Total de visualizações de página

domingo, 15 de novembro de 2020

CAP 17/20 - fichamento - livro - UM PACIENTE CHAMADO BRASIL - Autor: Luiz Henrique Mandetta - Médico e ex Ministro da Saúde

CAP 17/20            novembro de 2020

         172 – Já após a reunião da refrega, o Mandetta foi fisgado para outra reunião grande com vários órgãos e os médicos da cloroquina.   O presidente queria mudar por decreto a bula da cloroquina para usar na covid 19.   “Um risco grande para a própria presidência”.    Na hora da coletiva, todos já achavam que o Mandetta estava demissionário.  Ainda não.

          174 – Mandetta estudou num colégio Dom Bosco em Campo Grande, sistema construtivista.  Um dos professores dele, “Padre Valter foi quem me apresentou à leitura”.   ( isso ajudou e ele ficar bom em oratória).   Leitura.... “hábito que carrego para a vida toda”.

         175 – Sei que uma boa comunicação ajuda muito a atravessar qualquer crise.   “O líder... não tem medo de perder sua autoridade”.   Bem jovem, aos 14 de idade, leu de Platão o livro O Mito da Caverna.   O personagem figurado vive fechado na caverna, só vê as sombras na parede e é seu mundinho.   É o comportamento ignorante.   “só conhece os reflexos do mundo externo projetados numa parede”.   Ter certezas não o torna sábio.

         No outro dia o Mandetta almoçou com dois Ministros Militares (Defesa e Minas e Energia).   Caindo o consumo de energia, pondera o ministro, e isso indica retração na economia.   Sugeriram ao Mandetta ter um canal de comunicação com o presidente.   O Mandetta achou razoável e marcou uma audiência para o dia seguinte.

         Ele e o presidente.    Logo o presidente saiu com a conversa da cloroquina.  O Mandetta alertou que a droga não tem comprovação de que funciona contra a covid 19 e gastar dinheiro público e depois ficar comprovado que se jogou dinheiro fora, vai gerar ato de improbidade administrativa do Presidente.  Ainda mais se lá na frente se comprovar que o uso da cloroquina aumentou os óbitos.

         Lembrou que a cloroquina tem mais de cem anos de uso, naquilo para o qual ela tem autorização oficial.   Pediu para o presidente não insistir nessa onda da cloroquina.    Ficar com a ciência.

         “Quando sair algum artigo científico dizendo que a cloroquina é eficiente, aí o senhor põe a digital do governo”.

         179 – O Mandetta até falou do caso da ivermectina (vermífugo para animais e humanos) que seria menos arriscada, pois se não ajudasse nos caos de covid, não piorariam as coisas, eliminando vermes de pacientes que contenham os tais.

         Nisso o Mandetta lembrou que falar de vermífugo lembrava gado e esta é uma palavra proibida pelo presidente e seus filhos, porque os adversários chamam seus seguidores de gado.   Mas aí já tinha falado, se bem que a intenção era outra como visto acima.

         O presidente recebeu o impacto e respondeu:  “Esse aí, não”  (o vermífugo ivermetctina).

         Marcaram um encontro diário para colocar o presidente ao par do andamento da pandemia e as ações tomadas.

         180 - ...”digo mais ou menos o rumo que tomarei na minha fala nas coletivas com a imprensa”.    (antes informaria o presidente)

         O presidente concordou.     E disse que iria falar à Nação sobre o Auxílio Emergencial.   O Mandetta sugeriu a ele não tocar no assunto da pandemia, deixando esse lado mais espinhoso para o Ministro nas coletivas e falasse do lado bom, o Auxilio.

         180 – Na gravação no Palácio, ao lado dos filhos Flávio e Carlos e o Arthur Weintraub.

         181 – “Nessa gravação ele fez tudo o que, naquela manhã, me disse que não faria.   Propagandeou  a cloroquina; disse que o Dr. Roberto Kalil, doente de covid 19 tinha tomado cloroquina e melhorado...”.     O Mandetta ficou perplexo.

         Os USA já tinham tirado a cloroquina do site do órgão de saúde deles...   inclusive por receberem processos judiciais contra o Estado pelo uso da droga sem comprovação de eficácia. 

         O pronunciamento era para falar do Abono Emergencial e acabou tendo como foco a cloroquina.

         ... no outro dia, apesar de tudo... reunião com o presidente.     “Uma reportagem da TV deixaria muito claro que o gabinete do presidente era um terreno minado para mim”.

         182 – Por um lado eu contava com o apoio dos militares, via ministros Militares do governo.  “e por outro, setores do bolsonarismo conspiravam pela minha queda”.

         No dia 09-04-2020 a TV CNN colocou matéria na qual Onyx e Osmar Terra...  tramavam puxar meu tapete”.    Osmar Terra contra a quarentena e com pretensão de ser Ministro da Saúde.

         .................. próximo capítulo  -   18/20      

Nenhum comentário:

Postar um comentário