviões.   Dois para a China e dois para trazer poloneses que estavam na China ao país deles, em contrapartida de conseguir com eles local para abastecer os aviões na ida e volta, já que outros países não aceitavam o risco.

         48 – Onde fazer a quarentena dos brasileiros repatriados?  Não havia precedente no Brasil e nem lugar para tal.    A demanda é um isolamento de nível 4 de biossegurança.   NB4, o nível máximo de biossegurança.

         Até então o Brasil só tem locais de até NB3+

         48 – O ambiente NB4 de referência fica nos USA.   É o CDC Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

         Em 2019 o Mandetta queria, numa parceria entre o Instituto Evandro Chagas e a FioCruz Fundação Osvaldo Cruz, ter um isolamento NB4.   Nas Américas só existe NB4 nos USA e no Canadá.       O Brasil por estar numa faixa de enormes florestas tropicais tem potencial de risco elevado de haver doenças novas que demandem esse tipo de isolamento.   Atenderia o Brasil e região.

         Houve um projeto de NB4 e o Ministério da Defesa indicou um General reformado para tocar o projeto.   Depois no resgate dos brasileiros em Wuhan  na China, esse mesmo General coordenou as ações sem participação do Ministério da Saúde e seus epidemiologistas.

         Havia duas opções de lugares para os brasileiros repatriados fazerem a quarentena, em duas bases aéreas.   A de Florianópolis e a de Anápolis.   A de Florianópolis o Mandetta achava mais segura, sendo uma base desativada e teria mais condição do isolamento.    A de Anápolis fica pouco distante de Brasilia (150 km)  que é centro do poder e o risco de contágio seria maior.

         “mas pesou a questão do protagonismo, já que os militares poderiam frequentar o local (em Anápolis) aparecendo como comandantes da operação”.

         50 – Pedir ao governo de Goiás (Ronaldo Caiado) para ser lá a quarentena.   Não havia goianos entre os brasileiros repatriados.     Os goianos tem o trauma do acidente com o Césio 137 ocorrido em 1987 na memória do povo.   O Governador Caiado foi firme e acolheu o pedido.   Logo em seguida foi bastante criticado via imprensa, por líderes empresariais locais.

         51 – O Mandetta destacou gente do Ministério da Saúde para trabalharem na operação.   O Wanderson decidiu chamar a médica Ho Yeh Li, que é chinesa de Taiwan e coordena a UTI do Hospital das Clínicas da USP.   Ela acompanhou a missão à China.   Resgatar 34 brasileiros, mas foram usados quatro aviões e 120 pessoas que foram para lá.   “Eu disse aos militares que era prudente enviar o menor número possível, mas mandaram gente do Exército até para filmar o resgate”.    (busca de mídia)

.......................  continua no capítulo 06/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário